A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula

Newton’s color theory: an example of the use of the history of science in classroom situations

Resumos

Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.

Isaac Newton; História da Óptica; teoria das cores; ensino de ciências; método científico


This paper analyses some features of Newton's theory of light and colors, especially as presented in his paper of 1672, as an example of the classroom use of History of Science. Although this theory is nowadays accepted and taught without discussion, it is not so simple as it seems and many questions arise from a critical study. Besides, an inadequate use of History of Science in Science Teaching may convey to the students a wrong conception of the scientific method.

Isaac Newton; History of Optics; theory of colors; Science Teaching; scientific method


ARTIGOS

A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula

Newton’s color theory: an example of the use of the history of science in classroom situations

Cibelle Celestino SilvaI,* * Os autores agradecem o apoio recebido pelo CNPq, CAPES e FAPESP. ; Roberto de Andrade MartinsII,* * Os autores agradecem o apoio recebido pelo CNPq, CAPES e FAPESP.

IPós doutoranda no Grupo de História e Teoria da Ciência, DRCC, Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP, Campinas, SP (e-mail: cibelle@ifi.unicamp.br)

IICoordenador do Grupo de História e Teoria da Ciência, DRCC, Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP, Campinas, SP (e-mail rmartins@ifi.unicamp.br)

RESUMO

Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.

Unitermos: Isaac Newton, História da Óptica, teoria das cores, ensino de ciências, método científico.

ABSTRACT

This paper analyses some features of Newton's theory of light and colors, especially as presented in his paper of 1672, as an example of the classroom use of History of Science. Although this theory is nowadays accepted and taught without discussion, it is not so simple as it seems and many questions arise from a critical study. Besides, an inadequate use of History of Science in Science Teaching may convey to the students a wrong conception of the scientific method.

Keywords: Isaac Newton, History of Optics, theory of colors, Science Teaching, scientific method.

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Agradecimentos

Os autores agradecem à CAPES e à FAPESP pelo suporte financeiro, bem como aos pareceristas pelos comentários.

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Artigo recebido em dezembro de 2002 e selecionado para publicação em março de 2003.

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  • *
    Os autores agradecem o apoio recebido pelo CNPq, CAPES e FAPESP.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2010
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Mar 2003
  • Recebido
    Dez 2002
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