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O estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental

A study of the usage of information in text books from the beginning grades of elementary teaching

Resumos

O presente estudo investiga o tratamento da informação expresso em livros didáticos brasileiros apresentados em três coleções analisadas pelo PNLD (2000 e 2004) que foram recomendadas com distinção das séries iniciais do ensino fundamental. As atividades foram analisadas a partir dos tipos de gráficos e conteúdos matemáticos abordados nas tarefas analisadas. Considerando o importante papel que os livros didáticos assumem na educação brasileira esse estudo aponta-nos que o trabalho com tratamento da informação, realizado pelos livros didáticos, encontra-se distante de possibilitar aos alunos a construção de procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados. O tratamento da informação, na maioria das coleções analisadas, não é explorado no decorrer de todos os livros didáticos, aparecendo apenas no capítulo de estatística e probabilidade.

interpretação de gráficos; educação matemática; livro didático


The present research deals with the use of information expressed in Brazilian text books in three collections analized by PNLD ( National Plan of Didatic Book ) ( 2000 and 2004 ) which were recommended with distinction for the beginning grades of elementary teaching. The activities were analyzed for the type of graphics and maths contents. Considering the important role that text books play on Brazilian education, this study shows us that the work with the use of information within text books is not giving students the constructive procedures needed to collect, organize, communicate and interpret information. There is little use of information in the majority of the analyzed collections, appearing only in the statistics and probability chapters.

graphic interpretation; math education; didactic book


O estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental* * Este artigo faz parte de um estudo maior sobre as abordagens dadas ao tratamento da informação nos livros didáticos recomendados com distinção e recomendados pelo PNLD 2004, que encontra-se em andamento.

A study of the usage of information in text books from the beginning grades of elementary teaching

Maria Patrícia Freitas de Lemos

Professora, Departamento de Ciências Sociais, Educação e Desporto, Campus Ministro Reis Velloso, Universidade Federal do Piauí. E-mail: mpflemos@ufpi.br

RESUMO

O presente estudo investiga o tratamento da informação expresso em livros didáticos brasileiros apresentados em três coleções analisadas pelo PNLD (2000 e 2004) que foram recomendadas com distinção das séries iniciais do ensino fundamental. As atividades foram analisadas a partir dos tipos de gráficos e conteúdos matemáticos abordados nas tarefas analisadas. Considerando o importante papel que os livros didáticos assumem na educação brasileira esse estudo aponta-nos que o trabalho com tratamento da informação, realizado pelos livros didáticos, encontra-se distante de possibilitar aos alunos a construção de procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados. O tratamento da informação, na maioria das coleções analisadas, não é explorado no decorrer de todos os livros didáticos, aparecendo apenas no capítulo de estatística e probabilidade.

Palavras-chave: interpretação de gráficos. educação matemática. livro didático.

ABSTRACT

The present research deals with the use of information expressed in Brazilian text books in three collections analized by PNLD ( National Plan of Didatic Book ) ( 2000 and 2004 ) which were recommended with distinction for the beginning grades of elementary teaching. The activities were analyzed for the type of graphics and maths contents. Considering the important role that text books play on Brazilian education, this study shows us that the work with the use of information within text books is not giving students the constructive procedures needed to collect, organize, communicate and interpret information. There is little use of information in the majority of the analyzed collections, appearing only in the statistics and probability chapters.

Key words: graphic interpretation. math education. didactic book.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em novembro de 2005 e aceito em maio de 2006.

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  • *
    Este artigo faz parte de um estudo maior sobre as abordagens dadas ao tratamento da informação nos livros didáticos recomendados com distinção e recomendados pelo PNLD 2004, que encontra-se em andamento.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Ago 2006

    Histórico

    • Aceito
      Maio 2006
    • Recebido
      Nov 2005
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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