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Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X

Discourses for Re-existence in Science Teaching: from Baco Exu do Blues to Malcolm X

Resumo:

O repertório de linguagens hegemonicamente institucionalizado constitui conhecimento científico e tecnológico que produzem variados sentidos de interesse social. Ressignificados por sensos, signos e gestos na escola, esses conhecimentos se transpõem em narrativas que atravessam o ensino de ciências, podendo efetuar a dessubjetivação do Outro, ao promoverem formações discursivas homocêntricas: relações tecnocientíficas para um projeto utilitarista de sociedade. Neste ensaio discutimos relações outras de linguagens, em espaços-tempos afro-latinos e afro-americanos, por meio de transições de linguagens contra-hegemônicas para a educação política, através do ensino de ciências. Buscamos condições de produção de reexistência para o ensino de ciências, por meio da análise de discurso de linha franco-brasileira, na composição musical A pele que habito, do rapper afro-latino Baco Exu do Blues, e no discurso The ballot or the bullet, do ativista afro-americano Malcolm X.

Palavras-chave:
Análise do discurso; Ensino de ciências; Identidade cultural; Cultura e educação; Educação política; Conhecimento científico

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