Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2005
  • Editorial Editorial

  • Escrevendo em aulas de ciências Artigos

    Oliveira, Carla Marques Alvarenga de; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentamos uma análise dos registros escritos dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências, em que a professora utilizou as atividades de conhecimento físico, criadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os registros analisados foram coletados na Escola de Aplicação da Feusp, no ano de 2001, durante o acompanhamento de três aulas de Ciências: o problema do submarino, o problema do barquinho e o problema da pressão. O artigo procura mostrar um panorama de como aparecem os registros realizados pelos alunos, após uma aula de Ciências em que eles são levados a resolver situações problemáticas por meio da experimentação, argumentar e escrever sobre os fenômenos físicos. Durante a análise, levou-se em consideração os tipos de textos que os alunos escrevem, o uso da primeira pessoa, o uso de verbos de ação, o respeito à ordem cronológica dos eventos e quais os tipos de explicações os alunos atribuem aos fenômenos trabalhados.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzed the written records of Third Grade students of Elementary School at Escola de Aplicação, Universidade de São Paulo, gathered during the Science classes of the 2001 school year, in which activities about physical understanding were used. Created by the Laboratory of Research and Teaching of Physics - LAPEF, of the College of Education of USP, the activities "The Problem of the Submarine", "The Problem of the Little Boat" and "The Problem of the Pressure" required the students to solve problematic situations through experimentation, developing arguments and write about the phenomena. The study developed a framework of how the records are presented by the students, considering the types of texts they produce, the use of the first person, the use of verbs of action, the respect of the chronological order of events and the types of explanations the students give for the phenomena used.
  • Escrita no ensino de ciências: autores do ensino fundamental Artigos

    Souza, Suzani Cassiani de; Almeida, Maria José Pereira Monteiro de

    Resumo em Português:

    Apresentamos resultados de uma pesquisa sobre a escrita como possibilidade de expressão do pensamento dos alunos em aulas de ciências, no final de uma proposta de ensino com o tema Fotossíntese. O referencial de apoio é a análise do discurso em trabalhos de Eni Orlandi, com ênfase na noção de autoria. Analisamos nove produções escritas na forma de ficção científica, carta ou diário de bordo. Os resultados evidenciam a não ocorrência da repetição empírica, e na produção de significados pelos estudantes notamos várias manifestações de repetição histórica. Fazemos considerações sobre as potencialidades da escrita no ensino de Ciências em condições semelhantes às do estudo aqui apresentado.

    Resumo em Inglês:

    We present the results of research on writing as a possibility of expression for pupils thinking in science classes, during a study of Photosynthesis.. The support framework is discourse analysis as presented by Eni Orlandi, with an emphasis on the notion of authorship. We analyze nine productions, written in the form of scientific fiction, letter or logbook. The results show the nonoccurrence of empirical repetition, and in the meaning production by the students there were many manifestations of historic repetition. Considerations of the potential for writing in science teaching with similar conditions to the ones of the study presented here are made.
  • O solo no ensino de ciências no nível fundamental Artigos

    Lima, Marcelo Ricardo de

    Resumo em Português:

    O solo é um componente dos ambientes naturais e antropizados. Apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no Nível Fundamental. Este artigo visa abordar os problemas do ensino de solos no nível fundamental, e propor alternativas para melhorar essa situação. É discutido o papel das universidades neste processo, especialmente na melhoria da formação dos professores do Ensino Fundamental. Também são discutidas outras estratégias, como a realização de cursos, publicações, experimentos, exposições didáticas e uso da internet.

    Resumo em Inglês:

    Soil is a component of natural and anthropogenic environments. Despite of its importance, the subject of soil is not usually taught in depth in the elementary school. This paper seeks to show the problems in teaching soil at the elementary school as well as to suggest alternatives to reduce these problems. The role of universities in this process is discussed, emphasizing the aspects related to graduate courses. Also the use of other strategies is discussed like: short courses, didactic books, experiments, exhibitions, and the use of internet.
  • A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimento Artigos

    Mello, Fernanda Torello de; Mello, Luiz Henrique Cruz de; Torello, Maria Beatriz de Freitas

    Resumo em Português:

    A Paleontologia é recomendada pelos PCN como tema de ciências para o ensino básico brasileiro, sendo freqüente em muitos livros didáticos no País. Abordagens mais completas sobre o tema são, ainda, escassas no dia-a-dia das escolas, devido mais à deficiência dos professores do que ao desinteresse ou dificuldades de aprendizado dos alunos. São descritas aqui iniciativas de atuação junto à Educação Infantil, envolvendo o colégio, professores e alunos. O que se propõe é usar a Paleontologia na alfabetização e na construção do conhecimento, por meio do contato dos alunos com esse tema desde suas atividades educativas iniciais. Visa à popularização do conhecimento paleontológico, à aproximação entre Universidade-Escola, à formação continuada de professores e à prestação de assessoria na elaboração/execução de atividades. As atividades aqui relatadas, mais do que idéias a serem copiadas, devem servir como idéias geradoras de idéias, sendo adaptadas à realidade e às condições de cada um dos interessados.

    Resumo em Inglês:

    Paleontology is recommended by PCN's (Brazilian Curricular Parameters) as a subject to be developed in basic education. Such theme frequently figures in many text-books all over the country. However, more complete approaches are rarely incorporated into daily teaching practices. Such absence seems to be more related to teachers' personal deficiencies (during their training) than to students' limitations (lack of interest or difficulties in learning process). Here we describe some actions related to kindergarten education working with the school (building), teachers, and children. The main proposal is to use Paleontology in the initial "read and write process", presenting this theme from the very beginning kindergarten activities. Final goals are related to paleontological knowledge becoming more popular in Brazilian basic education, to bring together University and School, to encourage with up to date of teachers' knowledge, and to help educators in setting up and executing activities on Paleontology. The actions mentioned here, more than ideas to be imitated, must work as feedback to generate new ideas, adjustable to particular conditions.
  • O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos Artigos

    Santos, Patrícia Oliveira; Bispo, Josiane dos Santos; Omena, Maria Luiza Rodrigues de A.

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos - no aspecto referente à interface ensino Ciências Naturais e cidadania. Serviu ainda para identificar as principais dificuldades encontradas na prática desses docentes para a formação de alunos-cidadãos, assim como revelar a atual situação do ensino de Ciências Naturais no referido programa. Para tanto, foram entrevistados 19 professores que lecionam a disciplina Ciências Naturais nas turmas de 5ª a 8ª série, inseridas no Programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA, em escolas públicas municipais de Aracaju, SE. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada e a análise de documentos, com enfoque qualitativo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to know the conceptions of teachers from EYA- Education of Youths and Adults on the teaching of Natural Sciences and Citizenship. It was also used to identify the main difficulties found by the teachers concerning citizenship formation in students, as well as to reveal today's situation for the teaching of Natural Sciences on such program. Therefore, 19 Natural Science teachers from the 5th and 6th grades inserted in EYA's Fast Learning Program were interviewed in public schools of Aracaju, SE. As a data collecting tool, the technique of the semi-structured interview was used, as well as document analysis focusing on quality.
  • O significado de aprender para alunos de uma escola agrotécnica Artigos

    Borges, Rita de Cássia Pereira; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de

    Resumo em Português:

    Este trabalho de pesquisa se propôs a desvelar o significado de "aprender" entre os alunos de uma escola agrotécnica. Como aquilo que se busca compreender são os significados de aprender, fezse necessário ir ao encontro de sujeitos que vivenciam este fenômeno e deles obter-se descrições sobre suas vivências. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica. Os instrumentos que possibilitaram a constituição de dados foram a observação de alunos em situações vivenciadas na sala de aula e entrevistas. Com o objetivo de se desvelar o fenômeno investigado, buscou-se sua estrutura nos discursos, nas descrições ingênuas coletadas, nos acompanhamentos e nas entrevistas, possibilitando-se, assim, o acesso ao vivido. Captada pela escrita e pela fala, as descrições fornecem indicativos de como o sujeito percebe o fenômeno, o que vai se revelando à medida que as descrições são analisadas. Assim, procedeu-se às análises idiográfica e a nomotética. Os significados a que se chegou foram perseguidos num processo de redução fenomenológica. Na busca das convergências e divergências de significados entre os alunos, procurou-se evidenciar os invariantes e as categorias que expressam aspectos relevantes do fenômeno estudado. As convergências a que se chegou evidenciaram significados de aprender que abrangem "o sentido de aprender", as "condições para aprender" e "relações afetivo-relacionais no aprender". Por fim, elaborou-se uma interpretação e uma reflexão a respeito do significado de aprender para os alunos e a relação desse significado com situações vividas em uma escola agrotécnica.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at revealing the meaning of learning among students of a technical High School. As what was intended to be understood were the meanings of learning, it was necessary to obtain descriptions of the people who were experiencing this phenomenon.. A phenomenological approach was used and the data was comprised of observations and interviews. From these, the structures of the phenomena were described inside the discourses, in the naïve descriptions, in the class observations and in the interviews. From the ideographic and nomothetic analysis of the descriptions, it was possible to obtain hints of how the students understood the phenomena. So, the meanings were obtained in a phenomenological reduction process. In the search of convergences and divergences of meanings among the students, the invariance and the categories that expressed relevant aspects of the phenomena were emphasized. The convergences obtained showed that the meaning of learning encompasses "the sense of learning", the "context of learning" and the "affectiverelational relationship in learning". As a conclusion, a reflection about the meaning of learning for those students and its possible implication to knowledge is suggested.
  • A dimensão comunicativa de uma exposição de objetos técnicos Artigos

    Nascimento, Silvania Sousa do; Ventura, Paulo Cezar Santos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho discute algumas tendências dos museus de ciências e tecnologia. Inicialmente, é apresentada uma pequena introdução histórica dos museus de ciência no mundo contemporâneo, a fim de situar a presença dos espaços museográficos interativos com uma nova função de comunicação. Finalmente, por meio da análise de pequenos diálogos durante uma visita a uma exposição de objetos técnicos, refletimos sobre a negociação de significado do diálogo possível entre um objeto de exposição e o visitante.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses new approaches for science and technology museums. Firstly, we do a brief historic introduction about science museums and how they provide interactive museographic space. The goal is to make a new communication approach. Finally, through the analysis of the dialogues during the visit to the technical objects exhibit we seek insight into the negotiation through dialogue between the exhibit and the public.
  • Culturas das Ciências Naturais Artigos

    Lopes, Maria Margaret

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta subsídios para o ensino de História das Ciências, considerando particularmente o campo da História da História Natural e das Ciências Naturais. Sem ser uma revisão completa da historiografia desses campos de conhecimento sobre o mundo natural, retoma alguns traços gerais desses longos processos de definição de campos disciplinares que se configuram desde a Renascença até o final do século XVIII. Considera diversas tradições culturais e historiográficas que contribuíram para os nossos entendimentos atuais, de como a História Natural do Renascimento foi abandonando seus antigos quadros conceituais, assumindo novas práticas e se constituindo nas tradições da História Natural do século XVIII. Comenta esses processos, em que tanto a Botânica, a Zoologia, a Mineralogia se individualizam como áreas de conhecimentos apoiadas em práticas locais e coleções globais, indo além de sua subordinação à utilidade médica; bem como suas organizações em áreas de conhecimento, por começarem a se colocar questões relativas à origem e à historicidade dos seres e processos naturais, dados os avanços das temáticas classificatórias e das discussões envolvendo temporalidades.

    Resumo em Inglês:

    This paper provides insights into the teaching of the History of Science, especially the field of the History of Natural History and Natural Sciences. Although not claiming to be a complete historiographic review of these areas of knowledge about the natural world, it outlines the general traits of the long process of definition of disciplines that were shaped from the Renaissance to the end of the XVIII century. It encompasses various cultural and historiographic traditions that contributed to our present understanding of how Renaissance Natural History abandoned its ancient conceptual frameworks and assumed new practices and shaped itself in the tradition of XVIII century Natural History. The paper comments on these processes by which Botany, Zoology and Mineralogy were individualized as knowledge supported by local practice and global collections, beyond their subordination to medical use. It deals also with their organization as areas of knowledge arising from questioning the origins and historicity of natural beings and processes, due to advances in the realms of ordering and classification and discussions about temporality.
  • Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos... Artigos

    Passos, Marinez Meneghello; Martins, João Batista; Arruda, Sergio de Mello

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que levaram os jovens a escolherem a profissão de professor e mais especificamente a optar pela carreira de professor de Matemática. Participaram desta pesquisa os acadêmicos que cursavam o primeiro ano de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Londrina, cujos depoimentos foram colhidos por meio da observação participante, compondo, ao final, o que poderíamos chamar de fragmentos de história de vida, sobre os quais lançamos diversos olhares, alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade. A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas do conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar a situação em estudo, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objeto, em um trabalho que se pode chamar de bricolagem.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to investigate the factors which made young people decide to become teachers and, more specifically, to be Mathematics teachers. Students from the first year of the teacher licensing program in Mathematics at Londrina State University took part in this research. Their conversations were recorded during participant observation. The data composed what could be called fragments of life history, which we interpreted from several perspectives through concepts of multi-referentiality. The complexity of the phenomenon we researched called for a theory which bridged several areas of knowledge, with the intention of not dismantling the situation in question by means of its analysis, but rather of increasing our understanding of it, in a work that one can call bricolage.
  • Atividades de modelagem matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir? Artigos

    Almeida, Lourdes Maria Werle de; Brito, Dirceu dos Santos

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, abordamos a questão da atribuição de sentido às situações de ensino e aprendizagem e buscamos uma alternativa que permita ao aluno perceber a importância da matemática escolar. É com esta perspectiva que introduzimos as atividades de Modelagem Matemática e associamos o seu desenvolvimento em sala de aula com aspectos da Teoria da Atividade de Leontiev. O que o trabalho procura colocar é que duas idéias parecem convergir: por um lado, atribuir sentido e construir significados em Matemática demanda situações de ensino e aprendizagem que induzam relações entre a Matemática e a vida dos alunos; por outro lado, as atividades de Modelagem Matemática podem favorecer a aproximação da Matemática escolar com problemas extra-escolares vivenciados pelos alunos. Ao desenvolver uma proposta de atividades de Modelagem Matemática com alunos do Ensino Médio, a partir da análise das informações que coletamos, identificamos três condições que podem favorecer a atribuição de sentido e significado numa atividade de modelagem, levando em consideração as relações estabelecidas. A primeira condição refere-se a casos em que os alunos enfrentam um problema que tem para eles importância subjetiva, ou seja, quando o problema em estudo é de fato um problema para eles. A segunda condição refere-se a casos em que ocorre engajamento crítico e transferência de aprendizagem de uma situação de modelagem para outras situações vivenciadas pelos alunos. A terceira condição dáse quando os alunos procuram tornar relevante o uso da Matemática na abordagem de um problema.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we approach the subject of the sense attribution to teaching and learning situations and we look for an alternative that allows the student to notice the importance of mathematics. It is with this perspective that we introduce mathematical modeling activities and we associate the students' development in classroom with aspects of the Leontiev Activity Theory. Two ideas seem to converge. On one side, to attribute sense and to build meanings in mathematics teaching and learning situations, it is necessary to approach situations that can establish relationships between the Mathematics and the students' life. On the other hand, mathematical modelling activities can connect the classroom's mathematics with the problems of the community to which the students belong. When we developed a proposal for mathematical modeling activities with High School students, starting from the analysis of the information that we collected, we identified three conditions that can show the sense attribution and meaning in a modelling activity, taking into account the established relationships. The first condition refers to cases where the students face a problem that has for them subjective importance, in other words, when the problem is in fact a problem for them. The second condition refers to cases of critical engagement and transfer of learning of a modelling situation for other situations lived by the students. The third condition occurs when the students try to make relevant the use of the mathematics in the approach to a problem.
  • Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações Artigos

    Silva, Marcia Cristina Nagy; Buriasco, Regina Luzia Corio de

    Resumo em Português:

    Este artigo traz algumas reflexões sobre a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar. Para isso, apresentamos algumas análises da produção escrita de 25 alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental, encontrada numa questão de Matemática. A análise centrou-se nos seguintes questionamentos: i) que caminhos os alunos escolhem para resolver o problema? ii) que conhecimentos matemáticos utilizam? iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles? iv) como utilizam as informações contidas no enunciado da questão? O texto destaca também a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional comece a ser entendida também como um meio para compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects on the importance of analysing the written production of students in order to evaluate learning in school environments. An analysis is presented of the written answers that 25 students, aged 10 years old, of 4th level of Elementary School (Cambé - Paraná - Brazil), gave to a mathematical question. The analysis focused on the following areas: i) which steps the students took to solve the problem; ii) what mathematical knowledge they used; iii) what kind of mistakes they made; iv) how the students used the information provided by the question statement. The article highlights the fact that the students used some kind of mathematical knowledge even when their answers were wrong. It emphasizes evaluation as a way of improving our understanding of the teaching/learning process.
  • Questões de interesse na história do pensamento cartesiano para a educação Matemática contemporânea Artigos

    Silva, Alexandre; Gurgel, Célia Margutti do Amaral

    Resumo em Português:

    Em que termos os cenários sociopolíticos e culturais dos séculos XVI e XVII podem fazer emergir elementos da História, bem como da Sociologia e da Filosofia da Ciência, para a ressignificação da didática das Ciências Matemáticas contemporâneas? Este artigo apresentará alguns argumentos teóricos sobre esta questão e ainda analisará em que termos a construção histórica e social do conceito de método, no pensamento cartesiano, poderá enriquecer o ensino de Matemática a partir de textos didáticos existentes no sistema escolar.

    Resumo em Inglês:

    How can the social, political and cultural scenes of the XVI and XVII Centuries, as well as elements of Sociology and Philosophy of Sciences, contribute to give Mathematics teaching and learning a new contemporary significance? This article will introduce some theoretical arguments about this question and will also analyse in what form the historical and social construction of Cartesian thought may enrich the teaching of Mathematics with the already available didactic scholarly texts.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br