Acessibilidade / Reportar erro

Estado da Arte de pesquisas sobre a Educação em Cosmologia

The State-of-the-art in Cosmology Education research

Resumo

Apresenta-se o Estado da Arte de teses, dissertações, artigos e atas de eventos sobre Educação em Cosmologia. Recupera-se e analisa-se 199 trabalhos nas bases consultadas, distribuídos em um período de aproximadamente 40 anos. As pesquisas foram classificadas de acordo com Ano, Tipo de publicação, Conteúdos de Cosmologia, Foco Temático Educacional e Nível Educacional abordado. Os resultados mostram que a maior parte das investigações se dedica ao Ensino Médio, explana questões sobre Relatividade Geral, Gravitação e outros desenvolvimentos relacionados, como a Relatividade Restrita e a Origem do Universo. O Foco Temático Educacional mais incidente é Conteúdo e Método, ou seja, pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos. Lacunas são indicadas com a pretensão de contribuir com o desenvolvimento da área.

Palavras-chave
Cosmologia; Estado do conhecimento; Ensino de Astronomia; Sistematização do conhecimento

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br