Resumo:
Exploramos as relações entre conhecimentos gerais e específicos no ensino de ciências, tendo como referência o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram analisados 1.050 itens de seis edições, utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e informações de outros estudos. Segundo os indicadores utilizados, as provas de Ciências da Natureza do ENEM apresentaram, dentre todas, maior importância dos conhecimentos específicos. Isso não significa que conhecimentos específicos sejam sempre necessários na alfabetização científica, nem que sejam suficientes. Para ajudar a lidar com esse tênue equilíbrio entre a importância e a irrelevância de conhecimentos científicos específicos, o artigo articula alguns princípios encontrados na literatura. Além disso, alguns resultados também foram úteis como evidência de validade de conteúdo do ENEM, confirmando, especialmente, a qualidade das provas de Matemática, e Linguagens e Códigos.
Palavras-chave:
Ensino de ciências; Avaliação de conhecimentos; ENEM; Alfabetização científica
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Legenda: os conceitos científicos específicos são construídos a partir de conhecimentos gerais que o aluno já possui, conforme a Teoria da Mudança Conceitual (seta 1). Esses conhecimentos científicos específicos são trabalhados de forma articulada aos conhecimentos científicos gerais, explícitos ou implícitos, consolidando e aprimorando o raciocínio científico em diferentes contextos e situações (seta 2). Com o tempo, os conhecimentos científicos gerais vão contribuindo, cada vez mais, para a (re)construção de conhecimentos (setas pontilhadas).Fonte: elaborada pelo autor.
Legenda: MT=Matemática; LC=Linguagens e Códigos; CN=Ciências da Natureza; CH=Ciências Humanas. Para maior confiabilidade dos resultados, a métrica foi calculada a partir de dois corpora textuais diferentes em A e B, mais detalhes nos Métodos.Fonte: elaborada pelo autor a partir de dados consultados do ENEM.
Fonte: elaborada pelo autor a partir de dados consultados do ENEM.
Legenda: MT=Matemática; LC=Linguagens e Códigos; CN=Ciências da Natureza; CH=Ciências Humanas. Todas as diferenças são significativas (p<0,01 em A e p<0,001 em B).Fonte: elaborada pelo autor a partir de dados consultados do ENEM.
Legenda: MT=Matemática; LC=Linguagens e Códigos; CN=Ciências da Natureza; CH=Ciências Humanas.Fonte: elaborada pelo autor a partir de dados consultados do ENEM.