Acessibilidade / Reportar erro

Nietzsche e o gênio francês* * Texto publicado na Revista da Semana. Rio de Janeiro, ano 17, N. 10, 15 de Abril de 1916, p. 41.

Resumos

Artigo publicado em 1916, na Revista da Semana. O autor informa aos leitores o periódico sobre a tradução francesa de Ecce homo. Tendo a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo, ele discorre sobre as inclinações culturais de Nietzsche pela França.


Article published in 1916, in the Revista da Semana. The author informs the readers about the french translation of Ecce Homo. With the First World War as a background, he talks about Nietzsche's French cultural inclinations.


Agora que, a propósito da luta europeia travada, se desencadearam entre os vários países justa animosidades, por vezes exageradas apreciações como as que trocaram no início do conflito, intelectuais alemães e intelectuais franceses, não deixa de ter interesse ver como estes se tratavam reciprocamente antes de 1914.

Numa tradução francesa do último escrito do celebre pensador alemão Nietzsche, Ecce homo, autobiográfico muito notável, em que o grande filósofo se apresenta altivamente como o mais profundo pensador e o mais eminente escritor de todos os tempos, e que é seguida das poesias por ele deixadas, encontramos a mais absoluta admiração pela civilização francesa.

Escreve Nietzsche:

"Não creio senão na civilização francesa e todo o resto a que na Europa se chama cultura parece-me um mal entendido, para nada dizer da civilização alemã...

Os raros casos de alta cultura que encontrei na Alemanha eram todos de origem francesa".

  • *
    Texto publicado na Revista da Semana. Rio de Janeiro, ano 17, N. 10, 15 de Abril de 1916, p. 41.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br