Acessibilidade / Reportar erro

O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência

Resumos

O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.

Ensino de Ciências; História da Ciência; Concepções de Ciência


The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.

Science Teaching; History of Science; Conceptions of Science


ARTIGOS

O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência

Fernando Bastos

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências / UNESP - Câmpus de Bauru (e-mail: fbastos@bauru.unesp.br)

RESUMO

O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.

Unitermos: Ensino de Ciências, História da Ciência, Concepções de Ciência

ABSTRACT

The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.

Keywords: Science Teaching, History of Science, Conceptions of Science

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Essas respostas serão discutidas nos ítens 4.4, 4.6 e 47.

  • BASTOS, F. História da Ciência e Ensino de Biologia: a pesquisa médica sobre a febre amarela (1881-1903). São Paulo, 1998. 212p. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Convites ao raciocínio 2.ed. São Paulo: Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências, 1972. 194p.
  • CASTRO, R. S. de. Dois exemplos do uso da história da ciência no curso de física de segundo grau: análise e reflexões. Em Aberto, v.11, n.55, p.74-80, 1992.
  • JOHNSON, S. K., STEWART, J. Using philosophy of science in curriculum development: an example from high school genetics. International Journal of Science Education, v.12, p.297-307, 1990.
  • LEDERMAN, N. G. Students' and Teachers' Conceptions of the Nature of Science: A Review of the Research. Journal of Research in Science Teaching, v.29, p.331359, 1992.
  • MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: ESCOLA DE VERÃO FEUSP, 3, 1994, Serra Negra. Caderno de Textos São Paulo: FEUSP, 1994. p.56-74.
  • NIELSEN, H., THOMSEN, P.V. History and philosophy of science in physics education. International Journal of Science Education, v.12, p.308-16, 1990.
  • RYAN, A. G., AINKENHEAD, G. S. Students' Preconceptions about the Epistemology of Science. Science Education, v.76, p.559-80, 1992.
  • SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de biologia 2o. grau 2.ed. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1990a. 50p.
  • SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde 1o. grau 3.ed. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1990b. 58p.
  • SIEGEL, H. On the distortion of history of science in science education. Science Education, v.63, p.111-8, 1979.
  • SOLOMON, J., DUVEEN, J., SCOT, L., McCARTHY, S. Teaching About the Nature of Science through History: Action Research in the Classroom. Journal of Research in Science Teaching, v.29, p.409-21, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br