Acessibilidade / Reportar erro

Harmonia e música dionisíaca: do Drama musical grego ao Nascimento da tragédia

Resumos

O presente artigo tenta mostrar que as teses estéticas que aparecem em O nascimento da tragédia não são resultado de uma mera projeção subjetiva de Nietzsche sobre a arte grega. Isso porque, subjacente à argumentação de O nascimento da tragédia, haveria uma vasta fundamentação historiográfica cujos traços podem ser encontrados nos textos filológicos que antecedem a primeira obra filosófica de Nietzsche. Tendo isso em mente, este artigo vai realizar uma investigação nos textos em questão para tentar provar que a crítica de "projeção subjetiva" não se sustenta. Durante o exame, o tentaremos evidenciar, por exemplo, que a compreensão de Nietzsche acerca da ligação entre o aparecimento histórico da harmonia e o dionisismo grego está intimamente ligada às posições que aprecem em seus estudos filológicos dos anos 1860-1871. Posições que são derivadas e estariam legitimadas por dados da pesquisa historiográfica do século XIX.

O nascimento da tragédia; dionisíaco; harmonia; música; melodia; cultura grega


The present article tries to show that aesthetics theses that appear in The Birth of Tragedy are not the result of simple Nietzsche's subjective projection on Greek art. This is because, underlying the argumentation of The Birth of Tragedy, there would be a vast historiographical reason whose traces can be found in philological texts that precede Nietzsche's first philosophical work. Keeping this in mind, our article will conduct an investigation in Nietzsche's texts to try to prove that the accusation of "subjective projection" can not be sustained. During the examination, we will try to show that, for example, Nietzsche's understanding of the link between historical appearance of harmony and the Greek Dionysism is closely linked to the positions that appear in their philological studies of the years 1860-1871. Positions that were derived and were legitimized by historicals researches from the nineteenth century.

The Birth of Tragedy; Dionysian; harmony; music; melody; Greek culture


  • 1
    BARKER, A. Greek Musical Writings, II, Cambridge, Cambridge University Press, 1989,
  • 2
    BÉLIS, A. Aristoxène de Tarente et Aristote: le Traité d'Harmonique Paris: Klincksieck, 1986. p, 88-115.
  • 3
    BÖKH, A. De Metris Pindari. In : Pindari Opera quae supersunt, I, Leipzig: Weigel, p, 253-257.
  • 4
    CHAILLEY, J. Traité historique d'analyse harmonique Paris: Leduc, 1977. p, 34-37.
  • 5
    ______. L'imbroglio des modes. Paris: Leduc, 1960
  • 6
    CORBIER, C. Poésie, musique et danse. Maurice Emmanuel et l'hellénisme Paris: Classiques Garnier, 2010, p, 44-60.
  • 7
    _______. Subjectivité lyrique et chanson populaire: Archiloque et le genre iambique de Friedrich Schlegel à Friedrich Nietzsche", Etudes Germaniques, 2012/2, p, 320-327.
  • 8
    DUFOUR, E. L'esthétique musicale de Nietzsche Lille: Presses du Septentrion. 2005.
  • 9
    GRAND-CLÉMENT, A. «Couleur et esthétique classique au XIXe siècle : l'art grec antique pouvait-il être polychrome ?» In Ithaca. Quaderns Catalans de Cultura Clàssica, 21, 2005. p, 139-160.
  • 10
    GÜNTHER, F. F. Rhythmus beim frühen Nietzsche Berlin: De Gruyter, 2008.
  • 11
    HANSLICK, E. Du Beau musical Trad. Alexandre Lissner, Paris: Hermann, 2012. p, 169-170.
  • 12
    HELMHOLTZ, H. Théorie physiologique de la musique Trad. G. Guéroult. Paris: Victor Masson, 1868.
  • 13
    JOCKEY, P, Le mythe de la Grèce blanche Paris: Belin, 2012.
  • 14
    LANDERER, C.; SCHUSTER, M. Nietzsches Vorstudien zur Geburt der Tragödie in ihrer Beziehung zur Musikästhetik Eduard Hanslicks", Nietzsche Studien, 31, 2002, p, 119-120.
  • 15
    LIÉBERT, G. Nietzsche et la musique. Paris: PUF-Quadrige, 1995.
  • 16
    NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Organizada por Giorgio Colli e Mazzimo Montinari. Berlim: Walter de Gruyter & Co., 1999, 15 v.
  • 17
    ______. Kritische Gesamtausgabe: Werke, editada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlin: Walter de Gruyter & Co, 1967-2001. 36v.
  • 18
    18. ______. Correspondance. Paris: Gallimard, 1986.
  • 19
    POWERS, H. S. "La modalité, une construction intellectuelle de la culture européenne", Analyse musicale 2001/1, p, 5-15
  • 20
    REIBNITZ, B. Ein Kommentar zu Friedrich Nietzsche, « Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik » (Kap, 1-12), Weimar: Verlag J. B. Metzler Stuttgart, 1992.
  • 21
    RITSCHL, F., „Ode (Volkslied) der Griechen" [1832], Opuscula Philologica, I, Leipzig: Teubner, 1866. p, 245-257.
  • 22
    ROSSBACH, A.; WESTPHAL, Rudolf. Metrik der Griechen im Vereine mit dem übrigen musischen Künsten Leipzig: Teubner, 1867. p, 260.
  • 24
    SCHMIDT, J. Nietzsche-Kommentar. Die Geburt der Tragödie, Berlin-New-York: De Gruyter, 2012,
  • 25
    SILK, S.; STERN, J. P. Nietzsche on tragedy, Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
  • 26
    WAGNER, R. Beethoven trad. Jean-Louis Crémieux-Brilhac. Paris: Gallimard, 1970.
  • 27
    WESTPHAL, R. Geschichte der alten und mittelalterlichen Musik Breslau: Leuckart, 1865.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    20 Jan 2014
  • Recebido
    15 Nov 2013
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br