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Dinâmica e mecanismos de reprodução da ideologia do consumismo por empresas transnacionais de dados

Resumo

A investigação identifica, através do método de revisão bibliográfica, uma série não exaustiva de dinâmicas e mecanismos utilizados pelas empresas de dados Google, Facebook, Amazon e os corretores de dados para a reprodução da ideologia do consumismo, e é também apresentada uma definição para essa ideologia. Cinco dinâmicas possibilitadas por 17 mecanismos específicos são categorizadas, uma vez que a combinação entre elementos da segunda categorização gera a dinâmica descrita na primeira. A questão de investigação aqui abordada é: como é que as empresas transnacionais de dados atuam na reprodução internacional da ideologia do consumismo? Argumenta-se que tiram partido de uma deliberada falta de interesse, principalmente do interesse do Estado, em regular a forma como operam na Economia Política Internacional, para capturar dados através de dinâmicas gerais que resultam da articulação de mecanismos específicos de captura de dados. Através disto, estas empresas conseguem naturalizar, ideologicamente, o ato de consumir. As dinâmicas gerais identificadas pelo jornal foram cinco: personalização, concentração da web, arquitetura de escolha, imperialismo infra-estrutural, e lock-in. O fenómeno é discutido à luz da Teoria Crítica das Relações Internacionais.

Palavras-chave
Empresas de dados; Ideologia; Consumismo; Economia Política Internacional; Teoria da Crítica

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