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Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta

Fostering communities of practice among in-service Science Education teachers: a proposition

Resumo

A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes para o cultivo dessas estruturas sociais são incipientes. No presente trabalho, propomos diretrizes para tal fim a partir da articulação de conceitos da Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger com resultados de uma pesquisa educacional de caráter histórico realizada com uma CoP voltada para a formação docente. As referidas diretrizes são apresentadas em forma de questões, em dez eixos temáticos, de modo a auxiliar profissionais da Educação no fomento e manutenção de relações comunitárias de aprendizagem.

Palavras-chave
Integração universidade-educação básica; Ensino de ciências; Comunidades de prática; Formação continuada do professor

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