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Mobilidade urbana: os desafios do futuro* * Este texto reflete, sobretudo, uma prática profissional de várias décadas no domínio dos transportes e da mobilidade urbana, a que se somaram, recentemente, quatro anos como membro do executivo municipal de Lisboa, enquanto vereador e secretário da Mobilidade. Para uma melhor fundamentação das ideias e reflexões aqui expressas, sugere-se a leitura dos seguintes textos publicados pelo autor: “Políticas Urbanas para uma Mobilidade Sustentável” (GeoINova, n. 7, Lisboa, 2003); “Políticas Urbanas para uma Mobilidade Sustentável” (GeoINova, n. 10, Lisboa, 2004); “Transportes, Mobilidade e Ambiente: os usos, os costumes e os desafios para o século XXI” (in: Soczka, Luís, org., Contextos Humanos e Psicologia Ambiental”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005); Transportes e Ambiente. Indicadores de Integração (com M. Beja e S. Castelo, Lisboa, Ed. Direcção Geral do Ambiente, Ministério do Ambiente, 1999).

Urban mobility: the challenges of the future

As décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial foram dominadas pelo domínio do automóvel na mobilidade urbana, tanto no que se refere à sua crescente importância na repartição modal, como na definição das políticas públicas e estratégias de acessibilidade. Com a primeira crise dos preços do petróleo, nos anos 1970, e a posterior consciência ambiental dos impactos negativos atribuídos ao setor dos transportes, começaram a desenhar-se outros tipos de políticas, mais orientadas pelos conceitos de intermodalidade e de coesão social, além de mais preocupadas em reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana. Num período em que os novos países emergentes atravessam uma fase de forte crescimento econômico e consequente aumento da motorização individual, será útil analisar essa evolução das políticas de mobilidade e retirar algumas conclusões quanto aos caminhos a prosseguir, pondo em evidência as especificidades que existem nesses países, mas também o que podem aproveitar dos ensinamentos do passado recente.

mobilidade urbana; políticas de mobilidade; países emergentes


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