Acessibilidade / Reportar erro
Contexto Internacional, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2004
  • Uma teoria de instituições em declínio: reavaliando saída, voz e lealdade de Hirschman para as instituições internacionais

    Borges, Bruno de Moura

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a adaptar a teoria de Hirschman para as Relações Internacionais. A partir de uma diferenciação entre as preferências dos Estados dentro de instituições internacionais, o modelo explicita as dinâmicas que surgem quando a qualidade institucional declina. Enquanto Estados fortes tentarão reformar a instituição por meio de ameaças de saída, Estados médios e fracos terão poucas alternativas. Três casos envolvendo os EUA são descritos e analisados.

    Resumo em Inglês:

    This article is an attempt to adapt Hirschman's theory to International Relations. Proposing a differentiation in preferences from the states inside international institutions, the model points to the dynamics generated when institutional quality declines. While strong states will try to reform the institutions through threats of exit, intermediary and weak states will have few alternatives. Three cases involving the United States are described and analyzed.
  • Construção de estados: por que não funciona e com o fazê-la funcionar?

    Messari, Nizar

    Resumo em Português:

    O autor procura entender por que processos de paz não são eficazes em estabelecer uma paz estável e duradoura depois que conflitos intra-estatais são encerrados. Ele argumenta que a insistência na construção de Estados em regiões marcadas por conflitos intra-estatais pode explicar a falha de grande parte dos processos de paz. Afirma, então, que o "elo que falta" nas explicações apresentadas por boa parte da literatura sobre resolução de conflitos é a questão da construção de identidades. Em seguida, explora como alguns autores lidam com o tema da identidade para defender uma postura influenciada pelos escritos de Habermas sobre comunicação, política e Estado. Na conclusão, avalia o processo de peacebuilding na Bósnia, e afirma que, longe do fracasso que muitos atribuem a esse processo, a intervenção naquele país conseguiu suspender as hostilidades e iniciar um processo político lento que pode levar a uma nova configuração política, diferente do Estado-nação, entre as partes. Finalmente, o autor afirma que o referido processo pode fornecer elementos fundamentais para a transição política agora em curso no Iraque, após a invasão americana em 2003.

    Resumo em Inglês:

    The author tries to explain why intra-state conflicts are less likely to be successfully concluded by peaceful settlements than inter-state conflicts. The author affirms that his main hypothesis is that those peace processes fail because they insist on building states as the only possible political space. The author argues that the missing link in the existing literature on conflict resolution is the social construction of identities involved in such conflicts. He discusses how different authors deal with identity construction before he settles for a position defended by Habermas, which relies on new ideas on communication, politics and the state. The author concludes his argument by evaluating the Dayton agreement in Bosnia. According to the author, the Dayton agreement cannot be evaluated as a failure since they managed to cease the hostilities and to begin the construction of a new political process that does not necessarily coincide with the state. The author presents the Bosnian evolution as a model to what might happen in Iraq after the US invasion in 2003.
  • Balanço sobre a Inserção Internacional do Brasil

    Lopes, Dawisson Belém; Vellozo Junior, Joelson

    Resumo em Português:

    O artigo tem como propósito analisar o processo de inserção internacional do Brasil sob duas frentes distintas: a da política exterior (PEB) e a da política internacional (PIB). Após breve percurso histórico, nos deteremos na corrente gestão do Itamaraty, sob a chefia do embaixador Celso Amorim e a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Algumas alternativas e caminhos para a melhor inserção internacional brasileira serão avaliados em nossa trajetória.

    Resumo em Inglês:

    The article aims at assessing the process of Brazil's international insertion under two different lines: Brazil's foreign policy and Brazil's international polity. After delivering a brief historical panorama, we will focus on current Itamaraty's administration, under the leadership of Ambassador Celso Amorim and the presidency of Luiz Inácio Lula da Silva. Somes paths and alternatives for Brazil's better placement among the nations of the world will be put under scrutiny in the course of this article.
  • O Brasil e a ALCA: um estudo a partir da Argentina

    Cortes, María Julieta

    Resumo em Português:

    A proposta da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), lançada por George Bush (pai), e seu novo impulso, dado por Clinton, foram recebidos com muita cautela no Brasil. A partir de 1990, o governo Collor de Mello, diante do esgotamento do modelo de desenvolvimento interno baseado na substituição de importações, pleiteou uma recomposição da política externa adaptada ao novo projeto. Desse modo, iniciou-se a abertura paulatina do mercado interno, acompanhada de um incremento nas importações superior ao das exportações. Nesse contexto, o Brasil propôs a liberalização do comércio internacional em bases recíprocas. No presente trabalho, e tendo como marco de referência o projeto ALCA, identificam-se no Brasil posturas favoráveis e contrárias ao mesmo, que resumem os inúmeros debates em torno da melhor forma de se defender os interesses nacionais brasileiros: privilegiar a ALCA ou o Mercosul?; a negociação via acordos bilaterais ou conjunta com os sócios do Mercosul, via Acordos 4+1?; o recomeço do Mercosul e a concretização de acordos com a União Européia ou a busca de novas parcerias (associações) no sistema internacional? Em seguida, consideram-se as posições assumidas pelas administrações de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Por último, analisa-se a atitude assumida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva diante do projeto de integração continental em seus primeiros onze meses de governo (janeiro-dezembro de 2003).

    Resumo em Inglês:

    Brazil cautiously received former president George Bush's proposal and Clinton's new impulse on FTAA (Free Trade Area of the Americas). Due to the weakening of an internal development pattern based on import substitution, Collor de Mello's government put forward a recomposition foreign policy according to a new project, since 1990. Hence, a slow opening to the internal market began. This was accompanied by an import increase, which surpassed exports. Framed within this context, Brazil held the liberalization of international trade with reciprocal bases. This research work exhibits an approach substantiated on the FTAA project. Brazilian positions towards the matter proved to be both supportive and opposite to the approach; thus generating a series of debates in order to defend Brazilian national interests. Should FTAA be favoured? Should Mercosur be priviliged? Should bilateral agreements negotiation prevail? Should a Mercosur partnership in accord with 4+1 agreement pervade? Should there be a Mercosur re-founding with concrete terms with the European Community or should the government seek new partnerships in the international system? The government's attitude towards these issues during Fernando Collor de Mello, Itamar Franco and Fernando Henrique Cardoso's administrations are being dealt with in this work. Finally, Luiz Inácio Lula da Silva's position as regards the continental integration project in the first eleven months of his administration (January-December 2003) is also being considered.
  • Política etnorreligiosa, conflito intra-estatal e o futuro da democracia na Costa do Marfim

    Ogunmola, Dele; Badmus, Isiaka Alani

    Resumo em Português:

    Este artigo utiliza o método descritivo para analisar as origens e o caráter aparentemente intratável, mas evitável, dos fatores ancilares que implicaram a derrocada da Costa do Marfim, que já foi uma ilha de estabilidade política, uma vitrine de prosperidade econômica e de sucesso em uma África Ocidental mergulhada em guerras civis. O artigo investiga as políticas dos Estados colonial e pós-colonial até a morte do presidente Félix Houphouët-Boigny, a era pós-Houphouët e suas crises política e socioeconômica, e a má administração do legado de Boigny, que levaram ao conflito interno. As conseqüências da disputa interna também são investigadas nos níveis nacional e sub-regional, assim como as resoluções dos conflitos por meio das ineficientes iniciativas de paz de Accra que, inexoravelmente, levariam às conversas de paz de Lina-Marcoussis. Os resultados das negociações, a participação de poderes não africanos e o futuro da democracia na Costa do Marfim também são investigados.

    Resumo em Inglês:

    This paper uses descriptive method to analyse the origin and the seemingly intractable but avoidable ancillary factors that plunged Côte d'Ivoire, which was once the island of political stability, the showcase of economic prosperity and success in West Africa in the fangs of civil war. The paper surveys the policies of the colonial and postcolonial state till the death of President Félix Houphouët-Boigny, the post-Houphouët era and its lot of political and socio-economic upheavals and the mismanagement of the legacies of Boigny that led to the internal conflict. The consequences of the civil strife are also surveyed at the national and sub-regional levels as well as the resolutions of the conflict through the botched Accra peace initiatives that inexorably led to the Lina-Marcoussis peace talks. The aftermath of the negotiations and the involvement of extra-African powers and the future of democracy in Côte d'Ivoire are also looked into.
  • The changing politics of foreign policy Resenha

    Carvalho, Maria Izabel V. de
  • International relations and the problem of difference Resenha

    Moulin, Carolina
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20 , 22453-900 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3527-2284, Fax: (55 21) 3527-1560 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cintjournal@puc-rio.br