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Cadernos Nietzsche, Número: 31, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

    Silva Júnior, Ivo da
  • Observações sobre a recepção de Nietzsche em Portugal: passando por Pessoa até finais da década de noventa do século XX A Recepção De Nietzche Em Portugal

    Marques, António

    Resumo em Português:

    Este artigo procura analisar a recepção da filosofia de Nietzsche em Portugal. Percorrendo um amplo espectro, visa a apontar as fortes marcas do pensamento nietzschiano na cultura portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to analyze the reception of Nietzsche's philosophy in Portugal. Covering a wide spectrum, the article points out the strong markings of Nietzschean thought on Portuguese culture.
  • Introdução: o dicionário Nietzsche Dossê "leituras Holandesas De Nietzsche"

    Siemens, Herman; van Tongeren, Paul

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o projeto do Nietzsche-Wörterbuch (NWB), uma obra de referência, de longo prazo e em vários volumes, sobre a linguagem de Nietzsche (e seus usos). O artigo oferece algumas informações sobre o projeto, enfatizando sua motivação na necessidade de um dicionário Nietzsche. Ele explica os princípios de trabalho e métodos, bem como a estrutura dos verbetes. Na última seção, é dado um exemplo dos resultados do dicionário, focando o conceito de Größe e sua relação com o projeto de Nietzsche de Umwertung¹.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the project of the Nietzsche-Wörterbuch (NWB), a long-term, multi-volume reference work on Nietzsches (use of) language. The article offers some background on the project, focusing on its motivation in the need for a Nietzsche dictionary. It explains the working principles and method, as well as the structure of the lemmata. In the last section, an example of the results of the dictionary work is given, focused the concept of Größe and its relation to Nietzsche's project of Umwertuung.
  • O questionamento de Nietzsche Dossê "leituras Holandesas De Nietzsche"

    van Tongeren, Paul

    Resumo em Português:

    Quando Nietzsche é chamado de um filósofo radical, é (dentre outras razões) porque pretende pôr em questão o que outros pensadores tomam por certo. No artigo, concentro-me no modo pelo qual Nietzsche pergunta suas questões e em como elas (e o vocabulário que utiliza para expressá-las) se desenvolvem ao longo de seus escritos. O artigo aponta como Nietzsche gradativamente descobre suas questões adequadas e como essa busca atinge seu clímax por volta de 1886. Essa questão adequada se torna uma questão prática ou existencial: "Em que medida a verdade pode suportar a incorporação?" (FW/GC 110, KSA 3.471).

    Resumo em Inglês:

    When Nietzsche is called a radical philosopher, it is (among other reasons) because he claims to put into question what other thinkers take for granted. In the article I concentrate on the way in which Nietzsche asks his questions, and how his questions (and the vocabulary which he uses to express his questions) develop through his writings. The article points out how Nietzsche gradually discovers his proper question and how this search reaches it climax around 1886. This proper question turns out to be a practical or existential one: "To what extent can truth endure incorporation?" (FW/GC 110 KSA 3.471).
  • A atitude de Nietzsche em face da lei Dossê "leituras Holandesas De Nietzsche"

    Siemens, Herman

    Resumo em Português:

    A atitude nietzschiana, indistinta e aparentemente contraditória, em face da lei é reconstruída por meio de uma dupla resposta ao problema da lei. A rigidez, o universalismo e as inerradicáveis conotações morais da lei conflitam com o caráter dinâmico, pluralista e a-moral da concepção nietzschiana de vida. Seu projeto de re-traduzir a moral à natureza leva-o a: (1) rejeitar o termo lei numa estratégia de expulsá-lo de nossa linguagem sobre a vida; mas também (2) re-interpretar a lei em termos que ampliam a vida e que são opostos aos seus significados tradicionais. Evidências da segunda estratégia são encontradas no Zarathustra Nachlass, nos quais Nietzsche re-pensa a lei em termos pluralistas e dinâmicos sob um modelo agonístico.

    Resumo em Inglês:

    Nietzsche's confusing, apparently contradictory attitude to the law is reconstructed in terms of a two-fold response to the problem of law. The rigidity, the universalism, and the ineradicable moral connotations of law conflict with the dynamic, pluralistic and a-moral character of life for Nietzsche. His project to translate morality back into nature leads him (1) to reject law within a strategy to expunge it from our language of life; but also (2) to re-interpret law in life-enhancing terms opposed to its traditional meanings. Evidence for the second strategy is located in the Zarathustra Nachlass, where Nietzsche re-thinks law in dynamic and pluralistic terms on the model of the agon.
  • Entartung: as vicissitudes de uma palavra tabu: alguns aspectos do uso das palavras "Entartung" e "Degeneration" em Nietzsche Dossê "leituras Holandesas De Nietzsche"

    Hermens, Janske

    Resumo em Português:

    Com frequência, acredita-se ser Nietzsche uma das fontes de inspiração do uso nazista da palavra 'Entartung', que é notória, entre outros, por causa do conceito nazista de 'Entartete Kunst'. Neste ensaio, defende-se que o uso nietzschiano da palavra era bastante diversificado e ambíguo, e inapropriado à utilização nazista. Antes de mais nada, Nietzsche não limita seu uso de 'degeneração' ao domínio fisiológico ou a grupos específicos de pessoas. Isso é ilustrado pelos 'textos sobre degeneração' acerca dos judeus, ciganos e pessoas deficientes (três grupos que os nazistas acreditavam ser 'entartet'). Além disso, o exemplo da degeneração das mulheres mostra como Nietzsche muitas vezes usou a palavra de modos retóricos e paródicos. Ele utilizou deliberadamente as crenças e preconceitos do seu tempo (nesse caso, as crenças sobre as mulheres), a fim de chamar a atenção para ameaças mais fundamentais, mas não observadas, à cultura e ao florescimento humano.

    Resumo em Inglês:

    Nietzsche is often believed to be one of the sources of inspiration of the Nazi use of the word 'Entartung', which is notorious amongst others because of the Nazi concept of 'Entartete Kunst'. In this essay it is defended that Nietzsche's use of the word was quite diverse and ambiguous, and does not fit to Nazi use. First of all Nietzsche did not limit his use of 'degeneration' to the physiological domain or to specific groups of people. This is illustrated by 'degeneration- texts' on Jews, Roma and handicapped people (three groups that were believed to be 'entartet' by the Nazi's). Moreover, by the example of the degeneration of women it is shown, how Nietzsche used the word often in rhetorical and parodical ways. He deliberately used the beliefs and prejudices of his time (in this case, beliefs on women) in order to put attention to more fundamental, but unobserved, threats to culture and human flourishing.
  • Reconciliação no pensamento de Nietzsche? Dossê "leituras Holandesas De Nietzsche"

    Wienand, Isabelle

    Resumo em Português:

    O artigo procura responder à questão se a ideia de reconciliação encontra-se articulada no pensamento de Nietzsche. Esta abordagem é feita em três passos. A primeira parte apresenta a crítica de Nietzsche à motivação e aos objetivos da reconciliação (ou autorreconciliação) presentes em concepções religiosas, sociais e filosóficas. A segunda parte defende que Nietzsche desenvolve uma forma alternativa de reconciliação: a autossuperação. A terceira e última parte discute em que medida a insistência de Nietzsche no eu na autossuperação pode subtrair a figura do outro e assim borrar a linha entre autossuperação e auto-ilusão.

    Resumo em Inglês:

    The paper attempts to answer the question of whether the idea of reconciliation is articulated in Nietzsche's thought. This account proceeds in three steps. The First part presents Nietzsche's criticism of the motivation and aims of reconciliation (or self-reconciliation) at work in religious, social and philosophical conceptions. The second part argues that Nietzsche develops an alternative form of reconciliation: selfovercoming. The third and last part discusses to what extent Nietzsche's insistence upon the self in self-overcoming might elude the figure of the other and thus blur the line between self-overcoming and self-delusion.
  • Relendo a perspectividade: algumas notas sobre "o perspectivismo de Nietzsche" Dossê "leituras Holandesas De Nietzsche"

    Dellinger, Jakob

    Resumo em Português:

    Este texto contrasta o entendimento comum do "perspectivismo de Nietzsche" com o seu uso da palavra "Perspektive" e termos semelhantes. As primeiras seções proporcionam uma breve pesquisa do desenvolvimento dos diversos significados através da carreira de Nietzsche e a influência de Gustav Teichmüller. As seções subsequentes revelam alguns problemas de leituras comuns do perspectivismo, como a teoria do conhecimento de Nietzsche. Discutindo os assuntos de falsificação, objetividade e autorreferência, as seções remanescentes levam à conclusão que o perspectivismo não deve ser entendido como a doutrina epistemológica de Nietzsche, mas como algo que não o deixa criar tal doutrina.

    Resumo em Inglês:

    This paper contrasts common understandings of "Nietzsche's perspectivism" with his use of the word "Perspektive" and related wordforms. The first sections provide a brief survey of the development of different meanings throughout Nietzsche's career and the influence of Gustav Teichmüller. The next sections unfold some problems of common readings of perspectivism as Nietzsche's theory of knowledge. Discussing the issues of falsification, objectivity and self-reference, the remaining sections lead to the conclusion that perspectivsm should not be understood as Nietzsche's doctrine of epistemology but rather as what keeps him from providing such a doctrine.
  • A questão da criação em Nietzsche e em Bergson Dossiê "nietzsche E A Estética"

    Dias, Rosa Maria

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo confrontar a filosofia de Nietzsche - da vontade criadora - com a filosofia de Bergson - da duração. Procura perscrutar a compreensão que este filósofo tem da noção de duração, pensada como criação, isto é, como movimento contínuo que traz o passado e gera o futuro no presente: "jorro ininterrupto de novidade".

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to compare Nietzsche's philosophy - creative desire - with Bergson's philosophy - duration. It looks to investigate the philosophers' comprehension of the notion of duration, thought as creation. This is as a continuous movement that brings the past and generates the future in the present: "uninterrupted stream of that which is new".
  • Nietzsche leitor de Shakespeare Dossiê "nietzsche E A Estética"

    Süssekind, Pedro

    Resumo em Português:

    O artigo analisa, a partir de referências feitas por Harold Bloom em seu estudo Shakespeare: a invenção do humano, passagens nas quais Nietzsche propõe interpretações de duas tragédias de Shakespeare. Uma dessas passagens, retirada de Aurora, defende uma compreensão de Macbeth que escape da avaliação moralista do protagonista. A outra passagem é do primeiro livro de Nietzsche, O nascimento da tragédia, e diz respeito a uma das questões mais debatidas na recepção de Hamlet: o motivo da hesitação do príncipe, sua demora em agir diante das circunstâncias que lhe são apresentadas no primeiro ato da tragédia.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes, based on references made by Harold Bloom in his study Shakespeare: the invention of the human, passages in which Nietzsche proposes ways to read and understand two Shakespearean tragedies. One of these passages, taken from Aurora, justifies an understanding of Macbeth that escapes from the moral evaluation of the protagonist. The other passage is from Nietzsche's first book, The Birth of Tragedy, and concerns the interpretation of one of the most debated issues in the reception of Hamlet: the reason for the hesitation of the prince, under the circumstances presented in the first act of the tragedy.
  • Os pintores de Schopenhauer e Nietzsche Dossiê "nietzsche E A Estética"

    Barboza, Jair

    Resumo em Português:

    O artigo mostra como Schopenhauer e Nietzsche recorrem à pintura e à poesia para figurar os principais conceitos de suas filosofias. Aproximam assim filosofia e arte.

    Resumo em Inglês:

    The article shows how Schopenhauer and Nietzsche use painting and poetry to ilustrate the most important concepts of their philosophies. In this sense they bind the philosophy with the art.
  • A música, nossa percursora: Acerca da música na filosofia de Nietzsche Dossiê "nietzsche E A Estética"

    Branco, Maria João

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo é procurar estabelecer as razões do privilégio da música na filosofia de Nietzsche. Através da apresentação da noção de "música absoluta" e do seu lastro na estética moderna, nomeadamente em Schopenhauer e nos textos teóricos de Wagner, mostrar-se-á as razões do distanciamento de Nietzsche dessa mesma noção, esclarecendo como a sua crítica de uma "metafísica da música" dá lugar à compreensão da escuta musical como um exercício de liberdade que promove o pensamento filosófico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to establish the reasons of music's primacy in Nietzsche's philosophy. By presenting the notion of "absolute music" and it's consequences in modern aedthetics, namely in Schopenhauer's and Wagner's works, we will try to clarify the reasons of Nietzsche's distancing from this very notion and to show how his criticisms of a "metaphysics of music" gives birth to an understanding of the experience of hearing music as an exercise of freedom that promotes philosophical thinking.
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