Acessibilidade / Reportar erro

Chatbots para a formação docente: novas possibilidades de aprendizagem em rede

Chatbots for teacher training: new possibilities for network learning

Chatbots para la formación de profesores: nuevas posibilidades para el aprendizaje en red

Resumo:

O presente texto é fruto de uma pesquisa denominada “Fact-checking education: identificação, produção e combate a narrativas nas redes”, que pretende compreender o contexto da emergência das fake news e suas repercussões, para desenvolver metodologias de pesquisa-formação na cibercultura (Santos 2015Santos, Edméa. 2015. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks.) em tempos de pós-verdade (Santaella 2018Santaella, Lúcia. 2018. A pós-verdade é verdadeira ou falsa. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora.). Apresentamos aqui usos formativos de chatbots para a mediação docente com praticantes culturais através do encadeamento de narrativas e de imagens produzidas em contexto de pesquisa. Partimos do repertório teórico-metodológico da pesquisa-formação na cibercultura para a proposição do dispositivo de pesquisa “Reglus chatbot” para subverter os usos dos dispositivos utilizados em nosso cotidiano e compreender outras ambiências formativas no ciberespaço. O campo da pesquisa é o cotidiano da disciplina “Informática na Educação” do curso de Pedagogia a distância da Uerj, em que investigamos novas formas de pensar a formação docente em rede.

Palavras-chave:
Pesquisa-formação na cibercultura; Docência online; Fake news ; Chatbots ; Algoritmos

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Cep: 90619-900, Tel: +55 51 3320 3681 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: civitas@pucrs.br