Por que você levou este experimento com giz de cera para a aula? E por que a escolha deste experimento? |
Olha! Eu costumo fazer de duas formas, quando eu vou para uma atividade experimental, ou eu vou para o laboratório e faço com que eles realizem, e outro momento, principalmente se vai fogo, alguma coisa assim mais perigosa, eu prefiro demonstrar, ou seja, já fazer o processo inverso [...]. Essa turma em especial, ela era muito difícil, muito complicada. Aí o que eu procurava fazer, eu procurava justamente tentar de um jeito que eu conseguisse chegar lá em cada aluno [...]. Durante o ano, pelo menos do que eu me recordo eu fiz diversas experiências, diversas atividades. Não somente essa, no caso das rochas. Mas por que é que eu preferi levar? Para que eles vissem e compreendessem de forma mais simples do que eu utilizar um monte de nome científico, ou nomes muito complexos que aí iria ficar muito fora das realidades deles e não ia fazer sentido. [...]. Entendeu? Então literalmente quando eu coloco para eles feldspato, quartzo, e mica, para eles são termos tão longe, tão distantes, que se eu pegasse o giz de cera, e eu sei, por se tratar de uma turma específica. Por exemplo, ter dado a rocha, primeiro, eu corria o risco de eles jogarem a rocha no outro e aí não conseguia, onde eu queria chegar [...]. Então, tem tudo isso, de repente [se] eu começasse mostrando a rocha. Poderia ter feito isso, certo? Poderia ter mostrado a rocha, primeiro. Para eles manusearem. Mas por se tratar de uma turma bem agitada eu corria o risco [...] de algum aluno ser alvo da rocha. Então eu inverti o processo. Então, em cada turma, a gente acaba agindo de um jeito [...]. Mas eu quis mostrar para ele que o processo da formação da rocha, a parte externa como a gente vê, de repente a gente não consegue ver todos os minerais que compõem essa rocha, e comparando com o giz de cera, ele iria visualizar melhor. Porque na hora que eu fiz separadamente, porque justamente a cera queima e fica muito quente e pode de repente machucar o aluno, ela vai justamente devagar, é um processo lento. Então mostra justamente o aspecto externo da rocha e o aspecto interno. Então eu queria que ele entendesse isso. Ao invés de usar termos diferentes e complicados para eles, trazer coisas mais simples para chegar no conceito ou no termo em que eu gostaria.
|
Por que você explica, mostra os objetos concretos e após deixa os alunos os manusearem? |
Justamente para eles sentirem as diferenças de peso, de repente visualizar os minerais. Que hoje justamente a gente começa diferente, a proposta hoje é começar com misturas homogêneas e heterogêneas para depois chegar a rochas [...]. Então é justamente para ele visualizar, ver a diferença no peso, tamanho, cor, no aspecto externo se ela é lisa, ou se é porosa ou não. Porque em outro momento no laboratório isso viria a ser respondido de forma completa.
|