Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro "Física"* * Uma versão preliminar dessa pesquisa intitulada "Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro Física" foi apresentada no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), realizado de 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2011, em Manaus, AM. O livro "Física" refere-se à publicação de Angotti e Delizoicov (1990).

The three pedagogical moments and the production context of the book named Física

Cristiane Muenchen Demétrio Delizoicov Sobre os autores

Com a publicação, no final dos anos 1980, dos livros Metodologia do Ensino de Ciências, e Física, a dinâmica conhecida como Três Momentos Pedagógicos (3MP) passou a ser disseminada. Ambas as obras se inserem na Coleção Magistério - 2º grau, que é resultado do "Projeto diretrizes gerais para o ensino de 2º grau: núcleo comum e habilitação magistério". É no decorrer desse projeto que ocorre interação entre o grupo de pesquisadores que implementou a perspectiva freireana no contexto da educação escolar e educadores alinhados com a perspectiva crítico-social dos conteúdos, que conceberam o desenvolvimento da Coleção Magistério 2º grau. Esse contexto de interação é objeto de investigação no presente artigo, a partir da análise de como os 3MP foram abordados na obra Física.

Três Momentos Pedagógicos; Ensino de Física; Metodologia


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br