Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica

Reflections on the different views of students of Secondary Education on the origin of biological diversity

Considerando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais.

Ensino de evolução; Ciência e religião; Ensino de biologia


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br