Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial Editorial

  • El trabajo de laboratorio en cursos de física desde la teoría de campos conceptuales

    Andres Z., Ma. Maite; Pesa, Marta A.; Moreira, Marco Antonio

    Resumo em Espanhol:

    Los Trabajos de Laboratorio, dirigidos a la resolucion de problemas de ciencia, implican el abordaje de situaciones problema mediante tareas y subtareas propias del quehacer cientifico. El proceso de aprendizaje durante el desarrollo de estos trabajos se analiza desde la Teoria de Campos Conceptuales propuesta por Gerard Vergnaud. Esta teoria considera el saber y el saber hacer como dos aspectos indivisibles en el desarrollo conceptual; y, permite analizar la relacion entre conocimientos explicitos y conceptualizaciones implicitas a partir de las acciones de los sujetos en situaciones especificas. El desarrollo cognitivo se concibe en el marco de campos conceptuales, constituidos por conjuntos de: situaciones, conceptos y reglas de accion, y representaciones simbolicas, y centrado en la asimilacion y acomodacion de esquemas del sujeto en accion. Se presenta y discute un modelo (MATLaF) elaborado para la comprension de los procesos cognitivos en un trabajo de laboratorio.

    Resumo em Inglês:

    This paper looks at laboratory work addressed to science problem solving which implies approaching problematic situations by means of tasks and subtasks typical of the scientific investigation. The learning process during the development of these tasks is analyzed from the perspective of the conceptual fields theory, proposed by Gerard Vergnaud. This theory considers knowledge and knowing how to do as two indivisible aspects of conceptual development, and allows the analysis of the relationship between explicit knowledge and implicit conceptions using students¡ actions in specific situations. Cognitive development as conceived in the framework of conceptual fields is made up of sets of situations, concepts and action rules, and symbolic representations, and focuses on assimilation schemes and accomodation of the subjects¡ action schemes. A model (MATLaF) is presented, discussed and elaborated to understand the cognitive process in the laboratory work.
  • O ensino de Física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológica Artigos

    Costa, Luciano Gonsalves; Neves, Marcos Cesar Danhoni; Barone, Dante Augusto Couto

    Resumo em Português:

    O ensino de Física para pessoas com deficiência visual é investigado a partir da perspectiva do professor de deficientes visuais e dos estudantes deficientes visuais. Professores de deficientes visuais e estudantes com deficiência visual são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. O resultado da análise das entrevistas serve de subsídio para o aperfeiçoamento do atual ensino de física das pessoas com deficiência visual.

    Resumo em Inglês:

    Physics education for visual impairment is investigated in this paper. Teachers of visually impaired students and visually impaired students were interviewed with questions about the teaching and learning of science. The results reveal elements that need to be considered in the physics teaching to visually impaired students.
  • O ensino de física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro - posição de encontro de dois móveis Artigos

    Camargo, Eder Pires de; Silva, Dirceu da

    Resumo em Português:

    Aborda-se a análise de uma atividade de ensino de Física elaborada e aplicada a alunos com deficiência visual, parte de uma pesquisa realizada sobre o tema. Sua estrutura fundamentou-se na busca de soluções a um problema aberto (possível colisão entre um carro e um trem), e seu desenvolvimento prático constituiu-se em dois momentos: No primeiro momento, os alunos ouviram a gravação de uma situação problemática que enfocava o movimento de um carro e de um trem; no segundo momento, por meio de um debate, os alunos descreveram observações, apresentaram suas diferentes interpretações para a situação problema, e propuseram soluções para a questão contida na referida situação. Pretende-se que os resultados aqui apresentados contribuam com o ensino de Física de alunos com a citada deficiência.

    Resumo em Inglês:

    We report here an analysis of a physical teaching activity for blind students, within a research carried out on this subject. Its structure is based on seeking solutions for a unstructured problem (possible collision between a car and a train). Its development consists on two moments: first the students listened to a record of a car and a train in movement; then the students described their observation, showing different interpretations for the same situation and suggested solutions for the problem. We intend that the results presented in this paper can contribute to help physics teaching for blind students.
  • O estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental Artigos

    Lemos, Maria Patrícia Freitas de

    Resumo em Português:

    O presente estudo investiga o tratamento da informação expresso em livros didáticos brasileiros apresentados em três coleções analisadas pelo PNLD (2000 e 2004) que foram recomendadas com distinção das séries iniciais do ensino fundamental. As atividades foram analisadas a partir dos tipos de gráficos e conteúdos matemáticos abordados nas tarefas analisadas. Considerando o importante papel que os livros didáticos assumem na educação brasileira esse estudo aponta-nos que o trabalho com tratamento da informação, realizado pelos livros didáticos, encontra-se distante de possibilitar aos alunos a construção de procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados. O tratamento da informação, na maioria das coleções analisadas, não é explorado no decorrer de todos os livros didáticos, aparecendo apenas no capítulo de estatística e probabilidade.

    Resumo em Inglês:

    The present research deals with the use of information expressed in Brazilian text books in three collections analized by PNLD ( National Plan of Didatic Book ) ( 2000 and 2004 ) which were recommended with distinction for the beginning grades of elementary teaching. The activities were analyzed for the type of graphics and maths contents. Considering the important role that text books play on Brazilian education, this study shows us that the work with the use of information within text books is not giving students the constructive procedures needed to collect, organize, communicate and interpret information. There is little use of information in the majority of the analyzed collections, appearing only in the statistics and probability chapters.
  • Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas Artigos

    Silva, Regina Célia Pinheiro da; Megid Neto, Jorge

    Resumo em Português:

    Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with Brazilian postgraduate research outcomes on teachers and educators training to approach sexual education at school, aiming to know and point out its main tendencies. The methodology used in the study was the state of the art research, through the identification of 65 thesis and master degrees' dissertations which are described and analyzed, according to initial and continuous teacher's forming models; professional's features and conceptions/representations; theoretical, historical and curricular elements studied in these researches. Research outcomes show unprepared professionals in term of initial formation as well as continuous schooling.
  • A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio Artigos

    Filipecki, Ana; Barros, Susana de Sousa; Elia, Marcos da Fonseca

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são apresentadas as opiniões dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio. Um questionário on-line foi desenvolvido para esse fim, contendo quatro itens referentes ao perfil do respondente, 15 referentes aos objetivos do Programa, dez relacionados às estratégias de orientação e uma pergunta aberta, na qual o pesquisador expressa sua opinião sobre a I.C.. O questionário foi respondido por 43 pesquisadores (20%). Os dados referentes aos itens foram analisados em termos de intensidade e consistência das opiniões. O aspecto sócio-cognitivo do Programa é o que apresenta maior ênfase para os pesquisadores. Os resultados mostram níveis mais elevados de consistência interna na dimensão exeqüibilidade, em ambas as escalas, sugerindo que a visão dos pesquisadores sobre a I.C. expressa-se no fazer. A visão dos pesquisadores-orientadores é que a investigação científica é uma "arte prática" que não se aprende nos livros e sim mediante a imitação e a experiência. Somente num ambiente físico, materializado nos laboratórios e nos eventos científicos é possível desenvolver conhecimentos e habilidades próprios da carreira científica.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the researchers-mentors opinions' about a scientific vocational program about a scientific researchtraining program for High School students. An on-line questionnaire was developed specifically to this end. The research instrument contains four items referring to the mentor's profile, 15 referring to the Program's goals, 10 related to the mentoring strategies and an open question allowing the researcher to express his/her opinion about research training for High School students. The questionnaire was answered by 43 researchers (20%). The data referring to the items were analyzed in terms of intensity and consistency of the opinions. The researchers considered the social-cognitive aspects the most valuable feature of the Program. The results show higher levels of internal consistency in the exeqüibility dimension, in both scales, suggesting that the researchers' views about the Program are expressed in their actions. The mentors' views are that scientific investigation is a "practical art"not directly acquired in the books but through imitation and experience. Only in the proper environment, which is materialized in laboratories and scientific events, it is possible to develop knowledge and habilities inherent to scientific careers.
  • Cautela ao usar imagens em aulas de ciências Artigos

    Silva, Henrique César da; Zimmermann, Erika; Carneiro, Maria Helena da Silva; Gastal, Maria Luiza; Cassiano, Webster Spiguel

    Resumo em Português:

    O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino.

    Resumo em Inglês:

    The use of images in the teaching of sciences is quite a routine. Research has been showing the necessity of teaching the reading of images since their reading is not straightforward. As with any other resource, the teacher has an indispensable role, direct or indirect, in the way images work in the classroom context. Beyond of those presuppositions, it was considered that the reading of images depends on the historically-built conditions. The subject is part of those conditions. So, it is fundamental that we think about the role of teacher education courses in the understanding of the manner of mediation of the use of images when teaching science. In this work we analyzed in what aspects a short duration course of in-service teacher education influenced teachers' relationship with the images, their representations and possible actions in classroom. At the end of the course it was realised that there were changes in the ways teachers thought about images and in their relationship with images within science teaching and learning processes.
  • Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar Artigos

    Barbosa-Lima, Maria da Conceição; Castro, Giselle Faur de; Araújo, Roberto Moreira Xavier de

    Resumo em Português:

    A atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.

    Resumo em Inglês:

    In Portuguese, four words have been used to describe the pedagogical activity: ensinar (to teach), formar (to form), educar (to educate) and instruir (to instruct). Their meanings and uses have shifted significantly, reflecting not only changes in the school system but also in the society development. An etymological study shows that their original meanings and uses may tell us something about the school - teacher - student relationship prevailing at a given time. The special case of Physical Sciences is examined to show that there seems to have a clear connection between the use of these words and the underlying philosophical conceptions embodied in the pedagogical practices.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br