Acessibilidade / Reportar erro

Classes sociais e consumo: um estudo dos gastos das famílias brasileiras a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018)

Social classes and consumption: a study on the expenses of Brazilian families based on the Household Budget Survey (2017-2018)

Clases sociales y consumo: un estudio acerca de los gastos de las familias brasileñas a partir de la Encuesta de Presupuestos Familiares (2017-2018)

Resumo:

O objetivo deste artigo é investigar a relação entre classe social e consumo. A partir de uma perspectiva teórica que busca conectar práticas, disposições e classes, o consumo é visto como uma instância empírica privilegiada para a investigação das divisões sociais baseadas em classe. Existem homologias entre as estruturas de gastos das famílias e suas posições sociais? É provável que tais estruturas de gastos variem entre as classes e suas frações em função dos princípios de diferenciação do espaço social. Os dados são extraídos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018). Além da comparação dos gastos médios relativos das famílias conforme sua posição social, serão utilizadas técnicas exploratórias descritivas, como a Análise Geométrica de Dados.

Palavras-chave:
Classe social; Consumo; Capital cultural; Capital econômico; Orçamentos familiares

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Cep: 90619-900, Tel: +55 51 3320 3681 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: civitas@pucrs.br