Acessibilidade / Reportar erro

A língua absolvida: as palavras das crianças nas aulas de ciências

The absolved language: children's words in science classes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender as interações discursivas produzidas pelas crianças em uma aula de Ciências, sem a intervenção da professora, em uma situação de trabalho em grupo. Para tanto, foi analisado um episódio de uma aula em que quatro crianças respondem a questões de um questionário sobre o processo de fermentação. A metodologia escolhida tem como pressuposto a tese de que os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. Os dados foram analisados a partir de categorias propostas por Mercer e Littleton acerca da aprendizagem colaborativa, em trabalho desenvolvido em aulas de ciências em uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. No corpus analisado, a conversa exploratória se manifesta, sobretudo, nas interações entre professora e crianças nas aulas, durante a abertura de um novo tema.

Palavras-chave:
Ensino fundamental; Ensino de ciências; Trabalho em equipe; Atividades de grupo; Aprendizagem colaborativa

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br