Acessibilidade / Reportar erro

A História da Ciência iluminando o ensino de visão

Resumos

Nosso objetivo neste artigo é discutir as contribuições da História da Ciência para o ensino de Física. Apontaremos duas maneiras de se utilizar a História da Ciência em sala de aula: por uma lado, servindo de instrumento para auxiliar o professor a compreender as dificuldades dos estudantes e, por outro, promover uma reflexão sobre a própria natureza da Ciência.

História da Ciência; Ensino de Física; Mudança Conceitual; Atividade de investigação; Óptica; Ciência e Tecnologia; Telescópio


Our aim in this article is to discuss the contributions of History of Science to the teaching of Physics. We will show two ways to use the History of Science in the classroom: by one side, serving as a tool to help the teacher to understand the difficulties of the students and, by other side, to promote a reflection on the own nature of Science.

History of Science; Teaching of Physics; Conceptual Change; Investigation Activity; Optics; Science and Technology; Telescope


ARTIGOS

A História da Ciência iluminando o ensino de visão

Marcelo Alves BarrosI; Anna Maria Pessoa de CarvalhoII

IProfessor de Física da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP e doutorando em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da USP

IIProfessora Titular da Faculdade de Educação da USP (e-mail: ampdcarv@usp.br)

RESUMO

Nosso objetivo neste artigo é discutir as contribuições da História da Ciência para o ensino de Física. Apontaremos duas maneiras de se utilizar a História da Ciência em sala de aula: por uma lado, servindo de instrumento para auxiliar o professor a compreender as dificuldades dos estudantes e, por outro, promover uma reflexão sobre a própria natureza da Ciência.

Unitermos: História da Ciência, Ensino de Física, Mudança Conceitual, Atividade de investigação, Óptica, Ciência e Tecnologia, Telescópio.

ABSTRACT

Our aim in this article is to discuss the contributions of History of Science to the teaching of Physics. We will show two ways to use the History of Science in the classroom: by one side, serving as a tool to help the teacher to understand the difficulties of the students and, by other side, to promote a reflection on the own nature of Science.

Keywords: History of Science, Teaching of Physics, Conceptual Change, Investigation Activity, Optics, Science and Technology, Telescope.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

6. Bibliografia

1 Uma descrição mais completa da história da óptica e algumas atividade de ensino encontram-se em Barros (1996).

2 Este tópico foi extraído do trabalho de mestrado de A.I.Vannucchi (1997). Cabe mencionar que eu fui o professor da turma que trabalhou sobre o tema em questão.

  • BARROS, M.A. A evolução das concepções dos estudantes secundários sobre visão em situação de ensino Dissertação de Mestrado. Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1996.
  • CASTRO, R.S & CARVALHO, A.M.P. The historic approach in teaching: analysis of an experience Science Education, no 4, p. 65-85, 1995.
  • DRIVER, R. Psicologia cognoscitiva y esquemas conceptuales de los alumnos Enseñanza de las Ciencias, 4 (1), p. 3-15, 1986.
  • DUSCHL, R. Más allá del conocimiento: los desafios epistemológicos y sociales de la enseñanza mediante el cambio conceptual Enseñanza de las Ciencias, 13 (1), p. 314, 1995.
  • GIL-PÉREZ, D. & CARRASCOSA, J. Science learning as a conceptual and methodological change European Journal of Science Education, 7 (3), p. 231-236, 1985.
  • GIL-PÉREZ, D. La metodologia científica y la enseñanza de las ciencias: unas relaciones controvertidas Enseñanza de las Ciencias, 4 (2), p. 111-121, 1986.
  • GIL-PÉREZ, D. Contribución de la historia y de la filosofia de las ciencias al desarrollo de um modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación Enseñanza de las Ciencias, 11 (2), p. 197-212, 1993.
  • JUNG, W. Probing acceptance, a technique for investigating learning difficulties Proceedings of na International Workshop held at the University of Bremen, p. 278-295, 1991.
  • LARANJEIRAS, C.C. Redimensionando o ensino de física numa perspectiva histórica Dissertação de Mestrado. Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1994.
  • RAMADAS, J. & DRIVER, R. Aspects of secondary student's ideias about light Centre for Studies in Science and Mathematics Education, University of Leeds, 1989.
  • RONCHI, V. Optics: the science os vision New York University Press, 1957.
  • VANNUCCHI, A.I. O papel dos referenciais teóricos: um exemplo de discussão sobre a natureza da ciência em sala de aula Dissertação de Mestrado. Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1997.
  • WHEATLEY, G.H. Constructivist perspectives on science and mathematics learning Science Education, 75 (1), p. 9-21, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br