Participação |
Profissional |
Sujeitos participantes da CoP para a FCP devem ser, prioritariamente, profissionais com diferentes especialidades. Além dos próprios sujeitos, é preciso considerar especialmente as perspectivas sobre seus conhecimentos profissionais e sobre sua carreira que serão partilhados na CoP. |
Quais profissionais irão compor a CoP em conjunto com os professores da EB? Quais concepções sobre conhecimento profissional e as perspectivas de carreira poderão ser partilhadas entre os participantes? Que oportunidade será propiciada para que os conhecimentos dos diferentes profissionais sejam legitimados? Como serão discutidas as transformações nestes conhecimentos? Como permitir que professores da EB e outros profissionais tragam suas próprias histórias para compor a história de aprendizagem da CoP? |
Valorativo |
Dimensão dos valores atribuídos pelos participantes à sua participação na CoP. Indicam valores compartilhados que atuam como centro de interesse dos participantes em desenvolver uma cooperação na aprendizagem conjunta. |
Quais desejos, expectativas e necessidades os participantes, especialmente dos professores da EB, apresentam em relação em ao seu exercício profissional? Quais valores podem ser compartilhados entre os diferentes membros da CoP? Quais temáticas de interesse para os participantes? Quais benefícios para a carreira docente precisam ser explicitados para a participação na CoP? |
Político- institucional |
Panorama formado pelos contextos da profissão docente (políticas públicas, políticas de carreira, etc.) e instituições (escolas, universidades, etc.) que permitirão a realização de uma formação docente de caráter comunitário. |
Com quais instituições a CoP manterá vínculos? Como essas instituições podem contribuir para que a CoP possa se sustentar no tempo? Como manterá contato com Escola e com a Universidade, de maneira especial? Como serão articuladas as condições fornecidas pela legislação (sobre FCP e currículo escolar, por exemplo) para fomentar e sustentar a CoP? |
Diretivo |
Criação de estrutura de poder sobre as negociações da CoP, especialmente ligada à escolha de objetivos, caminhos a serem seguidos e meios a serem privilegiados na formação docente. |
Qual atuação os professores da EB terão sobre sua própria formação? Como serão conduzidos os caminhos do grupo e que formas compartilhadas de decisão serão escolhidas para a CoP? Haverá líderes? Sob qual ideia de liderança? |
Inter- geracional |
Espaço de expectativas para a evolução da CoP, especialmente atentando aos momentos e formas de contatos entre participantes de diferentes gerações. |
Que espaços haverá para que participantes de diferentes gerações possam se encontrar? Quais caminhos para a evolução das CoP podem ser vislumbrados e planejados? Quais oportunidades de crescimento devem ser levadas em conta? |
Reificação |
Espacial |
Planejamento de ambientes físicos e virtuais entre Escola e Universidade que sustentem o encontro entre os participantes da CoP. |
Que local haverá para os participantes interagirem? Quais as limitações e possibilidades desse espaço (físico e virtual) de ação conjunta? Esse espaço pode ser mantido ao longo do tempo? |
Temporal |
Estabelecimento conjunto de períodos determinados de tempo para o encontro entre participantes. Se trata de estabelecer compromisso concreto em uma rotina comum. |
Como será a rotina da CoP, especialmente os períodos de encontro? Haverá interações fora da rotina? Como os professores da EB poderão se organizar nessa rotina, tendo em vista seu cotidiano de trabalho? |
Material- financeiro |
Recursos materiais, especialmente financeiros, capazes de permitir a participação dos professores e demais profissionais na CoP. |
Qual tipo de apoio financeiro pode ser mobilizado para auxiliar professores a dedicar mais tempo ao grupo? Há instituições capazes de promover esse tipo de apoio? Como será utilizado o recurso financeiro nas CoP para a compra de materiais a serem negociados entre os participantes? |
Teórico- metodológico |
Considerar a intrínseca ligação entre prática e teoria. Corresponde ao papel dos conhecimentos científicos, saberes profissionais e dos referenciais teóricos e epistemológicos e de sua articulação com as práticas desenvolvidas na CoP. |
Quais interesses de aprendizagem podem ser compartilhados entre os participantes? Quais (e como) conhecimentos das áreas de Educação em Ciências e Educação serão discutidos? E das disciplinas específicas? Quais perspectivas teóricas e metodológicas poderão ser compartilhadas entre os professores da EB e os demais participantes? Qual o papel será reservado à pesquisa educacional na CoP? Quais conhecimentos formados na profissão e em outros contextos serão discutidos? |
Identitário- narrativo |
Narrativas e símbolos capazes de auxiliar na constituição de representações de si a partir da CoP, especialmente como professores colaborando em educação continuada. |
Como permitir que professores da EB e outros profissionais tragam suas próprias histórias para compor a história da CoP? Quais símbolos serão compartilhados, construídos ou transformados na CoP? Como identidades mútuas podem ser produzidas e projetadas a partir da participação? |