Acessibilidade / Reportar erro

Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química

Constructing integrative scenarios in a community of practice in the context of the supervised internship in Chemistry

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da Comunidade de Prática relacionadas à construção, por licenciandas em Química, de propostas de reconfiguração curricular Cenários Integradores a partir da experiência formativa do estágio supervisionado. Para a construção das informações, usamos audiogravações e videogravações dos encontros que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados se apresentam a partir das categorias emergentes: (a) A escolha do tema Cenário Integrador para as propostas, e (b) A colaboração e o apoio mútuo em uma Comunidade de Prática. O desenvolvimento das propostas cenários integradores, em uma comunidade de prática, além de oportunizar vivências de compartilhamento de ideias e de solidariedade, tem o potencial de tornar o estágio um ambiente de intenso aprendizado e de exposição de pensamentos, a partir do diálogo e do apoio mútuo entre os sujeitos.

Palavras-chave:
Ensino de química; Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Currículo

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br