01 |
O ensino de ciências requer muita curiosidade e uma perfeita compreensão dos temas estudados. Logo, o canal de comunicação não pode ser falho, para que o aluno não se sinta perdido. No meu primeiro momento com a turma, o objetivo era levantar os conhecimentos prévios para tê-los como ponto de partida no planejamento dos conteúdos e metodologias. [...] Quando iniciei com o livro, falando sobre o sistema solar, notei que ele estava com dificuldade em compreender. Observei que por mais que a intérprete se esforçasse, uma aula teórica, um tema abstrato, fora do seu "mundinho" limitado, não surtiria nunca os efeitos desejados. Planejei então para os próximos encontros, mostrar uma maquete do sistema solar e o funcionamento e apresentar um filme informativo sobre o tema. [...] Observei que o aluno não é bem assistido pela família, que ninguém em casa se comunica com ele em LIBRAS e que nem a medicação da qual ele necessita, lhe é dada corretamente. Concluí que o rendimento do aluno, depende de aulas vivenciadas concretamente e muito bem planejadas. Que depende também de um maior empenho familiar no intuito de ajudá-lo. Estamos pensando em levá-lo ao Planetário, vamos buscar uma forma adequada de fazê-lo. |
O grande problema, talvez o maior de todos, é que o A1 não é alfabetizado, sabe poucas palavras e é terrivelmente inquieto mas, apesar de tudo gosto demais de trabalhar com ele [...] Hoje começamos a aprender o sistema solar e ele ficou muito interessado no assunto. Queria levá-lo ao planetário mas a coordenadora me disse que a verba para levá-los está bem longe de chegar por aqui [...] A verdade é que eu não dou conta sozinha de ajudá-lo a aprender tudo. Se a mãe dele me ajudasse, eu "salvaria o mundo". |
02 |
Quando tento levantar os conhecimentos prévios dos alunos, lanço uma ideia, ou um tema a ser estudado e deixo que cada um expresse os seus conhecimentos, tecendo uma rede de ideias dos alunos. No caso do aluno surdo, a professora intérprete serve de ponte para me passar o que ele pensa sobre o tema em debate. Porém, não foi e não é o que acontece em nossas aulas. A intérprete diz que ele sabe muito pouco de LIBRAS e não se interessa em expor suas ideias. [...] O conhecimento acontece por meio de desafios e estímulos, e aí o papel da comunicação é fundamental. Um aluno que não ouve, não faz leitura labial e mal conhece a Língua dos Sinais, fica limitado. Vejo-o agressivo, inquieto e totalmente desinteressado e compreendo que ele é o único que não tem culpa nessa situação absurda. |
Hoje a professora levou o sistema solar para a sala, foi muito bom, pois ele viu e teve uma ideia de espaço... na questão do surdo, ver é mais do que falar. |
03 |
Propus que eles respondessem as questões do livro sobre o sistema solar. |
Quando a professora entrou na sala com o sistema solar concreto, ele encheu os olhos. Hoje perguntei quantos planetas tem o sistema solar e ele me respondeu que havia 9. Eu queria bater palmas de felicidade... Tenho certeza que ele aprendeu isso pelo fato dela ter levado algo mais concreto pois, se eu tivesse apenas falado, ele não teria lembrado. [...] A aula de ciências parece estar rendendo, temos um trabalho sobre aquecimento global e uma prova para quinta feira. |
04 |
O nosso aluno em questão parece mais calmo esses dias. Percebo um vínculo muito forte entre ele e a professora intérprete, porém não vejo o brilho do interesse pelas aulas nascer em seus olhos. Percebo onde estão as falhas, mas não sei como mudar uma realidade que parece mais camisa de força, sufocando os nossos anseios por uma educação de qualidade. [...] A escola só será interessante para os alunos quando ela fizer sentido na vida deles, quando eles acreditarem nela. |
Hoje tem prova de ciências, terça-feira eu estudei junto com ele. Peguei algumas palavras chaves como: satélite, meteoro... e fiz ele "decorar" o conceito. Expliquei bastante para que ele pelo menos saiba identificar alguma coisa na prova. [...] a prova de ciências saiu tudo como planejado. Ele soube identificar as palavras e me responder o conceito. |