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Abordagem da sexualidade nos livros didático do PNLD: foco nas IST/AIDS e preservativos

Resumo

Os conteúdos patentes nos Livros Didáticos são selecionados de acordo com o Conhecimento cientifico (K), Valores (V) e Prática social (P). Estas três variáveis são elementos constituintes do modelo didático, KVP, desenvolvido por Clément. O objetivo deste estudo foi analisar a abordagem da Educação Sexual nos Livros Didáticos distribuídos no Brasil pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2014. Os dados foram recolhidos com base em duas matrizes analíticas construídas no seio do projeto Europeu Biohead-Citizen e analisados utilizando o modelo KVP. Os resultados evidenciaram que apesar do pequeno avanço quanto ao tipo de imagem presente nos Livros Didáticos, os corpos humanos ainda são apresentados de forma seccionada e as imagens encontradas são pouco esclarecedoras no que tange o intercurso sexual. Quanto ao estilo educacional do conteúdo textual, apenas dois livros foram classificados na categoria informativo e participativo, aspecto que indica limitações à abertura ao diálogo sobre sexualidade, na maioria dos livros analisados.

Palavras-chave:
Educação sexual; Livro didático; PNLD; Modelo KVP

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