Accessibility / Report Error

Dossiê 150 de publicação de O nascimento da tragédia, Parte II

Em 2022, O nascimento da tragédia a partir do espírito da música, livro inaugural da filosofia de Nietzsche, completou 150 anos. Para celebrar, organizei o “Simpósio Nacional 150 de publicação de O nascimento da tragédia” ( Nietzsche, 2020NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. Trad. J. Guinsburg, São Paulo: Cia. das Letras, 2020. ). Com imensa alegria, em Dezembro de 2023, num primeiro Dossiê, publicado no volume 44.3 dos Cadernos Nietzsche, partilhamos sete artigos, versões, algumas modificadas, das treze palestras então apresentadas. Agora, com igual alegria, publicamos a segunda parte do Dossiê. Nos três artigos aqui reunidos, vêm à cena não só a originalidade e a riqueza do livro celebrado, parte da história de sua gestação e alguns dos temas nele inscritos, mas também sua relação com textos redigidos posteriormente, como, por exemplo, Assim falou Zaratustra ( Nietzsche, 2009NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2009. ), Crepúsculo dos ídolos ( Nietzsche, 2006NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2006. ), Ecce Homo ( Nietzsche, 1999NIETZSCHE, F. Ecce Homo. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.) e importantes referências à sua recepção no Brasil nos trinta primeiros anos de sua publicação.

Quero agradecer, uma vez mais, a Alexandre Costa (UFF), Anna Hartmann Cavalcanti (Unirio), Adriany Ferreira de Mendonça (UFRJ), André Itaparica (UFRB), Ernani Chaves (UFPA), Fernando R. de Moraes Barros (UNB), Henry Burnett (UNIFESP), Luís Rubira (UFPel), Miguel Angel de Barrenechea (Unirio), Olímpio Pimenta (UFOP), Rosa Dias (UERJ), Scarlett Marton (USP) e William Mattioli (UFRJ), que, pronta e gentilmente, aceitaram meu convite para o encontro comemorativo. Em especial, agradeço a Scarlett, pela sugestão de edição, e a Márcio Silveira e André Itaparica, pelo acolhimento da proposta. Agradeço ainda a Breno Rodrigues e a José Garcia, à época, alunos de Graduação em Filosofia, hoje mestrandos, que, entusiasmados, tanto colaboraram na organização do evento, e a Rafael e Ednei, técnicos de informática, responsáveis pela transmissão do “Simpósio” no Canal do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, no Youtube.

Obrigada!

Tereza C. Calomeni

Neste número dos Cadernos Nietzsche, além de publicarmos a segunda parte do dossiê dos trabalhos apresentados durante o evento em comemoração aos 150 anos de publicação de O nascimento da tragédia, organizado por Tereza Calomeni, homenageamos os atuais editores desta revista: Márcio José Silveira Lima e Ivo da Silva Junior. Graças a eles e seu incansável esforço, os Cadernos Nietzsche figuram como uma das revistas pertencentes ao estrato Qualis A1 da avaliação da Capes, a maior nota para os periódicos. Esta homenagem, contudo, não se limita a sua atuação como editores, mas também faz justiça ao seu percurso como pesquisadores. Assim, os artigos de André Itaparica e Luís Rubira representam, ao mesmo tempo, contribuições ao dossiê e tributos a Márcio Lima, cujo estudo sobre O nascimento da tragédia é exemplar. Flamarion Caldeira Ramos, por sua vez, dialoga com temas schopenhauerianos ligados à obra de Márcio Lima. Os artigos de Blaise Benoit, Eder Corbanezi e Vânia Dutra de Azeredo são dedicados ao editor Ivo da Silva Junior e à sua longa trajetória no estudo da filosofia política de Nietzsche. Com isso, procuramos reconhecer a contribuição inestimável realizada por Márcio Lima e Ivo da Silva Junior, em ambas as frentes, para o desenvolvimento da pesquisa Nietzsche no Brasil.

Referências

  • NIETZSCHE, F. Ecce Homo. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
  • NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
  • NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2009.
  • NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. Trad. J. Guinsburg, São Paulo: Cia. das Letras, 2020.

Editado por

Editor-Adjunto dos Cadernos Nietzsche
André Luís Mota Itaparica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Abr 2024
  • Data do Fascículo
    2024
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br