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Produção de Sentidos pelas Imagens em Livros Didáticos de Química

The Production of Meanings through Images in Chemistry textbooks

Resumo:

Nesse artigo objetivamos apresentar uma interpretação dos possíveis significados da ciência Química que são promovidos pelas imagens de experimentos nos livros didáticos publicados no período entre a segunda década do século XX e os anos de 1960. Dialogando com os pressupostos da teoria do discurso, consideramos que os livros didáticos são suportes discursivos que promovem subjetivações estabilizadas, mas precárias e, embora não representem sentidos fixos ou conhecimentos cristalizados, permitem investigar inscrições, tanto dos sentidos provisórios em um determinado espaço/tempo, como dos processos de produção de sentidos ao longo do tempo. As ilustrações parecem indicar disputas no processo de produção de sentidos das operações químicas e, nesse sentido, defendemos que, mesmo quando um experimento é apresentado por meio das imagens com o propósito de que a ciência Química seja redescoberta pelo aluno no espaço escolar, tal discurso é obrigatoriamente traduzido para fins escolares, fazendo da ciência uma produção com finalidades pedagógicas.

Palavras-chave:
Ensino de química; Ilustrações do livro didático; História da educação em química

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