Acessibilidade / Reportar erro

Entre a exposição e a descoberta: contribuições de Martha Dantas para o ensino de Matemática nas escolas

Between exposure and discovery: contributions of Martha Dantas for the teaching of Mathematics in schools

Resumo:

Neste artigo apresenta-se uma reflexão a respeito do processo de escrita da coleção didática Matemática de autoria de Martha Dantas, Eliana Costa Nogueira, Neide Clotilde de Pinho e Souza, Eunice Guimarães e Omar Catunda. Os primeiros textos desta coleção começaram a ser escritos a partir de 1969 e se destinavam, a esta época, às quatro séries do ensino ginasial. Para conduzir esta investigação consideramos as formulações de Roger Chartier, Alain Choppin e Michel de Certeau. O estudo oportunizou compreender a estratégia dos autores, explicitada por Martha Dantas, para a escrita da coleção Matemática, na qual é realizada uma grande revisão de conteúdos, quando a comparamos com as coleções anteriores escritas por esses autores, e a proposta de uma metodologia que propõe romper com as aulas exclusivamente expositivas dos professores procurando incentivar a descoberta dos alunos.

Palavras-chave:
Ensino de matemática; Livro didático; Martha Dantas; História da educação matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br