Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia

Some considerations on teaching and learning of the energy concept

Resumos

Neste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia do senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia e meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das noções fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.

Energia; leitura; textos históricos; energia e meio ambiente


In this paper, we focus some relevant aspects about teaching and learning of the energy concept such as the energy conceptions of comum sense and the relations between the energy transformations and environment , as well as it stands out the applicability of texts with historical approaches, and finally we also made use of an interdisciplinary text that related energy to environment. About this text, we mentioned the possibility of such text lead the student to a better understanding of the essential notions about energy, trough the contextualization of these historical, social, political, economical and environmental concepts.

Energy; reading; historical texts; energy and environment


ARTIGOS

Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia

Some considerations on teaching and learning of the energy concept

Alice AssisI; Ode Pacubi Baierl TeixeiraII

IDoutora do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdades de Ciências, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, São Paulo, Brasil - e-mail: alicefer@uol.com.br

IIProfessora Assistente Doutora, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de Guaratinguetá, São Paulo, Brasil - e-mail: opbt@feg.unesp.br

RESUMO

Neste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia do senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia e meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das noções fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.

Palavras-chaves: Energia; leitura; textos históricos; energia e meio ambiente.

ABSTRACT

In this paper, we focus some relevant aspects about teaching and learning of the energy concept such as the energy conceptions of comum sense and the relations between the energy transformations and environment , as well as it stands out the applicability of texts with historical approaches, and finally we also made use of an interdisciplinary text that related energy to environment. About this text, we mentioned the possibility of such text lead the student to a better understanding of the essential notions about energy, trough the contextualization of these historical, social, political, economical and environmental concepts.

Keywords: Energy; reading; historical texts; energy and environment.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

ALMEIDA, M. J. P. M. & MOZENA, E. R. Leituras em Linguagem Comum no Ensino do Conhecimento de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, Florianópolis, 6, p. 254-56, 1998

ANGOTTI, J. A. P. Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de ciências. São Paulo, Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1991.

AUTH, M. A. & ANGOTTI J. A. P. O processo de ensino-aprendizagem com aporte do desenvolvimento histórico de universal: a temática das combustões. In: Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. p. 197-232, Mauricio Pietrocola (org.) Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2001.

BENJAMIN, A. A. & TEIXEIRA, O. P. B. Análise do Uso de um Texto Paradidático sobre Energia e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n.1, p. 74-82, 2001.

BENJAMIN, A. A. Análise do uso de um texto paradidático sobre energia e meio ambiente. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2000.

BLISS, J. & OGBORN, J. Children's choices of uses of energy. Eur. Journal of Science Education, v.7, n.2, p. 195-203, 1985.

BRANCO, S. M. Energia e Meio Ambiente. 6a ed., (Coleção polêmica). São Paulo: Moderna, 1990. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC/SEMT, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental Brasília, v. 4, 1997, 136 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Guia de Livros Didáticos 5a a 8a Séries, Plano Nacional do Livro Didático 1999. Brasília, 1998.

CARVALHO, A. M. P. & LIMA, M. C. B. O Falar, o escrever e o desenhar na construção de conceitos científicos. Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência, Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, p. 183-206, 1998.

DEPARTAMENT OF MATHS AND SCIENCE EDUCATION. Teaching and Learning o Energy. In: UNIVERSITY OF BOTSWANA IN-SERVICE FOR SCIENCE AND MATHS TEACHERS, 1994, Botswana. Workshop for science teachers of senior senior secondary school. University of Botswana (Botswana): Printed by Printing & Publishing Company Botswana Limited, 1994, p. 1-24.

FERREIRA, LEILA C. & FERREIRA, LÚCIA C. Limites ecossistêmicos: novos dilemas e desafios para o estado e para a sociedade. In: Dilemas Socioambientais e Desenvolvimento Sustentável. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, p. 13-35, 1992.

FEYNMAN, R., LEIGHTON, R. B. & SANDS, M. The Feynman - Lectures on Physics: v. 1, Califórnia: Addison Wesley Publishing Company, 1977.

FRANCO, M. C. Educação Ambiental: uma questão de ética. Caderno CEDES. São Paulo: Papirus, n. 29, pp. 11-19, 1993.

HENRIQUE, K. F. O pensamento físico e o pensamento do senso comum: a energia no 2o grau. São Paulo, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1996.

HIGA, T. T. Conservação de Energia: estudo histórico e levantamento conceitual dos alunos. São Paulo, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Modalidade em Física) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1988.

PÉREZ-LANDAZÁBAL, M. C., FAVIERES, A., MANRIQUE, M. .J. & VARELA, P. La energía como núcleo en el diseño curricular de la física. Enseñanza de las Ciencias, v. 13 (1), p. 55-65, 1995.

SALÉM, S. & KAWAMURA, R. O texto de divulgação e o texto didático: conhecimentos diferentes? In: Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 5, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia, 1996, p. 588-598.

SEVILLA, S. C. Reflexiones en torno al concepto de energia. Implicaciones curriculares. Enseñanza de las Ciencias, 4 (3), p. 247-252, 1986.

SILVA, H. C. Como, quando e o que se lê em aulas de Física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança. Campinas. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação,Universidade Estadual de Campinas, 1997.

SOLBES, J. & TARÍN, F. Algunas dificultades en torno a la conservación de la energía. Enseñanza de las Ciencias, 16 (3), p. 387-97, 1998.

SOLOMON, J. Teaching the conservation of energy. Physics Education, v. 20, p. 165-170, 1985.

SOUZA FILHO, O. M. Evolução da idéia de conservação da energia: um exemplo de história da ciência no ensino de física. São Paulo, 1987. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Modalidade em Física).Instituto de Física, Faculdade de Educação,Universidade de São Paulo, 1987.

TRUMPER, R. Being constructive: an alternative approach to the teaching of the energy concept part two. International Journal of Science Education, vol. 13, n. 1, p. 1-10, 1991.

TRUMPER, R. Children's energy concepts: a cross-age study. International Journal of Science Education, vol. 15, n. 2, p. 139-148, 1993.

Artigo recebido em junho de 2002 e selecionado para publicação em maio de 2003.

  • ALMEIDA, M. J. P. M. & MOZENA, E. R. Leituras em Linguagem Comum no Ensino do Conhecimento de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA,  Florianópolis, 6, p. 254-56, 1998
  • ANGOTTI, J. A. P. Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de ciências São Paulo,  Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1991.
  • AUTH, M. A. & ANGOTTI J. A. P. O processo de ensino-aprendizagem com aporte do desenvolvimento histórico de universal: a temática das combustões. In: Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. p. 197-232, Mauricio Pietrocola (org.) Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2001.
  • BENJAMIN, A. A. & TEIXEIRA, O. P. B. Análise do Uso de um Texto Paradidático sobre Energia e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n.1, p. 74-82, 2001.
  • BENJAMIN, A. A. Análise do uso de um texto paradidático sobre energia e meio ambiente.  Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2000.
  • BLISS, J. & OGBORN, J. Children's choices of uses of energy. Eur. Journal of Science Education, v.7, n.2, p. 195-203, 1985.
  • BRANCO, S. M. Energia e Meio Ambiente 6a ed., (Coleção polêmica). São Paulo: Moderna, 1990.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC/SEMT, 2000.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental Brasília, v. 4, 1997, 136 p.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.  Secretaria de Educação Fundamental. Guia de Livros Didáticos 5a a 8a Séries,  Plano Nacional do Livro Didático 1999.  Brasília, 1998.
  • CARVALHO, A. M. P. & LIMA, M. C. B. O Falar, o escrever e o desenhar na construção de conceitos científicos. Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência, Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, p. 183-206, 1998.
  • DEPARTAMENT OF MATHS AND SCIENCE EDUCATION. Teaching and Learning o Energy. In: UNIVERSITY OF BOTSWANA IN-SERVICE FOR SCIENCE AND MATHS TEACHERS, 1994, Botswana. Workshop for science teachers of senior senior secondary school University of Botswana (Botswana): Printed by Printing & Publishing Company Botswana Limited, 1994, p. 1-24.
  • FERREIRA, LEILA C. & FERREIRA, LÚCIA C. Limites ecossistêmicos: novos dilemas e desafios para o estado e para a sociedade. In: Dilemas Socioambientais e Desenvolvimento Sustentável. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, p. 13-35, 1992.
  • FEYNMAN, R., LEIGHTON, R. B. & SANDS, M. The Feynman - Lectures on Physics: v. 1, Califórnia: Addison Wesley Publishing Company, 1977.
  • FRANCO, M. C. Educação Ambiental: uma questão de ética. Caderno CEDES. São Paulo: Papirus, n. 29, pp. 11-19, 1993.
  • HENRIQUE, K. F. O pensamento físico e o pensamento do senso comum: a energia no 2o grau São Paulo, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1996.
  • HIGA, T. T. Conservação de Energia: estudo histórico e levantamento conceitual dos alunos.  São Paulo, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Modalidade em Física) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1988.
  • PÉREZ-LANDAZÁBAL, M. C., FAVIERES, A., MANRIQUE, M. .J. & VARELA, P. La energía como núcleo en el diseño curricular de la física.  Enseñanza de las Ciencias, v. 13 (1), p. 55-65, 1995.
  • SALÉM, S. & KAWAMURA, R. O texto de divulgação e o texto didático: conhecimentos diferentes?  In: Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 5, Águas de Lindóia.  Atas..  Águas de Lindóia, 1996, p. 588-598.
  • SEVILLA, S. C. Reflexiones en torno al concepto de energia. Implicaciones curriculares.  Enseñanza de las Ciencias, 4 (3), p. 247-252, 1986.
  • SILVA, H. C. Como, quando e o que se lê em aulas de Física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança. Campinas. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação,Universidade Estadual de Campinas, 1997.
  • SOLBES, J. & TARÍN, F. Algunas dificultades en torno a la conservación de la energía.  Enseñanza de las Ciencias, 16 (3), p. 387-97, 1998.
  • SOLOMON, J. Teaching the conservation of energy. Physics Education, v. 20, p. 165-170, 1985.
  • SOUZA FILHO, O. M. Evolução da idéia de conservação da energia: um exemplo de história da ciência no ensino de física. São Paulo, 1987. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Modalidade em Física).Instituto de Física, Faculdade de Educação,Universidade de São Paulo, 1987.
  • TRUMPER, R. Being constructive: an alternative approach to the teaching of the energy concept part two.  International Journal of Science Education, vol. 13, n. 1, p. 1-10, 1991.
  • TRUMPER, R. Children's energy concepts: a cross-age study. International Journal of Science Education, vol. 15, n. 2, p. 139-148, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2010
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Maio 2003
  • Recebido
    Jun 2002
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br