Accessibility / Report Error

A gestação de O nascimento da tragédia * * Primeira versão apresentada no Simpósio Nacional 150 anos de publicação de O nascimento da tragédia, de Nietzsche, organizado por Tereza C Calomeni e realizado entre os dias 15 e 19 de agosto de 2022 na Universidade Federal Fluminense. Parte dele também desenvolve questões apresentadas no meu posfácio à tradução de O nascimento da tragédia (Tradução: Paulo César Souza, São Paulo: Companhia das Letras, 2020)

The gestation of The birth of tragedy

Resumo:

A história da produção de O nascimento da tragédia pode ser acompanhada, em seus diversos estádios, a partir dos seus textos preparatórios. Meu objetivo é realizar uma descrição panorâmica desse processo, como homenagem ao trabalho realizado por Márcio Lima, em As máscaras de Dioniso . Nesse livro, ele analisou os ecos do primeiro livro de Nietzsche no conjunto de sua obra (publicada e póstuma).

Palavras-chave:
tragédia, música, dionisíaco

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br