Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo para crianças em idade escolar

RESUMO

Objetivo

O estudo teve como objetivos o desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo, destinado a crianças em idade escolar, com perturbação do processamento auditivo, falantes do português europeu.

Método

A primeira etapa consistiu no desenvolvimento do programa e respetivo manual de instruções, que inclui objetivos, atividades, procedimentos, materiais, reforços, instruções e estímulos verbais utilizados, para as competências auditivas de discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva, fechamento, figura-fundo; separação binaural, integração binaural e fusão binaural; a segunda etapa consistiu na validação de conteúdo, por dois painéis de peritos que analisaram o programa, através de um questionário. A validade de conteúdo foi calculada usando o índice de validade de conteúdo.

Resultados

A avaliação do programa revela uma excelente validade de conteúdo. Alguns itens foram modificados depois da análise dos comentários e sugestões dos peritos (ex: instruções, desníveis de intensidade, personagem principal).

Conclusão

O estudo permitiu o desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em processamento auditivo, com estímulos verbais, selecionados de acordo com critérios linguísticos rigorosos. Futuramente, está prevista a realização de estudos de aceitabilidade e eficácia do programa junto da população alvo.

Descritores
Processamento Auditivo; Reabilitação; Criança; Portugal; Escolaridade

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br