O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência

Fernando Bastos Sobre o autor

Resumos

O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.

Ensino de Ciências; História da Ciência; Concepções de Ciência


The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.

Science Teaching; History of Science; Conceptions of Science


ARTIGOS

O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência

Fernando Bastos

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências / UNESP - Câmpus de Bauru (e-mail: fbastos@bauru.unesp.br)

RESUMO

O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.

Unitermos: Ensino de Ciências, História da Ciência, Concepções de Ciência

ABSTRACT

The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.

Keywords: Science Teaching, History of Science, Conceptions of Science

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1 Essas respostas serão discutidas nos ítens 4.4, 4.6 e 47.

  • BASTOS, F. História da Ciência e Ensino de Biologia: a pesquisa médica sobre a febre amarela (1881-1903). São Paulo, 1998. 212p. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
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