Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores de mobilização de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio

Indicators of mobilization of critical thinking skills among High School students

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que objetivou elaborar uma unidade didática temática (UDT) acerca dos plásticos, tendo como eixo norteador os pressupostos do Pensamento Crítico (PC) e sua posterior aplicação em uma turma do Ensino Médio. Após a aplicação, investigou-se o potencial deste material em mobilizar as capacidades do PC nos estudantes e quais foram seus possíveis indicadores. Este artigo está centrado na releitura e reorganização de dados oriundos da aplicação da UDT, delimitando-nos na análise de uma etapa que intentava mobilizar a capacidade de fazer e responder a questões de clarificação. Tal processo conduziu-nos a assumir duas categorias a priori, intituladas Fatos e Exemplos e a emergência de 19 subcategorias, as quais foram compreendidas como indicadores da mobilização da capacidade do PC. A UDT revelou possuir potencial em mobilizar tal capacidade do PC em razão do material didático-pedagógico ter sido intencionalmente planejado para este fim.

Palavras-chave
Ensino de química; Ensino médio; Pensamento crítico; Psicologia e educação

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br