Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2006
  • Editorial Editorial

  • La epistemología de reichenbach aplicada al desarrollo de trabajos prácticos contextualizados (TPC)

    Speltini, Cristina T.; Cornejo, Jorge N.; Iglesias, Ana Isabel

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo describe la aplicación, durante tres cuatrimestres, de una innovación didáctica en el enfoque de los trabajos experimentales de un curso de Física para Ingeniería. El objetivo de la innovación fue trabajar en contextos, desde una ampliación de la perspectiva epistemológica de Reichenbach. Se planteó la enseñanza de temas de Física integrando los contextos: de descubrimiento, de justificación y de aplicación. Se observó que los trabajos experimentales contextualizados permiten extender la lógica disciplinar al relacionar aspectos históricos, epistemológicos, didácticos y tecnológicos del conocimiento enseñado. Una encuesta de opinión permitió conocer las ideas de los estudiantes sobre la innovación; los resultados obtenidos se muestran en el presente trabajo. Se advirtió que la implementación sistemática de esta innovación requeriría una organización curricular diferente, por lo menos en los cursos de Física para Ingeniería.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a didactic innovation applied to the experimental work within a course of Physics for Engineers, during a period of three terms. The aim of this innovation was to work with “context” from an extended Reichenbach epistemological perspective. Physics concepts were taught, integrating the following contexts: discovery, justification, teaching and employment. It was noticed that when contexts are applied to experimental work, the disciplinary logic is broadened, as a result of linking historical, epistemological and technological aspects of the subject being taught. The students ideas about the innovation were gathered through a questionnaire and the results are included in this work. The systematic use of this innovation would require a different curricular organization at least in Physics courses for engineers.
  • O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo Artigos

    Gonzalez, Fabiana Gaspar; Paleari, Lucia Maria

    Resumo em Português:

    Mudanças notáveis nos hábitos alimentares, acompanhadas de práticas fisioculturistas intensas, são a tônica dos dias atuais, com registros de carências nutricionais e de obesidade bastante preocupantes, do ponto de vista da saúde pública, entre crianças, jovens e adultos. Mas o que conhecem as crianças e os adolescentes sobre o processo de digestão-nutrição, os conceitos básicos envolvidos e as condutas alimentares adequadas à boa saúde humana? Como é desenvolvido esse tema nas escolas públicas e particulares de ensino? Tais questionamentos desencadearam um estudo sobre a natureza das práticas desenvolvidas por professores de ciências e biologia e o conhecimento apresentado por alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram inadequação no tratamento metodológico de ensino do processo de digestão e conceitos envolvidos nesse tema, que levam os alunos ao desinteresse e a manterem praticamente inalterados os conhecimentos ordinários que possuem. O processo de digestão e nutrição, bem como suas implicações para a saúde, configuraram-se como fenômenos desvinculados do aluno, à semelhança do que observamos nos livros didáticos por eles utilizados. A dinâmica das inter-relações alimentares entre seres vivos são superficialmente consideradas em ecologia e passam ao largo das adaptações comportamentais, morfológicas e fisiológicas envolvidas. Considerando esses resultados, propõe-se conteúdo baseado em abordagem ecológica, voltado para determinadas atividades experimentais, jogos e interações coevolutivas de seres vivos - aspectos biológicos e sociais, para o despertar de posturas reflexivas e críticas diante das transformações sociais em curso e de nossas necessidades biológicas no que se refere à alimentação e saúde.

    Resumo em Inglês:

    There have been marked changes in eating habits perceptions of body image; these are currently very important with reports of nutritional deficiency and obesity, and are a large public health concern among children, adolescents, and adults. But what do children and adolescents know about the nutritiondigestion process and the basic concepts involved, and adequate eating behaviours for good health? How is this theme developed in state and private schools? These questions led to a study of the nature of practices developed by science and biology teachers and the knowledge shown by students in schools. Results revealed inadequate teaching methodology when dealing with the digestion process and the specific concepts involved in these themes, which leads to student disinterest and practically no change in their common understanding of the subject. Digestion and nutrition processes, as well as their health implications are seen as phenomena apart from student's life similar to how they are presented in the school text books. The dynamics of eating interrelations between living creatures are superficially covered in ecology and little attention is paid to the behavioural, morphological, and physiological changes involved. Considering these results we propose content based on an ecological approach directed towards specific experimental activities, games, and the co-evolutive interactions of living beings - social and biological aspects - to start students thinking about and criticising current social trends and our biological needs in relation to eating and health.
  • Coletores de lixo e enteroparasitoses: o papel das representações sociais em suas atitudes preventivas Artigos

    Nunes, Ana Luiza Borges de Paula; Cunha, Ana Maria de Oliveira; Marçal Júnior, Oswaldo

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi investigar a prevalência de enteroparasitoses em coletores de lixo do município de Patrocínio - MG, e conhecer suas representações sociais sobre as condições de trabalho a que estão sujeitos, e sobre os riscos que sua atividade profissional pode oferecer no que diz respeito às enteroparasitoses. Para a consecução deste objetivo, a coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionários e de entrevistas realizados paralelamente à efetivação de exames parasitológicos, aos 22 coletores de lixo de Patrocínio. Em 63,64% dos coletores estudados, foram encontrados protozoários ou helmintos, contudo apenas 13,63% são enteroparasitas. Os coletores de lixo evidenciaram representações sociais coletivas sobre o lixo e seu potencial como veiculador de doenças, e, com base nestas representações, desenvolvem estratégias próprias de prevenção, o que pode explicar a baixa prevalência encontrada de enteropasitoses.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to investigate the prevalence of intestinal parasites in garbage collectors in Patrocínio - MG, find out their social representations about working conditions to which they are subject and the work-related risks concerning intestinal parasites. To achieve this goal, data collection was carried out through questionnaires and interviews as well as parasitological tests, from 22 garbage collectors of Patrocínio. Protozoa or helminthes were found in 63.64% of the studied collectors, although only 13.63% were intestinal parasites. Garbage collectors clearly showed collective social representations about garbage and its potential as a disease carrier and, according to such representations, they have developed their own preventive strategies, which might explain the low prevalence of intestinal parasites found.
  • La atención a la situación de emergencia planetaria en los museos de ciencias: el inicio de un cambio necesario

    Vilches, Amparo; Gil-Pérez, Daniel; González, Mario; González, Eduardo

    Resumo em Espanhol:

    En el presente trabajo analizamos el contenido de dos importantes museos franceses que han empezado a incorporar de forma clara y extensa, no meramente incidental, la atención a la actual situación de emergencia planetaria. Se trata de dos ejemplos notables de superación todavía parcial de la orientación tradicional de los museos como meros exponentes propagandísticos de los logros científicos y de respuesta positiva a los llamamientos de Naciones Unidas para que todos los educadores contribuyamos a favorecer la participación ciudadana en la toma de decisiones fundamentadas, generando actitudes y comportamientos orientados a la consecución de un futuro sostenible.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the content of two important French science museums that have begun to pay explicit and extensive attention to the current planetary emergency. They constitute two examples of how museums are beginning to overcome their traditional role as mere exponents of technoscientific achievements, and give a positive answer to United Nations call to all educators, both formal (from primary school to the university) and informal (museums, media...) to contribute to a correct perception of the state of the world and to prepare citizens for well-founded decision-making, generating responsible attitudes and behavior oriented towards the attainment of a sustainable future.
  • A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia Artigos

    Silva, Lenice Heloísa de Arruda; Schnetzler, Roseli Pacheco

    Resumo em Português:

    O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio, bem como realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns de seus alunos. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de ensino e a análise do conteúdo para os depoimentos dos alunos. Os resultados revelam que a mediação pedagógica do formador promove elaboração conceitual em seus alunos, que a consideram um exemplo a ser adotado em suas futuras atuações docentes, evidenciando o importante papel que professores universitários de disciplinas científicas específicas podem ter na formação docente inicial.

    Resumo em Inglês:

    This research focuses how a lecturer's pedagogical mediation in a biological course may contribute to a future teachers' practice in Biology, particularly related to the conceptual elaboration process. The theoretical and methodological approach of the investigation is based on a historical and social framework. Data collection comprises observation and audio tape recording of the lecturer's lessons and interviews with students, which are analyzed according with microgenetic and conceptual approaches. Results reveal the importance that lecturer's pedagogical mediation may have for the initial teacher education in Biology.
  • Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada Artigos

    Barcelos, Nora Ney Santos; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    Apresentamos neste trabalho uma experiência de formação continuada com professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que envolveu também licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. O ponto fundamental foi o início de colaboração entre Universidade e Escola que a pesquisadora, responsável tanto pela formação inicial quanto continuada, conseguiu realizar. Isso permitiu o desenvolvimento de uma mudança curricular por parte dos professores da escola, assim como uma reflexão mais aprofundada dos estagiários sobre a realidade escolar e a prática docente. A análise e interpretação será conduzida a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    In this work we show an example of in-service teachers' education, in a public elementary school, which also involved also future teachers in Biology. The most important point was the collaboration between University and School, enabled by the researcher who was responsible both for preservice and in-service teachers' education. This allowed the development of curricular change by the schoolteachers and a deepening of the students' reflection about the reality of school and teaching practice. The analysis and interpretation is based on a psychoanalytical reference and focuses on the change in the understanding and satisfaction about subjects.
  • O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular Artigos

    Gonçalves Júnior, Marcos Antonio; Buriasco, Regina Luzia Corio de

    Resumo em Português:

    O presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares - práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.

    Resumo em Inglês:

    This article sees the teacher as an actor in a community of practice (LLINARES, 2000), where he/she carries out several tasks to achieve curricular objectives - curricular management practices (PONTE e SERRAZINA, 2004). It introduces what Tardiff (2000) calls “teachers knowledge”, relating it to “knowledge in action” in teaching practice (PONTE, 1995). From this standpoint, it analyzes some moments of practice of an 8th grade Elementary School teacher, specially during the presentation of an algorithm task ( information collected during a Master Degree research, from which this text originated), providing some reflection on the potentialities of the teacher as the producer of Math teaching knowledge.
  • Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces Artigos

    Moraes, Roque; Galiazzi, Maria do Carmo

    Resumo em Português:

    O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.

    Resumo em Inglês:

    The paper describes the result of qualitative research of two graduate programs that used in their researches an analytical approach called “discursive textual analysis”. This methodology produced four simultaneous results: 1 a reconstruction of the understanding of science and its ways of production; 2 the reconstruction of the research object and its comprehension; 3 the reconstruction of the competence in writing; 4 the reconstruction of the research itself. The authors argue that discursive textual analysis produces an environment in which different elements are reconstructed, especially the understanding of meaning production in science and a continuous transformation of the research itself.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br