Professor
Enunciado
Professor Norte
"... é essencial que o conhecimento físico seja explicitado
como um processo histórico, objeto de contínua transformação e
associado às outras formas de expressão e produção humana. É
necessário também que essa cultura em Física inclua a compreensão
do conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos ou
tecnológicos, do cotidiano doméstico, social e
profissional".
Justificativa:
Escolhi esse trecho do PCNEM de
Física por considerar importante que o professor possibilite que os
alunos tenham ciência de como foram (e como vão sendo) construídos os
conhecimentos científicos. Não menos importante, é necessário também que
o professor promova situações onde os alunos possam entender os
princípios físicos que estão por trás das aplicações práticas que
movimentam nossa sociedade e nossa vida.
"... é imprescindível considerar o mundo vivencial dos alunos,
sua realidade próxima ou distante, os objetos e fenômenos com que
efetivamente lidam, ou os problemas e indagações que movem sua
curiosidade."
Justificativa:
Achei esse trecho bastante
interessante, pois expõe uma preocupação que muitos professores não têm
quando planejam suas aulas. No ensino de física, é comum os professores
direcionarem, quase que exclusivamente, suas ações didáticas no sentido
de preparar os estudantes para os competitivos exames de vestibular,
colocando em plano secundário a formação de jovens capazes de
relacionarem o que é apresentado na sala de aula com sua vida, a sua
realidade e o seu cotidiano.
"Lidar com o arsenal de informação atualmente disponível
depende de habilidades para obter, sistematizar, produzir e mesmo
difundir informações, aprendendo a acompanhar o ritmo de
transformação do mundo em que vivemos. Isso inclui ser um leitor
crítico e atento das notícias científicas divulgadas de diferentes
formas: vídeos, programas de televisão, sites da internet ou
notícias de jornais."
Justificativa:
Selecionei esse trecho por considerar importante a discussão, em sala de
aula, de questões atuais como, por exemplo, aquecimento global, energia
nuclear, GPS etc. Não há como negar que esses temas contemporâneos têm
efeitos imediatos em nossas vidas. Acredito que a grande dificuldade dos
professores de física é como transpor a informação veiculada na mídia
eletrônica e impressa para o ambiente escolar. Infelizmente a formação
acadêmica não nos capacita para isso. Somos "treinados" na universidade
para fazer conta. Como reverter essa situação? Acredito que indo atrás de
livros e artigos publicados que tratam do assunto ajuda muito...
Professor Sul
Olá. Segue abaixo os trechos por mim
escolhido e meus comentários. Grande abraço a todos.
"O ensino de física tem-se realizado freqüentemente mediante a
apresentação de conceitos e fórmulas, de forma desarticulada,
distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só,
mas também por isso, vazios de significados."
É o que acontece na grande maioria
das vezes, a física é apresentada ao aluno como sendo uma extensão da
matemática, apenas, isto é, uma imensidão de equações a serem decoradas e
aplicadas, sem nenhum significado, sem nenhuma conexão com o mundo real e
então surge a fatídica pergunta, que muitos de nós ficamos reféns, "onde
eu uso isso? Para que eu aprendo isso?" e muitas e muitas vezes não
sabemos responder, por que também não sabemos, também questionamos e não
obtivemos resposta ou quando a obtivemos, reproduzimos: no vestibular, no
próximo ano, no próximo conteúdo. Precisamos nós, antes de mais ninguém
identificarmos qual o significado daquilo que estamos passando ao nosso
aluno, para que ele articule os conhecimentos formal e informal.
"Insiste na solução de exercícios repetitivos, pretendendo que
o aprendizado ocorra pela automatização ou memorização e não pela
construção do conhecimento através das competências
adquiridas."
O quadro que se apresenta quando você
ouve falar em física é esse, um monte de equações para ser decoradas e
muitos exercícios de memorização e repetição do que foi trabalhado
anteriormente. Tinha-se um modelo e a partir daí os demais seriam
parecidos com ele. Com os modelos de provas do ENEM, a mudança começa
ocorrer lentamente, a metodologia começa a ser modificada, mas ainda é um
processo lento. Talvez isso ocorra pelo nosso despreparo em trabalharmos
dessa forma e também porque muitos professores que atuam na área da
física não tenham a formação adequada, embora, também vejamos muitos com
formação, trabalhando de forma a priorizar o trabalho mecânico ao
intelectual.
"É preciso rediscutir qual física ensinar para possibilitar
uma melhor compreensão do mundo e uma formação para a cidadania
mais adequada. Sabemos todos que, para tanto, não existem soluções
simples ou únicas, nem receitas prontas que garantam o
sucesso."
O ensino de física necessita sim de uma reformulação, é necessário
adequar os conteúdos de forma que venham a abranger o cotidiano do nosso
aluno e comecem a fazer sentido, caso contrário, continuaremos a "falar
grego". Contextualizar, trabalhar de forma interdisciplinar, proporcionar
ao aluno a construção do conhecimento, em que este seja um sujeito ativo
nesse processo e não mais passivo e trabalhar aliando prática e teoria
são sem dúvida algumas opções que já vem sendo discutidas e rediscutidas
ao longo dos anos. Faz-se necessário deixar de lado a discussão somente e
colocar essas propostas em prática. Fácil? Não, nunca é. Vai dar certo?
Talvez, somente tentando saberemos.
Professor Sudeste
Olá a todos, Demorei um pouco a
responder, mas aí estão os trechos que escolhi:
"É necessário também que essa cultura em Física inclua a
compreensão do conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos
ou tecnológicos, do cotidiano doméstico, social e
profissional."
Professor Nordeste
De uma maneira geral,
acho que as propostas do PCN são muito ambiciosas diante do que temos
hoje em termos de realidade na maioria das escolas. Esse trecho é um
pouco o exemplo disso. Concordo sim que deve-se incluir "a compreensão do
conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos ou tecnológicos, do
cotidiano doméstico, social e profissional", mas da forma como é
colocado, me parece que há uma obrigação de que esta e outras dezenas de
coisas sejam feitas, mas só temos 2 ou 3 aulas por semana, e muitas vezes
nenhum equipamento disponível. Como cobrar do professor que isso seja
feito? Acho importente sim que o parâmetro de qualidade seja elevado, mas
isso deve ser cobrado gradualmente, e de várias instâncias, não só do
professor.
Professor Centro-Oeste
"Enfatiza a utilização de fórmulas, em situações artificiais,
desvinculando a linguagem matemática que essas fórmulas representam
de seu significado físico efetivo. Insiste na solução de exercícios
repetitivos, pretendendo que o aprendizado ocorra pela
automatização ou memorização e não pela construção do conhecimento
através das competências adquiridas."
Concordo que o ensino de física se
utiliza de situações artificiais. Mas, teríamos condições de ensinar a
trabalhar situações "reais"? Com resistência do ar, fluxos turbulentos,
pêndulos físicos com atrito e tudo mais? Honestamente, não consigo nem
fazer com que os alunos entendam situações fisicamente mais simples,
quanto mais as mais complexas, com mais variáveis? Não acho que o uso de
fórmulas necessariamente desvincula o significado físico e privilegie a
automatização e memorização. Fórmulas existem como síntese de um processo
de descoberta e modelização visando a resolução de problemas mais
simples, ou a simplificação de algumas situações, que podem ser
didaticamente trabalhadas. Como ensinar o que (para mim...) é mais
complexo, se não consigo nem fazer os alunos entender o que é a princípio
mais simples?
"Esse quadro não decorre unicamente do despreparo dos
professores, nem de limitações impostas pelas condições escolares
deficientes. Expressa, ao contrário, uma deformação estrutural, que
veio sendo gradualmente introjetada pelos participantes do sistema
escolar e que passou a ser tomada como coisa natural."
Pouca gente dá atenção a isso. É muito fácil culpar o professor. Aliás,
já vi professores culparem outros professores pelo "fracasso" de suas
aulas e outras empreitadas, quando na verdade, deveriam ajudar-se e ter
consciência de que compartilham de um problema em comum. Acredito sim, de
que seja um problema estrutural, essencial, da natureza da origem do
ensino, da forma como o ensino de física foi concebido.Em resumo, sei que
é preciso mudar muita coisa, mas na prática, não sei o que fazer. Leio e
re-leio os PCNs, me parecem ótimas sugestões, concordo com a maioria, mas
acho que é preciso exemplos de como fazer. Atualmente, essa é a minha
busca. Um abraço a todos! Professor S
Professor Nordeste
Bom dia a todos. Espero que todos
estejam gostando do curso como estou. Já fiz alguns amigos, mesmo que
virtuais e espero conhecer mais pessoas. Um grande abraço e aí vai a
minha resposta.
"...o aprendizado da Física promove a articulação de toda uma
visão de mundo, de uma compreensão dinâmica do universo, mais ampla
do que nosso entorno material imediato, capaz portanto de
transcender nossos limites temporais e espaciais. Assim, ao lado de
um caráter mais prático, a Física revela também uma dimensão
filosófica, com uma beleza e importância que não devem ser
subestimadas no processo educativo."Nos tempos de hoje, com toda a produção tecnológica advinda de
estudos da física
(nosso entorno material), com todas
as questões postas na relação da sociedade com estes bens de consumo e as
inevitáveis transformações sociais que elas geram (dimensão filosófica)
e, ainda, com todas as possibilidades de descobertas, dentro e fora do
nosso âmbito de domínio - planeta Terra - que nos trazem questões
milenares, como a existência de vida em outros sistemas, por exemplo
(visão de mundo e compreensão do universo), é praticamente impossível
pensar na sociedade atual sem os conhecimentos básicos desta
ciência.Teríamos, pois a incumbência de levar conhecimentos relativos a
estes problemas postos para toda a comunidade -alfabetização e letramento
científicos - e, com a ajuda dos outros segmentos das ciências traçarmos
soluções para a melhoria do nível da qualidade de vida de todos.
"O ensino de Física tem-se realizado freqüentemente mediante a
apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada,
distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só,
mas também por isso, vazios de significado. Privilegia a teoria e a
abstração, desde o primeiro momento, em detrimento de um
desenvolvimento gradual da abstração que, pelo menos, parta da
prática e de exemplos concretos."
Não é raro vermos os alunos
privilegiando esta forma de ensino. Isso se dá por conta de uma certa
"valorização" de uma única forma (ou manifestação) da inteligência.
Sabe-se que, para o professor, é muito mais cômodo trabalhar da forma
conteudista, pois com ela transfere-se a responsabilidade do aprender
única e exclusivamente ao aluno. Daí, o aluno que se sai bem com esta
abordagem torna-se "o sabixão", "o Rei da cocada preta", "o Cara", etc.
Assim, este aluno que apresenta tais facilidades propaga para os outros
que a única forma de se saber é esta, e como tem o aval do professor,
esta idéia se propaga e os outros passam a se conformar com resultados de
avaliações medíocres e, sabedores que são, de que a escola dará todas as
chances possíveis e imagináveis para que ele progrida, mesmo sem o
domínio da disciplina, ele faz o famoso jogo do "Ele finge que ensina, eu
finjo que aprendo e vamos nós".
"Investigar tem, contudo, um sentido mais amplo e requer ir
mais longe, delimitando os problemas a serem enfrentados,
desenvolvendo habilidades para medir e quantificar, seja com
réguas, balanças, multímetros ou com instrumentos próprios,
aprendendo a identificar os parâmetros relevantes, reunindo e
analisando dados, propondo conclusões."
Como visto no item anterior, a forma de trabalho que é cômoda não é
eficaz. A eficácia do ensino de física deve ser buscada através de
pesquisas e trabalhos voltados à realidade da vida de todos.Temos tantos
exemplos da física aplicada ao cotidiano e a escola simplesmente se nega
a perceber isto, como se fosse o avesso da escola aquilo que é da vida
prática. Mas, para trabalhar desta forma o professor tem de suar a
camisa. Muitas vezes tem de abandonar seu "recanto" para ir ao mundo
mostrá-lo ao educando, mas isso requer esforço. Embora seja o modo mais
gratificante de se trabalhar.Enquanto o professor não se aperceber de que
o mundo nos dá todo o ferramental para trabalhar estaremos "malhando em
ferro frio". Ou a física invade o mundo dos alunos ou eles não aceitam a
física!
Professor Centro-Oeste
Olá a todos, os trechos escolhidos
por mim são os abaixo descritos.
"Para isso, é imprescindível considerar o mundo vivencial dos
alunos, sua realidade próxima ou distante, os objetos e fenômenos
com que efetivamente lidam, ou os problemas e indagações que movem
sua curiosidade."
Escolhi este trecho pois devemos
levar em consideração os conhecimentos que os alunos tem, todos os alunos
tem um certo conhecimento que trazem para a sala de aula, então a partir
dos conhecimentos que eles trazem, podemos elaborar uma discussão e então
encaminhá-los para o que se deseja, e com isso fica mais fácil construir
o conhecimento, pois são os alunos que dão inicio aos trabalhos, exemplo
real é o livro Na vida dez, na escola zero de Terezinha Carraher, e
outros, onde na feira o personagem fazia as contas e passava o troco e na
escola não conseguia efetuar tais contas.
"Forma e conteúdo são, portanto, profundamente
interdependentes e condicionados aos temas a serem
trabalhados."
Como havia uma certa continuação nos
trechos este segundo evidencia os planejamentos que devemos fazer para
que o mundo vivencial dos alunos sejam privilegiados e incluídos, é bem
possível que isso só ira se realizar com a prática, pois o planejamento
acontece antes do contato com os alunos, porém podemos ter uma idéia das
duvidas e dos conhecimentos que os alunos trazem.
"Como ponto de partida, trata-se de identificar questões e
problemas a serem resolvidos, estimular a observação, classificação
e organização dos fatos e fenômenos à nossa volta segundo os
aspectos físicos e funcionais relevantes."
E, como há um encadeamento das ideias, tem que ter um desenvolvimento,
este trecho retrata bem como poderemos desenvolver as habilidades e
incluir no nosso planejamento por em pratica toda essa gama de
conhecimentos, através das orientações do trecho em questão. Bons estudos
a todos.