Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2013
  • Editorial

  • Os conhecimentos alternativos e científicos na área de ciências naturais: uma revisão a partir da literatura internacional

    Castro, Darcy Ribeiro de; Bejarano, Nelson Rui Ribas

    Resumo em Português:

    Este texto trata dos aspectos teóricos dos conhecimentos alternativos e científicos com crianças em faixa etária entre sete e 11 anos de idade, na área de Ciências Naturais. Deriva de uma dissertação de mestrado que estudou os de conceitos de microrganismos e funções vitais de animais e plantas numa escola cooperativista da cidade de Central, estado da Bahia, em 2009-2010. Neste estudo, organizamos uma síntese das concepções espontâneas e científicas, baseada essencialmente na literatura internacional, para fins de contribuir com a análise de conhecimentos das crianças da referida escola. Os principais aspectos estudados sobre os microrganismos foram a estrutura, tamanho e importância; enquanto, para os animais e plantas, foram consideradas, no estudo, as funções de nutrição, trocas gasosas, respiração e transporte, enfatizando as funções digestórias no ser humano. Discutimos as implicações desse referencial para o planejamento de um ensino para as séries iniciais, destacando o conhecimento biológico da criança.

    Resumo em Inglês:

    This text deals with the theoretical aspects of alternative and scientific knowledge with children between seven and 11 years of age, in the area of natural sciences. It derives from a dissertation that studied the concepts of microorganisms and vital functions of animals and plants in a cooperative school in Central town, in 2009-2010. In this study, we organize a synthesis of spontaneous and scientific conceptions, based essentially on international literature for the purpose of contributing to the analysis of children's knowledge of that school in this area. The main aspects studied about microorganisms were their structure, size and importance; While, for the animals and plants the functions of nutrition, gas exchange, respiration and transportation were considered, emphasizing the digestive functions in humans. There is a discussion of the implications of this benchmark work for the planning of teaching to this age range, highlighting the biological knowledge of the child.
  • Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000

    Santos, Flávia Maria Teixeira dos; Greca, Ileana María

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre as metodologias e instrumentos de pesquisa usados nos artigos publicados nas principais revistas da área de ensino de ciências da América Latina no período 2000-2009. A partir destes dados, discutimos diferentes aspectos que podem ser úteis para melhorar a qualidade da pesquisa na área.

    Resumo em Inglês:

    In this article we present the results of a research about the research methods used in science education in Latin America during 2000-2009, as shown by the articles published in renowned Latin-American journals. We also discuss different aspects that may be useful for improving the quality of the research in science education.
  • Pressupostos epistemológicos que balizam a Situação de Estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente

    Sangiogo, Fábio André; Halmenschlager, Karine Raquiel; Hunsche, Sandra; Maldaner, Otavio Aloisio

    Resumo em Português:

    Frente às propostas de ensino baseadas em temas que sinalizam reconfiguração curricular, objetiva-se identificar e apresentar pressupostos epistemológicos presentes na Situação de Estudo (SE), bem como destacar implicações destes no ensino e na formação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa, desenvolvida mediante a análise de textos publicados que referenciam a SE, e de uma entrevista semiestruturada realizada com um professor idealizador da proposta. A análise dos materiais permite inferir que o principal referencial epistemológico da SE é o bachelardiano, e, no âmbito educacional, o vigotskiano. Contudo, assumir esses referenciais implica construir programas escolares que considerem aspectos do cotidiano do estudante para que, nas interações assimetricamente estabelecidas sobre o objeto em estudo, possa apropriar-se do conhecimento historicamente produzido. Para isso, sinaliza-se a necessidade de discussões de cunho epistemológico na formação docente, para além dos educacionais, para que se desenvolva um ensino mais coerente com as Ciências e significativo aos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to identify and bring forward epistemological assumptions from Study Situation (SE), and detect implications of this for teaching and teacher training. This is qualitative research, developed by analysis of publications that refer to SE and a semi structured interview and was conducted with a teacher mentor of the proposal. The analysis of the materials allows us to infer that the main epistemological reference of SE is Bachelardian and, in the educational sphere,Vigotskian. Taking these references shows how to build school programs, considering aspects from the student's everyday knowledge, so that they can take ownership of the knowledge historically produced in the interactions asymmetrically established for the object under study. So, it signals the need for epistemological discussions in teacher training, in addition to the educational, in order to develop a teaching that is more coherent with the Science and meaningful to the students.
  • Elaborando um perfil conceitual de equação: desdobramentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática

    Ribeiro, Alessandro Jacques

    Resumo em Português:

    O modelo teórico Perfil Conceitual, desenvolvido por Eduardo Mortimer, vem sendo amplamente utilizado no Ensino de Ciências. Segundo esse modelo, conceitos polissêmicos permitem a elaboração de perfis conceituais, os quais são compostos de diferentes zonas, que correspondem a diferentes formas de ver, representar e significar o mundo. Não obstante, o trabalho de Alessandro Ribeiro identificou diferentes significados do conceito de equação. O conjunto desses significados recebeu o nome de Multissignificados de Equação. Assumindo o pressuposto de que o conceito de equação é polissêmico, buscou-se, neste trabalho, identificar e categorizar algumas zonas de um perfil conceitual de equação. Utilizando-se de um jogo dialógico entre dados de estudos epistemológicos e ontológicos, apresentam-se as zonas preliminares de um perfil conceitual de equação: pragmática, geométrica, estrutural, processual e aplicacional. Nas considerações finais, são apontados os desdobramentos da pesquisa e algumas implicações da abordagem de perfil conceitual para o ensino e a aprendizagem de Matemática.

    Resumo em Inglês:

    The theoretical model of a conceptual profile was developed by Eduardo Mortimer and has been widely used in science education. According to this model, polysemic concepts permitting the establishment of conceptual profiles, which are composed of different zones, that correspond to different ways of seeing, of representing and of signifying the world. Nevertheless, the research of Alessandro Ribeiro identified different meanings of the concept of equation. The set of these meanings was named by Multimeanings of Equation. Taking on the premise that the concept of equation is polysemous, this study aimed at identifying and categorizing some zones of a conceptual profile of equation. By using of a dialogical play between data from epistemological and ontological studies, zones of a conceptual profile of equation are presented: pragmatic, geometric, structural, procedural and applicational. Lastly, developments of the research and some implications of the conceptual profile approach to teaching and learning of mathematics are pointed out.
  • "Poliedro é um sólido, correto?":um estudo com graduandos interagindo em um chat sobre a definição de poliedro

    Nieto, Rodrigo Zuza; Bairral, Marcelo Almeida

    Resumo em Português:

    Na pesquisa educacional, são escassos os estudos que analisam a construção de conceitos geométricos mediante interações à distância. Essa investigação está focada no entendimento de futuros professores sobre a definição de poliedro. O artigo é fruto de uma pesquisa que analisa interações em ambientes virtuais de aprendizagem. Apresentaremos, resumidamente, o cenário que foi elaborado para ser um curso sobre poliedros estrelados e, posteriormente, analisaremos as interações em um de seus espaços: o chat. A investigação sublinha que a análise em um chat deve movimentar-se de uma visão global para uma visão focada nas reflexões individuais/coletivas. O chat mostrou ser um cenário que oportunizou, aos graduandos, refletirem sobre a definição de poliedros em três âmbitos: um no contexto dos sólidos geométricos, um focado nos seus elementos (faces, arestas e vértices) e outro centrado no número de dimensões.

    Resumo em Inglês:

    Educational research studies that analyze the construction of geometric concepts through distance interactions are scarce. This study is focused on pre-service teachers' understanding about the definition of a polyhedron. The article is based on research that analyses interactions in virtual scenarios of learning. Briefly, we will present the environment that was designed to be a course about star polyhedrons and, later, we analyze the interactions in one of its forms: that of chat. The investigation and analysis of one chat shows that it must move from a global vision to one focused on individual and collective reflections. The chat was shown to be a scenario that improved pre-service teachers' reflection about the definition of polyhedrons in three areas: in the context of geometric solids; of its elements (faces, vertices and edges); and in the number of dimensions.
  • Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI

    Saito, Fumikazu; Dias, Marisa da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de "instrumentos matemáticos", e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes to devise an interface between history and mathematics education based on a dialogue between historians of mathematics and educators. Regarding this, we have considered epistemological and methodological aspects of the history of mathematics based on current trends in historiography along with the methodology based on the logic-historical approach. The interface sought to envisage the movement in thought in the context in which these very concepts were conceived and the context in which mathematical concepts were developed. This interface led us to reflect on the historical process of development of knowledge by which a didactic activity could be devised. This activity was based on a sixteenth century document devoted to the construction and use of "mathematical instruments". Activity elaboration took into account an intention and a plan of action through which its application was made possible. The teaching organization took into consideration the internal and external connections brought about by analysis of the document and the thought form in developing the concept.
  • Incidencia de un ambiente de aprendizaje blended, en la transformación de competencias matemáticas en estudiantes universitarios

    Chiappe, Andres; Manjarrés, Guillermo Antonio

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo describe una investigación que da cuenta de la incidencia de un Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA) en el fortalecimiento de algunas competencias matemáticas en estudiantes universitarios. La investigación permitió contrastar el estado de desarrollo de varias competencias matemáticas en estudiantes universitarios de primer semestre, antes y durante una experiencia de interacción en un Ambiente Virtual de Aprendizaje, como complemento de un curso presencial de Geometría. Los resultados obtenidos en la investigación permitieron identificar algunas transformaciones en los estudiantes, sobre todo en su capacidad de identificar, plantear y resolver problemas, en sus habilidades para comunicarse de manera oral y escrita y en su capacidad de aplicación de los conocimientos matemáticos al campo de la Ingeniería Civil.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a research project that accounts for the impact of a Virtual Learning Environment (VLE) in strengthening some Math skills in university students. The research allowed us to compare the state of development of some mathematical skills in students of first semester, before and during an experience of interaction in a Virtual Learning Environment, in addition to a face to face course in Geometry. The research results helped identify some changes in students, especially in their abilities to identify and solve problems, communicate orally and in writing and in their ability to apply mathematical knowledge to the Civil Engineering field.
  • Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química

    Regiani, Anelise Maria; Mól, Gerson de Souza

    Resumo em Português:

    A partir do ingresso de uma aluna cega no curso de licenciatura em Química de uma universidade pública, foi desenvolvida a presente reflexão sobre a inclusão de alunos deficientes visuais em cursos superiores de Química. Os docentes deste curso responderam a um questionário no qual expressaram temores e ideias sobre inclusão e iniciativas em sala de aula. Verificou-se que a educação inclusiva neste nível requer a reconstrução do sistema de ensino, com superação de várias barreiras pedagógicas. A maioria dos docentes apontou a carência de materiais didáticos e o despreparo para a interação com as necessidades específicas como causa principal da dificuldade na formação da discente cega. Apesar disso, a presença e a convivência desta aluna com os colegas contribuem para a formação de professores mais capacitados para lidar com as diferença, por vivenciarem o processo de inclusão e, dessa forma, acreditarem que isso é possível e viável.

    Resumo em Inglês:

    From the entrance of a blind student in chemistry course at a public university in Brazil this reflection was developed about the inclusion of the visually impaired in college chemistry. The teachers of this course answered a questionnaire where they expressed their fears and ideas on inclusion and initiatives in the classroom. It was found that inclusive education at this level requires the reconstruction of the educational system to overcome pedagogical barriers. Most teachers pointed to the lack of instructional materials and their own unpreparedness as causes of failure in teaching for this student. On the other hand, her presence and interaction with colleagues contributed to the formation of more qualified teachers able to handle the difference. Experiencing a process of inclusion make them believe that this is possible and feasible.
  • Análise crítica das analogias do livro didático público de Química do estado do Paraná

    Bernardino, Mychelle Amorim Defenti; Rodrigues, Maria Aparecida; Bellini, Luzia Marta

    Resumo em Português:

    As analogias no âmbito da educação, em particular nas ciências da natureza, podem ser consideradas um recurso com grande potencial didático no processo ensino-aprendizagem, já que têm a função de auxiliar o aluno na compreensão de conceitos e fenômenos desconhecidos, por meio de comparações de atributos de similaridade com outros já conhecidos. Tendo em vista que os livros didáticos são, em muitos casos, o principal material utilizado, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as analogias do Livro Didático Público de Química do Estado do Paraná. Como resultados, foram encontradas vinte e cinco analogias, abrangendo diferentes tópicos de Química do livro. Os tópicos que apresentaram predominância de analogias foram os de ligações químicas e estrutura atômica. De acordo com o critério nível de enriquecimento, vinte e duas das analogias encontradas são simples, ou seja, compartilham um único atributo.

    Resumo em Inglês:

    The analogies in education, particularly in the natural sciences, have the role of helping the student to understand unknown concepts and phenomena, through comparisons of similar attributes with other ones already known. In this context, analogies can be considered a resource with great didactic potential in the teaching and learning process. Considering that schoolbooks are the main material for many teachers, the purpose of this research is to identify and study the Paraná State's Chemistry public schoolbook analogies. As results, we found twenty five analogies, covering the different Chemistry topics of the book. It is necessary to emphasize that the topics that presented more analogies were chemical bonds and atomic structure. According to level of enrichment criteria, twenty-two of the analogies were found to be simple, that is, they share a single attribute.
  • A ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de ciências: estudos críticos e propostas de sala de aula

    Piassi, Luís Paulo

    Resumo em Português:

    Este trabalho, partindo da apresentação de propostas de ensino de ciências com o uso da ficção científica e fundamentando-se em referenciais dos estudos literários críticos sobre o gênero, objetiva argumentar que sua maior contribuição para a educação científica não se situa nem na precisão científica, nem na qualidade didática e nem mesmo no potencial lúdico que esse tipo de narrativa desperta. Sem desconsiderar a importância desses aspectos, mostramos que o sentido de levar a ficção científica para as aulas de ciências está nos mecanismos de produção ficcional que, por características que lhe são próprias, envolve um modo especial de raciocinar sobre o mundo natural. Tais mecanismos baseiam-se em conjecturas que promovem o chamado estranhamento cognitivo capaz de promover, nos estudantes, a problematização que pode ser o ponto de partida para uma abordagem crítica, não apenas de conceitos e leis, mas, também, de suas implicações e motivações epistemológicas e socioculturais.

    Resumo em Inglês:

    This paper is based on the proposal for teaching science through the use of science fiction and relies on references to literary critics of the genre, arguing that the greatest contribution to science education is not situated either in scientific precision, nor in didactic intentions nor even in the potential play this kind of narrative brings. Without disregarding the importance of these aspects, we argue that the main reason for bringing science fiction to science classes derives from the mechanisms of producing fiction that involves a special way of thinking about the natural world. Such mechanisms are based on assumptions that promote a so-called cognitive estrangement, which is able to promote in students reasoning as the starting point for a critical approach for teaching not only concepts and laws, but also epistemological and sociocultural implications and motivations.
  • Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade?

    Cardoso-Silva, Cláudio Benício; Oliveira, Antonio Carlos de

    Resumo em Português:

    O rápido avanço das pesquisas científicas tem possibilitado que novos conhecimentos sejam assimilados, e que antigas teorias e hipóteses reformuladas. É inquestionável a importância dos livros didáticos enquanto objeto pedagógico na formação do cidadão. Por conta disso, torna-se imprescindível que estes sejam constantemente reavaliados, no que tange a seu conteúdo. No presente estudo, foram avaliadas as diferentes formas pelas quais os livros didáticos de Biologia abordam o tema biodiversidade. Para realizar esta pesquisa, foram utilizados livros didáticos, os quais fazem parte do catálogo do Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM). Observamos que alguns tópicos relacionados ao estudo da biodiversidade são apresentados de maneira superficial e, por vezes, equivocada. Também ficou evidente que os livros didáticos analisados neste estudo tratam de um mesmo assunto com abordagem e profundidade diferentes. Isto sugere que adoção de um único livro didático nas escolas pode comprometer o processo de aprendizado do aluno.

    Resumo em Inglês:

    The rapid advancement of scientific research has been enabled by new knowledge being assimilated and by the reformulation of old theories and hypotheses. The importance of textbooks is unquestionable as a teaching aid in the formation of the citizen. For this reason, it is essential that they be constantly reevaluated, regarding their contents. In the present study we evaluated the different ways that biology textbooks address the biodiversity issue. To conduct this research were used textbooks, which are part of the High School Didactic Textbooks Brazilian National Evaluation Program (PNLEM). From the results obtained in this study, we observed that some topics related to biodiversity studies are presented in a superficial way, and are sometimes wrong. It was also evident that the textbooks examined in this study were dealing the same subject with different approaches and at different depth. This suggests that adoption of a single textbook in schools can compromise the learning process of students.
  • Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores

    Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira; Tomanik, Eduardo Augusto

    Resumo em Português:

    A formação de educadores ambientais deve envolver, sempre que possível, processos contínuos de estudo, atualização e a valorização dos conhecimentos dos próprios educadores. Partindo desses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi investigar as Representações Sociais sobre o meio ambiente compartilhadas pelos professores das séries iniciais da Educação Básica da cidade de Porto Rico, Estado do Paraná, Brasil, para indicar caminhos para a formação continuada desses profissionais como Educadores Ambientais. Utilizamos a técnica de evocação de palavras para identificar os possíveis elementos que compõem as representações sociais, além de entrevistas. Identificamos que tais representações são caracterizadas por uma visão naturalista de meio ambiente e que os professores possuem conhecimentos limitados sobre o ambiente local. Esses elementos indicam a conveniência da oferta de cursos voltados para a transmissão e discussão de informações sobre o ambiente regional e para a compreensão de que os professores são, também, parte deste ambiente.

    Resumo em Inglês:

    The development of Environmental Educators must ideally be a continuous study process, reviewing of the state-of-the-art and with attention to the educators' experience. The goal of the present work was to investigate Social Representations about the environment, by Basic Education teachers from the City of Porto Rico, State of Paraná, Brazil, to indicate ways for the continuing education of these Educators. We used the Free Evocation of Words technique and personal interviews in order to identify the possible elements constituting the Social Representations. We identified that the representations of the analyzed group are based on a naturalist point of view of the environment. It was also verified that, concerning the local environment, the teachers´ understanding is not well-founded. These findings support the need for courses devoted to the introduction and discussion of regional environment knowledge. Such studies can, subsequently, lead teachers to comprehend that they are also constituents of the environment.
  • Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin

    Batista, Irinéa de Lourdes; Lucas, Lucken Bueno

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia.

    Resumo em Inglês:

    In recent years, many authors have discussed the role of values in scientific activities. When searching for new ways to understand the reasons, processes and results of these activities, considerable relevance is given to the fact that scientific practices should be understood according to their social historical context. Based on the relevance of research committed to the study of the axiological influences on the dynamics of science, the present article discusses the role that the cognitive values may have upon the understanding of a biological theory - natural selection - through an epistemological historical synthesis and other philosophic historical contributions, aiming to investigate the development of a new strategic approach to teaching the evolutionary content in Biology teaching.
  • Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem

    Ruiz-Moreno, Lidia; Leite, Maria Teresa Meirelles; Ajzen, Claudia

    Resumo em Português:

    O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da Unifesp. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    At the graduation course on Teaching in Health, offered by Cedess/Unifesp, an online discussion forum was set up. The aim of this study was to identify the cognitive and social skills developed and the thematic units preferred by postgraduate students. The messages were classified according to the cognitive abilities. Content analysis of messages was performed for each category. Students developed cognitive and social skills in the three categories. The discussed topics showed the integration of knowledge at personal, institutional, social and political levels. Students built knowledge in a collective dimension, where the interpersonal interactions and content, mediated by ICTs, have played an important role in learning. These interactions have strengthened learning, understood as a social process, so that the analysis has shifted from the isolated individual into conceiving the relationship among subjects and their roles in society.
  • Hanseníase, preconceito e parrhesía: contribuições para se pensar saúde, educação e educação em saúde

    Sá, Marcia Bastos de; Siqueira, Vera Helena Ferraz de

    Resumo em Português:

    Considerando que os campos profissionais da educação, da saúde e da educação em saúde implicam práticas destinadas ao governo das condutas dos indivíduos, desenvolvemos reflexão que visa contribuir para a problematização da formação profissional nesses campos. A partir de depoimento extraído de vídeo educativo que apresenta o tema do preconceito e do isolamento compulsório para portadores de hanseníase, tecemos considerações sobre a peculiaridade dos mecanismos de exclusão, conforme postulado por Michel Foucault, e apresentamos exemplos que evidenciam até que ponto esses mecanismos funcionaram, ainda recentemente, sobre os portadores da doença no Brasil. Retomando o fio dos eventos que levaram à mudança da denominação da doença - de lepra para hanseníase -, analisamos a luta empreendida por médico brasileiro contra o preconceito, alcançando uma reflexão de caráter ético, seguindo pistas das últimas investigações foucaultianas sobre o tema da constituição do sujeito moral e ativo, soberano de si mesmo.

    Resumo em Inglês:

    We consider that the professional fields of education, health and health education have practices that govern the conduct of individuals so we developed a reflection that aims to contribute towards problematizing professional training in these fields. Based on a testimony extracted from an educational video that presents the theme of prejudice and compulsory isolation for people with Hansen's disease, we discuss the peculiarity of the exclusion mechanisms, as postulated by Michel Foucault, and present examples that show to what extent these mechanisms have still functioned recently with those who have the disease in Brazil. Revisiting the events that led to the change of the disease's name - from leprosy to Hansen's disease - we analyzed the struggle of a Brazilian doctor against prejudice, making an ethical reflection following the clues of the Foucaultian investigations on the theme of the constitution of the moral and active subject, the sovereign of himself.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br