Open-access Nietzsche contra a domesticação das instituições de ensino

Nietzsche against the domestication of educational institutions

Resumo:

A filosofia nietzschiana se desdobra, a todo tempo, em denunciar que as escolas e universidades da Alemanha moderna serviam, majoritariamente, para domesticar as forças humanas em prol dos valores administrados pelo Estado. Considerando tal horizonte, este artigo investiga o fundo analítico da crítica nietzschiana à educação (Ersiehung) de seu tempo para mostrar a tensão necessária que a formação humana (Bildung) emerge no arcabouço de sua filosofia como cultivo de novos valores. Para tanto, será preciso mostrar que outro nível de disciplina, ao mesmo tempo causa e efeito de uma experiência formativa singular e própria, há de ser deflagrada como potência criativa de e para outros valores existenciais.

Palavras-chave: Estado; Bildung; educação (Ersiehung); disciplina; domesticação

location_on
Grupo de Estudos Nietzsche Av. Pasteur, 458, CEP: 22290-240, Urca, Tel.: (55 21) 2542-8227 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosnietzschegen@gmail.com
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error