Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2000
  • Objetivos socioemocionais das atividades de conhecimento físico Artigos

    Brascher, Angela Camargo

    Resumo em Português:

    Moralidade e conhecimento são desenvolvidos através de um processo interno de construção e estão estreitamente relacionados, como estudado por Piaget (1994). As implicações pedagógicas da teoria piagetiana nos dois domínios, moral e intelectual, são mostradas por Kamii e DeVries (1991) que desenvolvem, com base nessa teoria, princípios de ensino e objetivos cognitivos e socioemocionais para atividades de conhecimento físico para a pré-escola. Nas atividades de conhecimento físico, as ações da criança sobre o objeto passam por quatro níveis descritos pelas autoras. Gonçalves (1991) cria atividades de conhecimento físico para as primeiras séries do ensino fundamental, fazendo a extensão dos princípios de ensino e dos objetivos cognitivos de Kamii e DeVries para essas séries, e verifica que o nível das explicações causais, que não é alcançado na pré-escola, é atingido nas primeiras séries. Os objetivos socioemocionais definidos por Kamii e DeVries dizem respeito às relações da criança com o adulto e com seus iguais, e compreendem o desenvolvimento da autonomia, cooperação e iniciativa, considerando que, à luz do construtivismo de Piaget, essas características são necessárias para que a construção ocorra. Nesse contexto, desde que a proposta de Gonçalves focaliza o domínio cognitivo, buscamos investigar o potencial das atividades de conhecimento físico também para o desenvolvimento socioemocional nas séries iniciais.

    Resumo em Inglês:

    According to Piaget, morality and knowledge are developed through an internal process of construction, and they are closely related (1994). The pedagogical implications of Piaget's theory, in both fields moral and intellectual, are shown by Kamii and DeVries (1991). Based in this theory, they developed teaching principles and cognitive and social-emotional objectives to be used in activities for preschool. In the physical knowledge activities, the children's actions in relation to an object are described in four levels. Gonçalves (1991) creates physical knowledge activities for the first grades of elementary school and she adapts the teaching principles and the cognitive objectives of Kamii and DeVries to these grades, and she verifies that the level of causal explanations, which is not reached in preschool, is done in the first grades. The social-emotional objectives defined by Kamii and DeVries are related to the relationship between children and adults, and cover the development of autonomy, cooperation, and initiative, considering that according to Piaget's constructivism, these characteristics are essential for this construction. In this way, since the theory of Gonçalves is related to the cognitive field, we try to investigate the potential of the physical knowledge activities in the social-emotional development in the first grades.
  • Análise do conteúdo de 'saúde' em livros didáticos Artigos

    Mohr, Adriana

    Resumo em Português:

    O artigo propõe critérios para análise e discute o conteúdo de saúde presente em livros didáticos para o ensino fundamental. Exemplifica-se a utilização de tais critérios na análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes a set of criteria to be adopted in the analysis of textbooks used by students from the four initial years of elementary school in Brazil. The health notions identified in three collections are here analysed.
  • A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da física Artigos

    Medeiros, Alexandre; Bezerra Filho, Severino

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo é o de examinar as convicções filosóficas que dão suporte aos comportamentos de alguns professores de física ao lidarem com o ensino da Física no contexto de um laboratório. Entrevistas foram feitas com professores de "Instrumentação para o Ensino da Física", normalmente apresentadas nos currículos desses cursos, assim como com professores secundários que tivessem previamente feito tal curso. As questões foram formuladas de tal modo que os sujeitos pudessem ser envolvidos numa conversa sobre como ensinar alguns assuntos da física e até que ponto seria importante apelar para a experimentação. Os resultados desta pesquisa revelaram perspectivas diferentes sobre o tema entre os sujeitos, principalmente posições indutivistas e realistas ingênuas, as quais são comentadas neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to examine the philosophical convictions which underline the behaviour of some teachers of physics when dealing with the teaching of physics in a laboratory context. Interviews were conducted with teachers of "Instrumentation for Physics Teaching", usually presented in physics courses syllabus, as well as with some secondary teachers of physics who had previously followed such a course. The questions were addressed in such a manner that the subjects could involved in a conversation about how to teach some contents of physics and to which degree it would be important to appeal to experimentation. The findings of this research revealed some different perspectives about the theme among the subjects, mainly naive inductivist and realistic contentions, which are commented in this article.
  • Fragmentos do pensamento dialético na história da construção das ciências da natureza Artigos

    Nascimento Júnior, Antônio Fernandes

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo identificar uma possível inclinação das ciências naturais em direção ao materialismo dialético. Para tanto, procura-se apresentar a história da dialética a partir da discussão racionalismo/empirismo moderno e seus desdobramentos até as tendências dialéticos contemporâneas. Os autores discutidos são Kant, Hegel, Marx, Engels, Lenin, Horkheimer, Marcuse, Habermas, Bachelard e suas escolas epistemológicas, completadas por Althusser, Lefebvre e Kedrov. Ao lado desses autores discutem-se outros, das duas últimas décadas, procurando extrair-lhes o olhar dialético, oculto em seus discursos acerca da ciência do fim do século. Também se procura encontrar na mecânica quântica, nos fractais, na lógica para-consistente, nos modelos matemáticos e na biologia antideterminista, argumentos para existência de uma forma de abordagem dialética da natureza. Por último, procura-se refletir acerca dos motivos da resistência ao método dialético apresentado pela maioria dos cientistas ocidentais e, sua possível superação.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to identify a possible tendency of the natural sciences towards the dialectical materialism. For that, it tries to present the history of dialectic from the modern rationalism/empiricism discussion and its unfolding to the contemporary dialectical tendencies. The authors discussed are Kant, Hegel, Marx, Engels, Lenin, Horkheimer, Marcuse, Habermas, Bachelard and their epistemological schools, complemented by Althusser, Lefèbvre and Kedrov. Besides these authors, we discuss other authors belonging to the two last decades, trying to extract from their ideas a dialectical view, occult in their discourses about science. Also, we search in the quantum mechanics, in fractals, in the paraconsistent logic, in the mathematical models and in the anti-determinism biology, arguments for the existence of a nature's dialectical approach form. Finally, we try to consider the reasons of the resistance against the dialectical materialism presented by the majority of the western's world scientists.
  • Hume: ceticismo e demarcação Artigos

    Coelho, Jonas Gonçalves

    Resumo em Português:

    Propomo-nos a mostrar que, ao contrário do que supõe o senso comum, é possível separar o problema da cientificidade do problema da verdade, ou seja, podem-se estabelecer critérios de acordo com os quais um conhecimento é legítimo, embora não se possa nunca saber se ele ou qualquer outro é verdadeiro; pode-se, ainda, aplicar esses mesmos critérios para identificar e desqualificar pseudoconhecimentos. Para tratar dessa temática familiar à Filosofia da Ciência, tomamos como exemplo um pensador que lhe é precursor, o filósofo empirista do século XVIII, David Hume.

    Resumo em Inglês:

    We intend to show that, on the contrary to what the common sense presumes, it is possible to separate the problem of the science nature from the problem of truth, that is, one can establish criteria according to which a knowledge is legal, although one can never know wether it, or another, is true, and apply the same criteria to identify and disqualify pseudo-knowledge. In order to deal with this question, familiar to the Philosophy of Science, we took as an example a thinker who is a predecessor, the empiricist philosopher of the XVIII century, David Hume.
  • A formação da mão-de-obra para a indústria química: uma retrospectiva histórica Artigos

    Rubega, Cristina Cimarelli; Pacheco, Décio

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma breve retrospectiva da evolução sociohistórica do técnico em Química e da sua praxis produtiva, voltando-se para uma educação técnica de nível médio, no âmbito social, político e científico-tecnológico. Visa um sujeito de ação transformadora, não se restringindo a uma ideologia imediatista de formação profissional; busca eliminar a perspectiva reprodutivista das relações sociais como engrenagem do sistema capitalista.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a brief review of the socio-historical evolution of the chemical technician and his/her productive praxis, as well as his/her High-School level technical education as situated in the social and political environment in the realm of science and technology. Such an individual is seen as the subject of transforming action, so the approach taken here is not restricted to an immediatic ideology of professional training, but rather attempts to eliminate that reproductive perspective which considers social relations as gears in the capitalist system.
  • Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental Artigos

    Silva, Luciano Fernandes; Inforsato, Edson do Carmo

    Resumo em Português:

    Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.

    Resumo em Inglês:

    This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br