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A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde

RESUMO

Objetivo

Investigar a percepção que os usuários de um Centro de Atendimento, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), têm a respeito do próprio Centro e dos serviços fonoaudiológicos prestados.

Métodos

Pesquisa de campo, transversal, composta por entrevista contendo 26 questões abertas e 14 questões fechadas, realizada com 111 sujeitos que foram atendidos no mês de agosto de 2013. A análise quantitativa foi realizada a partir da aplicação do GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0, das testagens D’agostino e Person e dos testes não paramétricos comparativos F e Quiquadrado. A abordagem qualitativa foi pautada na análise de conteúdo.

Resultados

Quanto ao Centro de Atendimento, a percepção da maioria dos participantes foi positiva com relação à estrutura física e à equipe de secretárias/atendentes. Quanto à avaliação específica dos serviços fonoaudiológicos, as respostas foram positivadas para a fila de espera, para a conduta e explicações fornecidas pelo profissional fonoaudiólogo durante os atendimentos, principalmente no setor de Audiologia. A maior parte das justificativas dos entrevistados sobre a qualificação dos serviços foi respondida de maneira sucinta e sem encadeamento argumentativo.

Conclusão

O Centro de Atendimento obteve alto índice de aprovação na percepção dos usuários. O setor de audiologia foi melhor qualificado do que os trabalhos clínicos voltados às terapias de motricidade oral e linguagem.

Descritores
Sistema Único de Saúde; Fonoaudiologia; Assistência Integral à Saúde; Promoção da Saúde; Usuário

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