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Mudanças na estrutura da transição escola-trabalho no Brasil

Resumo

Esse artigo analisa em detalhe as mudanças nas estruturas que conectam o sistema educacional e o mercado de trabalho no Brasil nos últimos 30 anos. Usando a metodologia de linkages proposta por DiPrete et al. (2017)DiPrete, Thomas A., Thijs Bol, Christina Ciocca Eller, and Herman G. van de Werfhorst. 2017. School-to-work linkages in the United States, Germany, and France. American Journal of Sociology 122 (6): 1869–1938. https://doi.org/10.1086/691327.
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e Elbers (2021)Elbers, Benjamin, Thijs Bol and Thomas A. DiPrete. 2021. Training regimes and skill formation in France and Germany an analysis of change between 1970 and 2010. Social Forces 99 (3): 1113-45. https://doi.org/10.1093/sf/soaa037.
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, identificamos mudanças na trajetória que conectam educação e ocupação que resultaram da rápida expansão educacional brasileira, diferenciando entre mudanças na composição e na estrutura dessas conexões. Nossos resultados demonstram que o aumento no nível de escolaridade não impactou substancialmente a alocação ocupacional dos trabalhadores brasileiros, mas que houve impactos distintos para trabalhadores de diferentes grupos etários e para trabalhadores com diplomas universitários em áreas de estudo diferentes. Esses resultados sugerem que as características da expansão educacional no Brasil nos últimos 30 anos – i.e., a privatização, concentração de áreas de estudo, e discrepâncias de qualidade – contribuíram para o enfraquecimento das conexões entre o sistema educacional e o mercado de trabalho.

Palavras-chave
Linkages; Educação; Ocupações

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