RESEARCH ARTICLE Chinese Double Effect on Brazilian Foreign Policy (2003-2018) Coutinho, Yuri Bravo Rodriguez, Júlio César Cossio Abstract in Portuguese: Resumo Esta pesquisa examina a política externa brasileira contemporânea, e sua preocupação central é explorar como a ascensão global da China impactou as diretrizes gerais da política externa brasileira de 2003 a 2018. Argumentamos que a China teve um duplo impacto na política externa brasileira: (i) restringindo seu escopo devido à natureza restritiva das relações sino-brasileiras, principalmente via comércio e divergência política, e (ii) aumentando a inserção autônoma do Brasil no sistema internacional devido às lacunas estruturais produzidas pelo apoio diplomático chinês na esfera global e pela convergência de agendas específicas. Um estudo de caso sobre as relações sino-brasileiras é conduzido com tipologias de ações de política externa elaboradas por Schweller (1994). Em seguida, propomos que a política externa brasileira, por meio da estratégia de ‘bandwagoning for profit’, buscou interpretar uma posição de chacal dentro do sistema internacional. Nossas variáveis são definidas com base em Ripsman, Taliaferro e Lobell (2016), considerando o estímulo estrutural da ascensão da China como variável independente, a permissividade e a clareza do sistema internacional como variável interveniente e o comportamento da política externa brasileira como variável dependentAbstract in English: Abstract This research examines contemporary Brazilian foreign policy, and its central concern is to explore how China’s global rise has impacted the general guidelines of Brazilian foreign policy from 2003 to 2018. We argue that China has had a double impact on Brazilian foreign policy: (i) restraining its scope due to the restrictive nature of Sino-Brazilian relations, primarily via commerce and political divergence, and (ii) enhancing Brazil’s autonomous insertion in the international system due to the structural gaps produced by Chinese diplomatic support in the global sphere and from the convergence of specific agendas. A case study on Sino-Brazilian relations is conducted with typologies on foreign policy actions elaborated by Schweller (1994). Then, we propose that Brazilian foreign policy, through the ‘bandwagoning for profit’ strategy, sought to interpret a Jackal position within the international system. Our variables are defined based on Ripsman, Taliaferro and Lobell (2016), considering the structural stimulus of China’s rise as the independent variable, the permissiveness, and clarity of the international system as the intervening variable, and the behaviour of Brazilian foreign policy as a dependent variable. |
RESEARCH ARTICLE Operation Car Wash beyond Borders: The Making of a Transnational Policing Field Villela, Priscila Abstract in Portuguese: Resumo Investigações da imprensa revelaram que a Operação Lava Jato, uma força-tarefa anticorrupção, recebeu apoio do FBI, a agência federal americana de investigação criminal. Este artigo analisa as conexões transnacionais entre agentes da lei brasileiros e americanos que levaram à formulação e à condução da Operação Lava Jato, reconstituindo suas dimensões transnacionais, que ainda não receberam muita atenção na literatura especializada. Para isso, mobilizamos a ferramenta de pensamento de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu e seus intérpretes nas Relações Internacionais, o que nos permitiu refletir sobre as interações entre policiais em um espaço social especializado, promotor de socialização, competição e cooperação. Começando com a pesquisa documental, identificamos os atores nacionais e internacionais envolvidos na operação, as relações de poder entre eles, seus padrões e espaços de interação e os possíveis impactos políticos.Abstract in English: Abstract Investigations by the press have revealed that Operation Car Wash, an anti-corruption task force, received support from the FBI, the American federal agency of criminal investigation. This paper analyses the transnational connections between Brazilian and American law enforcement officers, which led to the formulation and conduction of Operation Car Wash, reconstituting its transnational dimensions, which have yet to receive much attention in the specialised literature. To accomplish this, we have mobilised the field thinking tool developed by Pierre Bourdieu and his interpreters in International Relations, enabling us to reflect on the interactions between police within a specialised social space promoter of socialisation, competition, and cooperation. Beginning with documental research, we have identified the national and international actors involved in the operation, the power relationships between them, their patterns and spaces of interaction, and potential political impacts. |
RESEARCH ARTICLE Bolsonaro’s Foreign Policy and the Brazilian Bourgeoisie Berringer, Tatiana Botão, Gustavo Rocha Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo faz uma análise sobre a política externa do governo Bolsonaro e os interesses da burguesia interna brasileira. A hipótese é que a burguesia interna teria apoiado o Golpe de 2016 e a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, mas, ao longo dos anos, passaram a apresentar resistências em relação às práticas políticas do governo e às pressões externas sobre a política ambiental e as ameaças contra a democracia. Realizamos uma pesquisa empírica nos documentos de posição das principais entidades patronais da burguesia interna com foco nas seguintes pautas: i) acordo Mercosul-UE; ii) ingresso na OCDE; iii) reforma da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul; e iv) política ambiental. Conclui-se que ao longo do mandato existiram conflitos no interior da burguesia interna, e ao final, passou a existir uma mudança dos interesses dessa fração que, ao lado de outros elementos, podem explicar a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro em 2022.Abstract in English: Abstract This article analyses the Bolsonaro government’s foreign policy and the interests of the Brazilian internal bourgeoisie. The hypothesis is that the internal bourgeoisie supported the 2016 coup d’état and the 2018 election of Jair Bolsonaro but, over the years, they started to exhibit resistance to the government’s political practices and responded to the external pressures related to environmental policy and threats to democracy. The empirical research analysed the position papers of the internal bourgeoisie’s main employer organisations, focusing on the following agendas: i) the Mercosur-EU agreement; ii) entry into the OECD; iii) reformulation of Mercosur’s Common External Tariff (CET); and iv) environmental policy. The study concludes that there were conflicts within the internal bourgeoisie throughout the Bolsonaro administration and, in the end, there was a change in their interests that, alongside other elements, can explain Jair Bolsonaro’s 2022 electoral defeat. |
BOOK REVIEW The Challenges for Building Regional Integration in the Global South: The Case of Brazilian Foreign Policy towards Mercosur Hoffmann, Andrea Ribeiro |
BOOK REVIEW Sensible Politics: Visualizing International Relations Caetano, Gabriel F. |
BOOK REVIEW Street Sovereigns: Young Men and the Makeshift State in Urban Haiti Finazzi, João Fernando |
SPECIAL ISSUE: NEW DIRECTIONS FOR FOREIGN POLICY ANALYSIS Foreign Policy and Identity: A Contribution from a Bourdieusian-Inspired Framework of Analysis Motta, Bárbara Vasconcellos de Carvalho Abstract in Portuguese: Resumo Embora o conhecimento de que as identidades importam esteja razoavelmente consolidado nas Relações Internacionais, a avaliação de como as identidades importam e como elas funcionam na definição dos limites das ações políticas ainda é um trabalho em andamento. O presente artigo conecta esse debate com a Sociologia Política Internacional (SPI) ao trazer os conceitos de Bourdieu de habitus, campo e doxa para a análise de identidade e política externa, que podem ser usados como dispositivos heurísticos para abordar a identidade sem essencializá-la. Portanto, este artigo faz uma dupla contribuição. Primeiro, ele traduz os conceitos de Bourdieu de habitus, campo e doxa para a Análise de Política Externa (APF) e mostra como eles ajudam a acomodar a lógica binária de agente/estrutura em torno da qual o debate sobre política externa e identidade está estruturado. Em segundo lugar, fornece uma estrutura analítica por meio da qual é possível operacionalizar os conceitos de Bourdieu e identificar como a identidade é mobilizada por meio de discursos, não apenas porque faz parte da ideia que uma nação tem de si mesma, mas também porque aumenta as chances de um tomador de decisão garantir a aprovação de suas ações de política externaAbstract in English: Abstract While the knowledge that identities matter is reasonably consolidated in International Relations, the evaluation of how identities matter and how they work in setting the boundaries of political actions is still a work in progress. The present article connects this debate with International Political Sociology (IPS) by bringing Bourdieu’s concepts of habitus, field, and doxa to the analysis of identity and foreign policy, which can be used as heuristic devices to address identity without essentializing it. Hence, this article makes a twofold contribution. First, it translates Bourdieu’s concepts of habitus, field, and doxa to Foreign Policy Analysis (FPA) and shows how they help to accommodate the binary logic of agent/structure around which the debate on foreign policy and identity is structured. Second, it provides an analytical framework through which one can operationalize Bourdieu’s concepts and identify how identity is mobilized through discourses not only because it is a part of a nation’s idea of itself but also because they improve the chances of a decision-maker to guarantee approval for its foreign policy actions. |
SPECIAL ISSUE: NEW DIRECTIONS FOR FOREIGN POLICY ANALYSIS Forum on Recognition in Foreign Policy (Analysis) and (The Study of) Diplomacy Guzzini, Stefano Opondo, Sam Okoth Smith, Karen Abstract in Portuguese: Resumo E se a busca por reconhecimento, e não por poder, posição ou segurança, fosse o objetivo primordial das políticas externas? E se as práticas de reconhecimento tanto empoderassem quanto subjugassem, fixando identidades e reproduzindo os termos nos quais os agentes se tornam reconhecíveis em primeiro lugar? O reconhecimento como encontro pode se tornar a tarefa diplomática e a condição para uma ordem internacional pós-colonial? Este Fórum aborda algumas implicações de colocar o reconhecimento no centro da (análise) política externa e (do estudo da) diplomacia. Uma primeira intervenção sobre reconhecimento e dominação fornece o duplo pano de fundo teórico. Por um lado, as teorias de reconhecimento são entendidas como uma teoria específica de ação que corrige algumas das deficiências das teorias de escolha racional na Análise de Política Externa. Por outro lado, o reconhecimento pode ser a base de uma teoria política da diplomacia co-constitutiva da ordem internacional, na qual ele corresponde a uma estratégia ética que reproduz, mas também aborda, as relações de dominação. Uma segunda intervenção exemplifica a implicação para a análise da política externa. Ela analisa a política externa da África do Sul como uma busca de reconhecimento relacional, na qual o círculo relevante de reconhecimento não é o do status de grande potência dentro da sociedade internacional em geral, mas o ambiente africano mais imediato no qual o autorreconhecimento também é alcançado. A intervenção final coloca o reconhecimento na teoria diplomática. Ela analisa a necessidade e as armadilhas inerentes ao reconhecimento sem encontro com as práticas coloniais de (não) reconhecimento, exemplificadas pelo tratamento dado pelo Império Britânico ao imperador abissínio Tewodros II.Abstract in English: Abstract What if the quest for recognition, not power, rank or security, were the overriding objective of foreign policies? What if practices of recognition both empower and subjugate by fixing identities and reproducing the terms upon which agents become recognisable in the first place? Can recognition as encounter become the diplomatic task of, and condition for, a post-colonial international order? This Forum addresses some implications of putting recognition at the centre of foreign policy (analysis) and (the study of) diplomacy. A first intervention on recognition and domination provides the dual theoretical backdrop. On the one hand, theories of recognition are understood as a specific theory of action that remedies some of the shortcomings of rational choice theories within Foreign Policy Analysis. On the other hand, recognition can be the basis of a political theory of diplomacy co-constitutive of international order, where it corresponds to an ethical strategy both reproducing yet also addressing relations of domination. A second intervention exemplifies the implication for foreign policy analysis. It analyses the foreign policy of South Africa as a pursuit of relational recognition, in which the relevant circle of recognition is not that of great power status within international society at large, but the more immediate African environment in which also self-recognition is achieved. The concluding intervention places recognition into diplomatic theory. It analyses the necessity and yet inherent pitfalls of recognition without encounter through the colonial (non-)recognition practices, exemplified through the treatment of the Abyssinian Emperor Tewodros II by the British Empire.1 |
SPECIAL ISSUE: NEW DIRECTIONS FOR FOREIGN POLICY ANALYSIS Critical and Interpretivist Foreign Policy Analysis: Reflecting on Three Challenges Ahead Guzzini, Stefano Siman, Maíra Salgado, Carolina Abstract in Portuguese: Resumo Este texto conclui a Edição Especial “Novas direções para a Análise de Política Externa”, que tem como objetivo explorar alguns caminhos de pesquisa recentes na tradição crítica e interpretativista das Relações Internacionais. Ao invés de resumir as contribuições para a Edição Especial, reflete-se sobre uma série de desafios futuros, concentrando-se em três: os desafios teórico da APE inspirada na identidade ou na teoria/ prática, a divisão internacional da produção de conhecimento no contexto de uma comunidade acadêmica semiperiférica como o Brasil e os desafios para o desenvolvimento de uma APF verdadeiramente crítica que não tome como certas as categorias estabelecidas pelo Ocidente. O texto faz então um convite para explorar tais desafios.Abstract in English: Abstract This text concludes the Special Issue on “New Directions for Foreign Policy Analysis” that aims at exploring some recent research avenues in the critical and interpretivist tradition in International Relations. Rather than summarising the contributions to the Special Issue, it reflects on a series of challenges ahead, focusing on three: the theoretical challenges in identity-focused or practice-theory inspired FPA, the international division of knowledge production in the context of a semi-peripheral academic community like Brazil, and the challenges for developing a truly critical FPA that does not take its Western-established categories for granted. Doing so, it issues an invitation to explore these challenges together. |