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Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares: Instrutivo e História Clínica Miofuncional Orofacial

RESUMO

Objetivo

Apresentar Instrutivo e Protocolo de História Clínica Miofuncional Orofacial pertencentes ao Protocolo MMBGR - Lactentes e Pré-escolares, incluindo adaptação e validação do conteúdo e aparência destes.

Método

Estudo tipo validação, descritivo e transversal. Adaptação a partir do Protocolo MBGR, fundamentada em estudos teóricos e experiência dos autores. Considerados lactentes entre 6 e 23 meses de vida e pré-escolares entre 24 e 71 meses. Obtido consentimento e consenso da versão adaptada pelos autores (originais e atuais). Analisados aparência e conteúdo do novo instrumento por 10 fonoaudiólogos especialistas em Motricidade Orofacial. Realizadas duas rodadas de análise: Primeira com formulário eletrônico contendo questões dicóticas (sim/não), com espaço para justificar as respostas negativas; calculado Índice de Validade de Conteúdo e Teste Binomial Exato; e Segunda com escala Likert 5 posições.

Resultados

Produzido instrutivo inédito e adaptado o Protocolo de História Clínica, com manutenção de 23 itens pertinentes à faixa etária em questão. Excluídas informações em 7 itens e acrescidas em 8 itens. Inicialmente obteve-se concordâncias de 70% do instrutivo, por pelo menos 70% dos especialistas; e 64% dos itens da História Clínica, por ao menos 90% dos especialistas. Obteve-se na segunda rodada 100% de respostas “Concordo totalmente” dos especialistas.

Conclusão

“Instrutivo” e “História Clínica Miofuncional Orofacial” tiveram validade de conteúdo e aparência concluída, e junto ao “Exame Clínico” integram o “Protocolo MMBGR - Lactentes e Pré-escolares”, com potencial contribuição para atuação clínica e na pesquisa em Motricidade Orofacial na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses de idade.

Descritores
Fonoaudiologia; Lactente; Pré-Escolar; Estudos de Validação; Anamnese; Diagnóstico; Terapia Miofuncional; Sistema Estomatognático; Diagnosis; Myofunctional Therapy; Stomatognathic System

ABSTRACT

Purpose

To present Myofunctional Orofacial Clinical History Instructive and Protocol belonging to the MMBGR Protocol - Infants and Preschoolers, including the adaptation and validation of content and appearance.

Methods

Validation, descriptive and cross-sectional study. Adaptation based on the MBGR Protocol, based on theoretical studies and the authors' experience. Infants between 6 and 23 months of age and preschoolers between 24 and 71 months were considered. Consent and consensus of the version adapted by the authors (original and current) was obtained. The appearance and content of the new instrument were analyzed by 10 speech therapists specialized in Orofacial Motricity. We performed two analysis rounds. First: an electronic form containing dichotic questions (yes / no), with justification for negative answers; Content Validity Index and Exact Binomial Test; Second: 5 points-Likert scale.

Results

We produced an unprecedented instructional and adapted Clinical History protocol maintaining 23 age group related items. We excluded information from 7 items and included information in 8. Initially, we achieved agreement in 70% instructional specialist items by at least 70% of the specialists; and 64% of Clinical History items, by at least 90% of specialists. In the second round, there were 100% of “I totally agree” responses from the experts.

Conclusion

“Instructive” and “Myofunctional Clinical History, Orofacial” had validity of content and appearance concluded, and together with the “Clinical Examination” they integrate the “Protocol MMBGR - Infants and Preschoolers”, being able to contribute to clinical practice and research in Motricity Orofacial area in the age group between 6 months and 5 years and 11 months of age.

Keywords
Speech; Language and Hearing Sciences; Infant; Preschool; Validation Studies; Medical History Taking; Diagnosis; Myofunctional Therapy; Stomatognathic System

INTRODUÇÃO

A compreensão do desenvolvimento dos aspectos miofuncionais orofaciais em idades iniciais pode contribuir, para melhor entendimento do funcionamento normal do sistema estomatognático, e atuação antecipada voltada as suas eventuais alterações. Conforme Descritores da Área de Saúde (DECs) são considerados lactentes a faixa etária de 1 a 24 meses de vida, e pré-escolares entre 2 e 5 anos de idade.

O levantamento da história clínica em Fonoaudiologia é crucial para reconhecer e compreender a problemática que envolve o indivíduo e sua família, ao mesmo tempo que permite elucidar questões específicas sobre o desenvolvimento da Motricidade Orofacial (MO), imprescindíveis para nortear a situação do exame clínico e estabelecer raciocínio clínico para a intervenção terapêutica propriamente dita.

O resgate do desenvolvimento das funções orofaciais da criança pequena, utilizando-se de instrumentos padronizados e validados, parte do relato dos pais mediante inquérito familiar(11 Pados BF, Thoyre SM, Park J. Age-based norm-reference values for the Child Oral and Motor Proficiency Scale. Acta Paediatr. 2018;107(8):1427-32. http://dx.doi.org/10.1111/apa.14299. PMid:29486068.
http://dx.doi.org/10.1111/apa.14299...
33 Thoyre SM, Pados BF, Park J, Estrem H, McComish C, Hodges EA. The pediatric eating assessment tool: factor structure and psychometric properties. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2018;66(2):299-305. http://dx.doi.org/10.1097/MPG.0000000000001765. PMid:28953526.
http://dx.doi.org/10.1097/MPG.0000000000...
). A aproximação entre o fonoaudiólogo e a família pode ser feita de forma objetiva ou subjetiva(44 Souza DMB, Lopes SMB. Percepção da família em relação à atuação fonoaudiológica em um ambulatório. Rev CEFAC. 2015;17(1):80-7. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201515413.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620151...
), a depender dos pressupostos teóricos que subsidiam a compreensão terapêutica e norteiam a prática clínica do fonoaudiólogo.

O uso de protocolos tem sido apontado como importante ferramenta para registro e acompanhamento do atendimento clínico, mas ainda são escassos na Fonoaudiologia(55 Gurgel LG, Kaiser V, Reppold CT. A busca de evidências de validade no desenvolvimento de instrumentos em Fonoaudiologia: revisão sistemática. Audiol Commun Res. 2015;20(4):371-83. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1600.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015...
), necessitando de mais estudos que proponham a organização de materiais validados com propriedades psicométricas confiáveis(66 Felício CM. Protocolos de avaliação da Motricidade Orofacial 2 - AMIOFE. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editores. Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 273-85.) para a clínica da MO.

Consideram-se no processo de validação de testes em Fonoaudiologia as etapas: Evidência de validade baseada em conteúdo, consistência interna e relação com outras variáveis; Evidência de validade baseada nos processos de resposta; Confiabilidade/Precisão; Equidade; Acurácia; e Evidência de validade baseada nas consequências do teste(77 Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV Jr, Lima KC. Recommendations for elaboration, transcultural adaptation and validation process of tests in Speech, Hearing and Language Pathology. CoDAS. 2017;29(3):e20160217. PMid:28614460.).

Os principais instrumentos que têm sido utilizados na área de MO são os protocolos Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores - AMIOFE(66 Felício CM. Protocolos de avaliação da Motricidade Orofacial 2 - AMIOFE. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editores. Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 273-85.,88 Felício CM, Ferreira CLP. Protocol of orofacial myofunctional evaluation with scores. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2008;72(3):367-75. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2007.11.012. PMid:18187209.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2007....
) e o Protocolo MBGR(99 Genaro KF, Berretin-Felix G, Rehder MIBC, Marchesan IQ. Avaliação miofuncional orofacial: protocolo MBGR. Rev CEFAC. 2009;11(2):237-55. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000200009.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009...
,1010 Berretin-Felix G, Genaro KF, Marchesan IQ. Protocolos de avaliação da motricidade orofacial 1: Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial - MBGR. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editors. Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 255-72.), ambos voltados à população maior de 6 anos de idade. Existem ainda protocolos destinados à faixa etária neonatal, que abordam-aleitamento materno, prontidão para mamada e MO(1111 Medeiros AMC, Nascimento HS, Santos MKO, Barreto IDC, Jesus EMS. Análise do conteúdo e aparência do protocolo de acompanhamento fonoaudiológico - aleitamento materno. Audiol Commun Res. 2018;23(0):e1921-1921. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1921.
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1414 Martinelli RLC, Marchesan IQ, Lauris JR, Honório HM, Gusmão RJ, Berretin-Felix G. Validade e confiabilidade da triagem: “teste da linguinha". Rev CEFAC. 2016;18(6):1323-31. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161868716.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161...
). Ressaltam-se para lactentes o SOMA (Schedule for Oral Motor Assessment)(1515 Skuse D, Stevenson J, Reilly S, Mathisen B. Schedule for Oral-Motor Assessment (SOMA): methods of validation. Dysphagia. 1995;10(3):192-202. http://dx.doi.org/10.1007/BF00260976. PMid:7614861.
http://dx.doi.org/10.1007/BF00260976...
) sobre habilidade motora oral; e para lactentes e pré-escolares, o PAD-PET(1616 Almeida FCF, Bühler KEBLS. Protocolo de avaliação clínica da disfagia pediátrica (PAD-PED). Barueri: Pró-Fono; 2014.), que aborda risco para disfagia.

Considerando a escassez de instrumentos nacionais para as faixas etárias de lactentes e pré-escolares brasileiros, surgiu a necessidade de realizar a adaptação e respectiva validação do Protocolo MBGR(1010 Berretin-Felix G, Genaro KF, Marchesan IQ. Protocolos de avaliação da motricidade orofacial 1: Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial - MBGR. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editors. Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 255-72.) para ser utilizado na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses de vida, tendo sido escolhido por sua abrangência e especificidade na área de MO, atendendo ao propósito de investigação tanto da História Clínica como do Exame Clínico Miofuncional Orofacial, além da construção do respectivo instrutivo.

O objetivo do presente artigo é apresentar o “Instrutivo” e o Protocolo “História Clínica Miofuncional Orofacial”, que compõem o “Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-Escolares”, evidenciando o processo de adaptação e respectiva validação baseada na análise do conteúdo do teste.

MÉTODO

Estudo tipo validação, descritivo e transversal, realizado entre maio e dezembro de 2019, integrante de um projeto mais amplo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos, da Universidade Federal de Sergipe, sob nº protocolo CAAE 12529419.6.0000.5546. Todos os responsáveis pelos participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Trata-se da validação de um novo instrumento, adaptado a partir do MBGR(1010 Berretin-Felix G, Genaro KF, Marchesan IQ. Protocolos de avaliação da motricidade orofacial 1: Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial - MBGR. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editors. Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 255-72.), destinado à população de lactentes e pré-escolares, tendo sido seguidas as diretrizes preconizadas em estudos de validação, considerando-se a etapa baseada no conteúdo do teste(77 Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV Jr, Lima KC. Recommendations for elaboration, transcultural adaptation and validation process of tests in Speech, Hearing and Language Pathology. CoDAS. 2017;29(3):e20160217. PMid:28614460.), após parecer escrito favorável à adaptação do protocolo pelas autoras do protocolo MBGR original.

Inicialmente foi feito o estudo teórico sobre o desenvolvimento miofuncional orofacial e funções estomatognáticas em idades iniciais, por meio de busca nas plataformas Scielo, Pubmed e Bireme, referente ao período de 1993 a 2017. Utilizados os descritores “Fonoaudiologia”, “Lactentes”, “Pré-escolares”, “Métodos de Avaliação” e “Sistema Estomatognático”, considerando-se periódicos e dissertações/teses disponíveis na íntegra; com ênfase em protocolos da área de MO, validados no Brasil. Contou-se com a expertise dos autores, quanto ao conhecimento dos instrumentos existentes.

Foi construído o instrutivo (guia instrucional) e elaborada a versão adaptada da “História Clínica Miofuncional Orofacial”, considerando-se aspectos sintáticos e semânticos, que foram submetidos à apreciação dos autores originais, e após terem sido revisadas as sugestões e obtido consenso entre os autores (versões original e atual), foi realizada a análise da aparência e do conteúdo do novo instrumento.

Dessa etapa participaram 10 fonoaudiólogos especialistas na área de MO, de quatro regiões do Brasil (Centro Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), convidados a participar do estudo por meio de e-mail e/ou aplicativo de mensagens. Foi encaminhada carta explicativa sobre o objetivo do trabalho, análise e tempo estimado para preenchimento de formulário eletrônico, com respectivo link de acesso, o qual continha instruções específicas sobre como avaliar cada item e o instrumento como um todo.

A maioria dos especialistas estavam na faixa etária entre 41 e 50 anos de idade (70%); todos com titulação de pós-graduação (80% Doutorado e 20% Mestrado) e atuação na área de MO, a maioria por mais de 15 anos (90%) e com experiência docente há pelo menos cinco anos, todos eles escolhidos por atuarem com lactentes (80%) e pré-escolares (80%), conforme Tabela 1.

Tabela 1
Caracterização sociodemográfica e profissional dos fonoaudiólogos especialistas

Como critério de inclusão, o fonoaudiólogo especialista deveria ter: tempo maior que cinco anos de atuação e/ou atividade docente em Fonoaudiologia; ter titulação e/ou publicações relacionadas à área de MO, e expertise na temática, com atuação junto a lactentes e/ou pré-escolares. Em relação aos critérios de exclusão, pareceres incompletos e especialistas que não os entregassem nos prazos estipulados (cerca de 15 dias para análise, de cada etapa).

A primeira apreciação do novo instrumento pelos fonoaudiólogos foi feita por meio de formulário eletrônico contendo questões dicóticas (sim/não), com campos para justificar as respostas negativas. Assim, em caso de não concordância com determinado item, havia espaços disponíveis para descrever sobre qual aspecto não estava de acordo, podendo ainda sugerir algum ajuste.

A análise estatística foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (por item) e teste binomial exato, com nível mínimo de concordância de 70%. Na segunda apreciação de análise do instrumento, pelos mesmos especialistas, foi utilizada a escala de Likert, com cinco opções (concordo plenamente, concordo, indiferente, discordo e discordo totalmente).

RESULTADOS

Considerou-se pertinente o protocolo MBGR ser adaptado ao público de 6 meses a 5 anos e 11 meses de vida, visto que a sua versão original, destina-se às faixas etárias mais avançadas, indicado para ser aplicado em crianças, adolescentes, adultos e idosos(1010 Berretin-Felix G, Genaro KF, Marchesan IQ. Protocolos de avaliação da motricidade orofacial 1: Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial - MBGR. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editors. Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 255-72.). Os resultados aqui apresentados são referentes ao “Instrutivo” e “História Clínica Miofuncional Orofacial” que integram o “Protocolo MMBGR - Lactentes e Pré-escolares”.

O instrutivo foi completamente criado e proposto para compor o novo instrumento denominado “Protocolo MMBGR - Lactentes e Pré-escolares”, em referência à faixa etária alvo, e com o acréscimo da letra M, acrônimo do sobrenome do pesquisador e autor principal dessa versão. Na adaptação do protocolo de “História Clínica Miofuncional Orofacial” do MBGR(1010 Berretin-Felix G, Genaro KF, Marchesan IQ. Protocolos de avaliação da motricidade orofacial 1: Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial - MBGR. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editors. Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 255-72.) para lactentes e pré-escolares verificou-se a manutenção de 23 itens pertinentes à faixa etária em questão, foram excluídas informações em 7 itens e acrescidas em 8 itens, que serão descritas a seguir:

Mantidos os itens relacionados aos Dados de identificação; Queixa principal e outras queixas; Antecedentes familiares; Intercorrências; Desenvolvimento e dificuldades motoras; Problemas de saúde; Problemas respiratórios; Sono; Tratamentos; Amamentação; Alimentação – introdução e alimentação atual; Mastigação; Deglutição; Hábitos – orais, de mordida e de postura; Fala; Comunicação; Audição; Voz; e Informações complementares.

Acrescentados itens sobre Dados pessoais - Irmãos (idade dos irmãos); Desenvolvimento Motor (se já realizou essa habilidade motora, com qual idade realizou, além de ter sido inserido no protocolo a informação sobre o comportamento que é esperado por faixa etária), quais habilidades motoras alteradas (sustentar cabeça/rolar/sentar/engatinhar/ficar em pé/andar sem apoio); Tratamentos (ortopedia funcional dos maxilares); Desenvolvimento da alimentação (padrão alimentar e faixa etária); Amamentação (bico); Alimentação (dificuldade em introduzir utensílios); Comunicação (quais sons ausentes).

Excluídos os itens não pertinentes à faixa etária abarcada, tais como: Dados de identificação sobre estado civil, estudo, trabalho, atividade física; Queixas relacionadas à aprendizagem, movimentos mandibulares e dor nos ombros; Frequência da dificuldade motora; Frequência dos problemas respiratórios; Aspectos de tratamento odontológico (implante, exodontia, prótese); Hábitos orais (cigarro, cachimbo); e Escolaridade. As modificações realizadas no Protocolo “História Clínica Miofuncional Orofacial”, estão descritas na Tabela 2.

Tabela 2
Itens modificados na História Clínica para constarem no MMBGR, a partir das considerações da pesquisadora e dos autores do instrumento MBGR

Na primeira análise dos especialistas, 70% do instrutivo, obteve concordância por pelo menos 70% destes; e 64% dos itens da “História Clínica” com concordância, por pelo menos 90% (Tabela 3). Para a segunda análise, foi submetida a versão final do instrumento já com todas as alterações sugeridas. Obteve-se, então, 100% de respostas “Concordo totalmente”. A seguir são descritos o Instrutivo (Apêndice 1 Apêndice 1 Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares - Instrutivo PROTOCOLO MMBGR - Lactentes e Pré-Escolares Andréa Monteiro Correia Medeiros, Irene Queiroz Marchesan, Katia Flores Genaro, Giédre Berretin-Felix Instrutivo sobre a aplicação e registro O Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares é um instrumento da área de Motricidade Orofacial com escores, indicado para ser utilizado na população de 6 meses a 5 anos e 11 meses de vida. Compõe-se dos protocolos de HISTÓRIA CLÍNICA (anamnese/entrevista) e de EXAME MIOFUNCIONAL OROFACIAL COM ESCORES (avaliação), destinado ao fonoaudiólogo avaliar, diagnosticar e estabelecer prognóstico em Motricidade Orofacial. Para aplicá-lo é despendido um tempo médio de 30-45 minutos para HISTÓRIA CLÍNICA, e 60-90 minutos para coleta de dados do EXAME CLÌNICO, sendo que a análise dos resultados demanda cerca de 2 horas de trabalho. Alguns domínios podem ser analisados por intermédio da História Clínica e outros pelo Exame Clínico, enquanto o raciocínio clínico é realizado pela compreensão da relação entre os dados registrados nos dois protocolos. PROTOCOLO HISTÓRIA CLÍNICA: Aplica-se com o responsável (principal cuidador) pelo lactente/pré-escolar, antes da realização do exame miofuncional orofacial. Escolhe-se um ambiente privativo e tranquilo, sendo os dados colhidos diretamente pelo fonoaudiólogo e registrados no momento do levantamento, junto ao responsável. Contém itens que compreendem: identificação, queixas, antecedentes familiares e intercorrências; desenvolvimento e dificuldades motoras; problemas de saúde geral e/ou específicos, tais como respiratórios, sono e tratamentos realizados; aspectos ligados à alimentação desde a amamentação até a alimentação atual, incluindo principais dificuldades e padrão de alimentação; bem como sobre a respiração, mastigação, deglutição, hábitos orais e, também aspectos sobre a fala, comunicação oral, audição e voz. PROTOCOLO EXAME MIOFUNCIONAL OROFACIAL COM ESCORES: Aplica-se diretamente junto ao lactente/pré-escolar, preferencialmente com a presença do responsável na sala durante o exame, principalmente em sujeitos na faixa etária até 23 meses de idade. Considera-se, ainda, que, a depender da idade e nível de compreensão da criança, as questões devem ser dirigidas a ela, em linguagem adequada para o seu entendimento e obtenção de resposta, com a concordância do responsável. Escolhe-se um ambiente privativo e tranquilo, com boa iluminação, sendo que todos os dados podem ser coletados diretamente pelo fonoaudiólogo junto ao sujeito e devidamente registrados no protocolo no momento do levantamento (tempo real). O registro do exame por meio de documentação fotográfica e em vídeo, para posterior certificação e análise dos dados previamente levantados, também é recomendado. I. Procedimentos para posicionamento no Exame Miofuncional Orofacial e padronização de documentação: Tanto na observação em tempo real, quanto durante a análise de registro em fotografia e/ou vídeo, o sujeito deve ser observado posicionado sentado de frente para o examinador, com as costas apoiadas, com correção da cabeça: ▪ Lactente (6 a 23 meses): no colo do responsável; ▪ Pré-escolar (24 a 71 meses): em uma cadeira, mantendo os pés em contato com o chão (cadeira adequada ao tamanho do sujeito). Até os 47 meses pode estar posicionado no colo do responsável. Pode ser utilizada uma cadeira de tamanho padrão, e nesses casos, quando a altura do paciente não permitir o apoio plantar, usar um apoio para os pés que garanta um ângulo equivalente à cadeira menor. O examinador deve estar sentado, de frente ao sujeito, mantendo seus olhos na altura dos olhos do lactente/pré-escolar. As indicações de posicionamento devem contemplar uma forma ergonômica adequada para a realização do exame para ambos (examinador e sujeito). Para registro em fotografia/vídeo, devem ser observadas algumas padronizações: ▪ A distância entre o tripé da máquina fotográfica e o sujeito deve ser a mesma em todas as avaliações. Pode-se, inclusive, haver sinalizações no chão e paredes quanto aos planos e ângulos a serem padronizados para o posicionamento do sujeito, ao realizar os registros das imagens. As distâncias para cada registro fotográfico e em vídeo podem variar de acordo com as necessidades do avaliador, bem como com as especificidades de cada equipamento utilizado (câmera fotográfica, flash e lentes), do espaço físico e da luminosidade da sala. (Frazão e Manzi, 2019) Para documentar a região intraoral, as distâncias devem ser mais aproximadas entre o tripé e o sujeito, do que para o registro da face. Indica-se usar lentes Macro na câmera fotográfica (Frazão e Manzi, 2019). O Protocolo apresenta o seguinte Roteiro recomendado para registro de imagens. Entretanto, a depender das necessidades do avaliador, como também da idade, capacidade de compreensão e execução do movimento por parte do sujeito, outras imagens podem ser registradas (imagens extras). Referência: Frazão YS, Manzi SHB. Atualização em documentação fotográfica e em vídeo na motricidade orofacial. In: Silva HJ da, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA da, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editors. Tratado de Motricidade Orofacial. 1st ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 243–53. Roteiro para registo de imagens Imagens Estáticas - Face: [ ] Visão frontal sem correção da postura da cabeça [ ] Visão frontal com correção da postura da cabeça - Lábios: [ ] Em repouso – habitual [ ] Mucosa interna [ ] Frênulo labial superior - Bochechas: [ ] Mucosa interna direita [ ] Mucosa interna esquerda - Língua: [ ] Exteriorizada (fora da cavidade oral) [ ] Frênulo (língua elevada sem tocar o palato) [ ] Frênulo (língua elevada com manobra) - Palato: [ ] Duro - Dentes: [ ] Arcada Superior [ ]Arcada Inferior - Oclusão: [ ] Anterior [ ] Lado Direito [ ] Lado Esquerdo - Outras: [ ] À critério do examinador Imagens Dinâmicas - Sucção: [ ] Amamentação (peito) [ ] Mamadeira - Mastigação: [ ] Boca aberta após mastigar e antes de deglutir - Deglutição: [ ] Líquido [ ] Pastoso [ ] Sólido/Semissólido [ ] Boca aberta após deglutir (resíduo) - Fala: [ ] Semi-dirigida [ ] Nomeação de figuras/repetição - Orofaringe: [ ] Palato mole [ ] Úvula [ ] Tonsilas Palatinas II. Procedimentos sobre itens a serem avaliados, faixas etárias e escores: O Protocolo MMBGR Lactentes/Pré-escolares abrange itens de identificação e dados antropométricos, seguidos pelos itens do exame miofuncional orofacial: exame extraoral – análise facial subjetiva, lábios e mandíbula; exame intraoral – lábios, bochechas, língua, palato, tonsilas palatinas, dentes e oclusão; tônus – lábios, mento, língua e bochechas; funções orofaciais – Respiração, Sucção, Mastigação, Deglutição (líquido, pastoso e sólido/semissólido) e Fala. A maioria dos itens são obtidos para todas as faixas etárias, enquanto outros seguem a indicação de faixa etária informada no próprio instrumento. Isso porque, todo o instrumento foi elaborado respeitando-se o desenvolvimento esperado, e possível de ser realizado, em cada faixa etária abordada. Entretanto, cada item pode ser aplicado além ou aquém das idades sugeridas, de acordo com o desenvolvimento individual da criança. Para fins de análise são atribuídos escores por faixa etária em meses, para cada item avaliado, sendo que ao final, os escores devem ser registrados no quadro de Resumo de Exame Miofuncional Orofacial. Escores mais altos estão relacionados aos piores padrões de motricidade orofacial observado no lactente e pré-escolar. No quadro resumo estão descritos os melhores e piores resultados possíveis de serem obtidos por grupo etário. Entretanto, esses valores não devem ser adotados enquanto nota de corte para diagnóstico, mas podem servir como valores de referência individual, durante o acompanhamento/ processo de reabilitação de cada paciente. III. Orientações gerais sobre aspectos do protocolo a serem considerados, de acordo com a faixa etária: 1. Identificação ✓Todas as faixas etárias.✓Dados obtidos diretamente com o responsável, e/ou extraídos da caderneta de saúde da criança. 2. Exame Extraoral ✓Todas as faixas etárias.✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) em visão frontal, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial. 3. Exame Intraoral ✓Todas as faixas etárias (escores diferenciados para lactentes e pré-escolares, a depender do item avaliado)✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) com lente macro, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial.✓Examinador deve realizar a inspeção intraoral do sujeito, usando luvas de procedimento, tal como no exame do frênulo da língua; usando afastador labial para avaliação de dentes e oclusão (quando houver dificuldade de colocação do afastador labial em crianças de seis meses a quatro anos de idade, solicita-se que os lábios sejam afastados com os dedos do responsável).✓O examinador também deve solicitar para que a criança abra a boca de forma voluntária e/ou por imitação, para observação de estruturas como língua, palato e tonsilas palatinas. 4. Tônus ✓Todas as faixas etárias.✓Examinador deve realizar obrigatoriamente observação visual e palpação das estruturas.✓A impressão do resultado, a partir do exame de palpação deve ser registrada em tempo real, e posteriormente confirmada, quando possível, a partir da imagem realizada. 5. Funções orofaciais ✓Para cada função orofacial relacionada à alimentação, utilizar sempre o mesmo tipo de alimento, observando sua consistência. Pode-se abrir exceções quanto ao tipo de alimento, de acordo com o hábito e aceitação/recusa individual do sujeito.✓Preconiza-se sempre utilizar o alimento trazido pela família.✓Na avaliação da Fala, para nomeação de figuras, indica-se utilizar o material pertencente ao instrumento (Protocolo MMBGR – Figuras para Nomeação).✓Registro em vídeo (filmagem) é recomendado para ser utilizado na análise posterior ao exame miofuncional orofacial. Orientações gerais sobre os aspectos a serem documentados/avaliados: Funções Orofaciais Função Orofacial Faixa etária Material utilizado Exame/ Registro específico Respiração ▪Todas (6 a 71 meses) ▪Espelho de Glatzel/▪Espelho nasal milimetrado de Altmann ▪Mensurar fluxo aéreo, em tempo real▪Não é obrigatória a limpeza com soro fisiológico, mas recomenda-se que o sujeito assoe o nariz antes do procedimento.▪Marcar fluxo aéreo em papel milimetrado Sucção/Deglutição ▪Até 23 meses, desde que ainda seja amamentado ▪Peito (leite materno) ▪Observar mamada no peito (2 a 5 minutos) Sucção/Deglutição ▪Até 23 meses, desde que ainda utilize mamadeira na sua rotina ▪Mamadeira (leite materno ou fórmula láctea) ▪Observar oferta de mamadeira (3 minutos ou pelo menos 10 ml) Mastigação ▪A partir de 12 meses ▪Mão/ talheres (pão francês ou biscoito) ▪Observar por 2 minutos, ou dois ciclos completos, até ocorrer a deglutição.▪A partir de 36 meses solicitar que o sujeito abra a boca antes de deglutir, para verificar a eficiência da trituração do alimento. Deglutição - líquido ▪A partir de 12 meses ▪Copo (água, suco, ou leite materno/fórmula) ▪Observar o esvaziamento de pelo menos ¼ de copo (50 ml). Deglutição - pastoso ▪Até 11 meses▪Até 23 meses, quando se alimentam na consistência pastosa ▪Colher (papa, purê, alimento amassado, tal como banana) ▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea) Deglutição - sólido/semissólido ▪A partir de 12 meses ▪Mão/talheres (pão francês, biscoito, entre outros) ▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea)▪Solicitar que o sujeito abra a boca após deglutir, para verificar resíduo de alimento. Fala - Produção de fones e fonemas ▪A partir de 24 meses ▪Lista de figuras (Protocolo MMBGR - Figuras para Nomeação)▪Fala semidirigida ▪Nomeação de Figuras: o sujeito tem que dizer o nome da figura mostrada.▪Caso não saiba, o examinador nomeia a figura, e depois de mostrar outra figura da lista, volta a mostrar a figura não nomeada inicialmente. Pede-se então para o sujeito nomeá-la.▪Após isso, não será dada nova chance. Apenas registra-se que o sujeito não conseguiu produzir mesmo com a tentativa de repetição do examinador.▪Fala semi-dirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio▪Elaboração do quadro fonêmico, a partir da produção do sujeito. Fala - Aspectos gerais da Fonoarticulação ▪A partir de 36 meses ▪Fala semidirigida ▪Fala semidirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio ) e o Protocolo de “História Clínica Miofuncional Orofacial” (Apêndice 2 Apêndice 2 Protocolo MMBGR - Lactentes e pré-escolares: história clínica miofuncional orofacial PROTOCOLO MMBGR - LACTENTES E PRÉ-ESCOLARES (6 meses até 5 anos e 11 meses) Andréa Monteiro Correia Medeiros, Irene Queiroz Marchesan, Katia Flores Genaro, Giédre Berretin-Felix Nome: ___________________________________________ Nº: ________________ Data do exame: ___ / ___ / ___ Idade: _____ anos e _____ meses DN: ____ / ____ / ____ Informante: _______________________ Grau de parentesco: ________________________________________ Frequenta creche/escola: ❒ não ❒ sim Turma: _________ Período:❒ matutino ❒ vespertino ❒ integral Endereço:________________________________________________ Nº:________ Complemento:____________ Bairro: ___________________________ Cidade/Estado:__________________ CEP:_____________________ Filiação: Nome do Pai: __________________________________ Nome da Mãe: ____________________________ E-mail: _______________________________________ E-mail: __________________________________ Telefone Celular: ( ___ ) ___________________________ Telefone Celular: ( ___ ) ______________________ Telefone do Trabalho: ( ___ ) _______________________ Telefone do Trabalho: ( ___ ) __________________ Irmãos: ❒ não ❒ sim - Quantidade: _____________________ Idade dos irmãos: _________________________ Quem indicou para Fonoaudiologia? (nome, especialidade, telefone): ____________________________________________________________________________________________________ Por qual motivo? _____________________________________________________________________________________ Queixa principal (do responsável): ______________________________________________________________________ Outras queixas relacionadas: ❒ lábios ❒ dentes ❒ frênulo lingual ❒ sucção ❒ mastigação ❒ fala ❒ postura corporal ❒ língua ❒ oclusão ❒ deglutição ❒ respiração ❒ voz ❒ audição Informações adicionais: ____________________________________________________________________________________________ Antecedentes familiares (em relação à queixa): ❒ não ❒ sim - Qual: _________________________________________________________________________________ Intercorrências: Na gestação: ❒ não ❒ sim - Qual: _____________________________________________________________ No nascimento: ❒ não ❒ sim - Qual: _____________________________________________________________ Desenvolvimento motor (assinalar se já realizou o comportamento e em qual idade): Não sabe/Não lembra IdadeEsperada Sustentar a cabeça ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 3 meses Primeiras tentativas de locomoção: arrastar, rastejar ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 6 a 7 meses Sentar independente ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 7 meses Brincar em decúbito lateral ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 7 meses Rolar ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 7 meses Sentar sem suporte (utiliza mãos: atividade exploratória) ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 8 meses Sentar estavelmente (utiliza mãos: manipula e explora objeto) ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 9 meses Engatinhar ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 10 meses Ficar em pé ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 10 meses Andar sem apoio ❒ não ❒ sim: ___ meses ❒ 13 meses De modo geral, desenvolvimento motor pode ser considerado ❒ normal ❒ alterado Se alterado, assinale em quais habilidades: [ ] sustentar a cabeça [ ] sentar [ ] ficar em pé [ ] rolar [ ] engatinhar [ ] andar sem apoio Dificuldade motora: ❒ não ❒ sim: [ ] correr [ ] andar de triciclo/bicicleta com rodinhas de apoio [ ] vestir-se [ ] amarrar os sapatos [ ] abotoar [ ] escovar os dentes [ ] pintar (segurar lápis) [ ]Usar colher/garfo [ ]outras: _________________ Problemas de saúde Descrever Tratamento/Medicamento Neurológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ _______________________________________ Ortopédico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Metabólico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Digestivo: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Hormonal: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Otorrinolaringológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Pneumológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Cardiológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Emocional/Psíquico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________ Outros problemas: ________________________________________________________________________________________________________________ Problemas respiratórios Tratamento/Medicamento Resfriados frequentes*: ❒ não ❒ sim: _________________________________________________________ Problemas de garganta: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Amidalite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Halitose: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Asma: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Bronquite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Pneumonia: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Rinite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Sinusite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Obstrução nasal: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Prurido nasal: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Coriza: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ Espirros em salva: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________ * resfriado frequente (alteração de via aérea superior) até 5 anos de idade: acima de 12 episódios/ano Outros problemas: _____________________________________________________________________________________________ Sono Horário que dorme: _____ Horário que acorda: _____ Noturno: ❒< 8 horas ❒> 8 horas: descrever a frequência ____________________________________ Dorme de dia: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Agitado: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Fragmentado: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Enurese noturna: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Ronco: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Ressona: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Sialorreia: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Apneia: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Bruxismo: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Ingestão de água à noite: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Boca aberta ao dormir: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Boca seca ao acordar: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________ Mão posicionada sob o rosto: ❒ não ❒ sim: [ ] D [ ] E_______________________________________________ Postura: ❒ decúbito lateral ❒ decúbito dorsal ❒ decúbito ventral Outros problemas: ___________________________________________________________________________________________________________________ Tratamentos Nome/Contato Fonoaudiológico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente Motivo: ________________________________________ ___________________________ Médico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente Qual(is) especialidade(s): _________________________ Motivo: ________________________________________ ___________________________ Psicológico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente Motivo: ________________________________________ __________________________ Fisioterápico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente Motivo: ________________________________________ __________________________ Odontológico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente Motivo: ________________________________________ __________________________ Tipo de Procedimento: ____________________________ Cirúrgico: ❒ não ❒ no passado Quando? _______ Motivo: ________________________________________ __________________________ Tipo de Procedimento: ____________________________ Outros tratamentos: _______________________________________________________________________________________________ Desenvolvimento da alimentação Amamentação Peito (Aleitamento materno): ❒ não ❒ sim Exclusivo: ❒ não ❒ sim - Até quando: _______________ ❒ não sabe/não lembra Complementado: ❒ não ❒ sim - Até quando: _______________ ❒ não sabe/não lembra Alimentação – dificuldade em introduzir Utensílios: ❒ canudo ❒ copo ❒ colher ❒ garfo Descrever: _____________________ Sabores: ❒ salgado ❒ doce ❒ azedo ❒ amargo Descrever: _____________________ Consistências: ❒ líquida ❒ pastosa ❒ semissólida ❒ sólida Descrever: _____________________ Utensílio utilizado atualmente para oferta da alimentação (pode assinalar mais de uma alternativa): ❒ mamadeira – tipo de bico: _______________ material: _______________ furo: _______________ ❒ copo comum (aberto) ❒ copo com tampa ❒ copo com válvula ❒ copo com canudo ❒ colher ❒ garfo ❒ outro ____________________ Padrão alimentar atual Comportamento de prontidão e padrão de alimentação Não sabe/ Não lembra Idade esperada Abre a boca em direção à colher quando está com fome ❒ não ❒ sim ❒ 6 meses Inclina-se para frente em direção à colher, segurando amão da pessoa que oferece o alimento ❒ não ❒ sim ❒ 6 meses Aceita alimentos raspados e/ou amassados com colher ❒ não ❒ sim ❒ 6 a 7 meses Inclina-se para a colher, pega ou aponta o alimento ❒ não ❒ sim ❒ 7 a 11 meses Aceita alimentos amassados com garfo, contendo pedaços pequenos ❒ não ❒ sim ❒ 7 a 8 meses Aceita alimentos picados ou em pedaços pequenos ❒ não ❒ sim ❒ 9 a 11 meses Come de forma independente, mas ainda precisa de ajuda ❒ não ❒ sim ❒ 9 a 12 meses Utiliza/combina palavras e gestos para expressaro desejo pelo alimento ❒ não ❒ sim ❒ 12 a 24 meses Aceita alimentos na consistência dos adultos ❒ não ❒ sim ❒ a partir de 12 meses Come de forma independente com colher ❒ não ❒ sim ❒ 12 a 24 meses Segura o copo com ambas as mãos ❒ não ❒ sim ❒ 12 a 24 meses Demonstra habilidade para mastigar ❒ não ❒ sim ❒ 12 a 24 meses Alimentação atual Tipo Descrever a frequência Quais? Frutas: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________ Verduras: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________ Legumes: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________ Cereais: (arroz, macarrão, trigo) ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________ Grãos: (feijão, lentilha, ervilha) ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________ Carnes: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________ Leite e derivados: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________ Açúcares: ❒ não ❒ sim: _______________ ___________________________________ De maneira geral, ingere alimentos predominantemente: Preferência do sujeito: ❒ líquidos ❒ pastosos ❒ sólidos ❒ diferentes consistências Ofertada pelo cuidador/ responsável: ❒ líquidos ❒ pastosos ❒ sólidos ❒ diferentes consistências Na maioria das vezes, com quem, como e onde faz as refeições: Com qual companhia: ❒ sozinho ❒ família ❒ colegas (escola) ❒ outro - qual: _________________ Sem outra atividade: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________ Assistindo televisão ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________ Brincando: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________ Utilizando tablet/celular: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________ Realizando outras atividades: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________ Mastigação Lábios: ❒ fechados ❒ entreabertos ❒ abertos Ruído: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim Dor ou desconforto durante a mastigação: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim - [ ] direita [ ] esquerda Possível causa da dor ao mastigar: ___________________________________________________________________________________ Dificuldade mastigatória: ❒ não ❒ sim - Qual: ________________________________________________________ Escape de alimentos durante a mastigação: ❒ não ❒ sim Necessita ingerir líquido junto aos alimentos: ❒ não ❒ sim Outros problemas: _____________________________________________________________________________________________________ Mastiga os alimentos: adequadamente pouco muito Não sabe informar sabe/não observou Em comparação à família: ❒ ❒ ❒ ❒ Em comparação aos amigos: ❒ ❒ ❒ ❒ Descrever: ____________________________________________________________________________________________ Velocidade mastigatória semelhante mais rápido mais devagar Não sabe informar observou Em comparação à família: ❒ ❒ ❒ ❒ Em comparação aos amigos: ❒ ❒ ❒ ❒ Descrever: ____________________________________________________________________________ Capacidade mastigatória (grau de satisfação da família do paciente com relação à sua mastigação) ❒ ótima ❒ boa ❒ regular ❒ ruim Deglutição Descrever a frequência Ruído: ❒ não ❒ sim ___________________________________________________________________________ Engasgos: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________ Dor ao engolir: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________ Refluxo nasal: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________ Escape anterior: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________ Pigarro: ❒ não ❒ sim _________________________________________________________ Tosse: ❒ não ❒ sim _________________________________________________________ Resíduos após a deglutição: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________ Outras dificuldades: ❒ não ❒ sim _________________________________________________________ Outros problemas: ____________________________________________________________________________________________________ Hábitos orais Sucção de chupeta: ❒ não ❒ sim - até quando: _______ [ ] comum [ ] ortodôntica [ ] não sabe informar Sucção de dedo: ❒ não ❒ sim - até quando: _______ Sucção de língua: ❒ não ❒ sim - até quando: _______ Umidificar os lábios: ❒ não ❒ sim - idade: ___________ Outros:_________________________________________ até quando: ____________________________ Hábitos de mordida Bruxismo (ranger os dentes): ❒ não ❒ sim - [ ] diurno Apertamento dentário: ❒ não ❒ sim - até quando: _______ Onicofagia (roer as unhas): ❒ não ❒ sim - até quando: _______ Morder/ mordiscar lábios: ❒ não ❒ sim - até quando: _______ Morder/Mordiscar mucosa interna das bochechas: ❒ não ❒ sim - até quando: _____________________ Morder objetos: Qual? _____________________ ❒ não ❒ sim - até quando: _____________________ Hábitos de postura Interposição do lábio inferior: ❒ não ❒ sim Interposição de língua: ❒ não ❒ sim Protração da mandíbula: ❒ não ❒ sim Apoio da mandíbula na mão: ❒ não ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda Apoio da cabeça na mão: ❒ não ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda Outros hábitos: _______________________________________________________________________________________________________ Comunicação oral Intencionalidade prejudicada: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________ Ausência de produção de sons: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________ Dificuldade de compreensão: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________ Demorou para começar a falar: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________ Dificuldade na elaboração de frases: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________ Gagueira (hesitação/repetição/prolongamento): ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________ OBS: No caso de suspeita de alteração, aplicar protocolo específico de linguagem Outros problemas: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Fala Omissão: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _____________________________________________________ Substituição: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _____________________________________________________________ Distorção: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _____________________________________________________________ Salivação excessiva: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _________________________________________ Interposição da língua: ❒ não ❒ sim - [ ] anterior [ ] lateral Abertura da boca: ❒ normal ❒restrita ❒ exagerada Inteligibilidade prejudicada: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _________________________________________ Quais fones: ______________________________________________________________________________________________________ Outros problemas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Audição Hipoacusia (diminuição da audição): ❒ não ❒ às vezes ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda Otite (infecção de ouvido): ❒ não ❒ às vezes ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda Otalgia (dor de ouvido): ❒ não ❒ às vezes ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda Avaliação audiológica prévia: ❒ não ❒ sim - Quando:_________________________________________________ Resultados: _______________________________________________________________________________________________________ Outros problemas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Voz Rouquidão: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim Fraqueza: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim Afonia: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim Hipernasalidade: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim Hiponasalidade: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim Abuso vocal: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim Detalhar: _____________________________________________________________________________ OBS: No caso de suspeita de alteração, aplicar protocolo específico vocal Outros problemas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Informações complementares: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Fonoaudiólogo: _____________________________________________ CRFª:___________________________ Teste Binomial ExatoLegenda: IVC = Índice de Validade de Conteúdo; % = Frequência relativa percentual ) que compõem, junto ao Exame Clínico, o “Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-Escolares”.

Tabela 3
Porcentagem de concordância entre os especialistas e Índice de validade de Conteúdo (IVC) referente aos dados específicos dos Instrutivo e História Clínica do Protocolo MMBGR

O “instrutivo” contempla orientações sobre a utilização do tanto em relação à aplicação, como ao Registro nos Protocolos de “História Clínica Miofuncional Orofacial” (anamnese/ entrevista) e “Exame Clínico” (Exame miofuncional orofacial com escores). Também explicita sobre o objetivo principal do MMBGR, destinado ao fonoaudiólogo avaliar, diagnosticar e estabelecer prognóstico em MO; o tempo médio para a sua aplicação (30-45 minutos para “História Clínica”, e 60-90 minutos para o “Exame Clínico”), com demanda de cerca de 2 horas de trabalho para análises dos dados obtidos.

O instrutivo ainda fornece informações sobre o Exame Clínico: I. Procedimentos para coleta/análise do Exame Miofuncional Orofacial, incluindo padronizações de registro em fotografia/vídeo, roteiro de registro de imagens estáticas e dinâmicas; II. Procedimentos sobre itens a serem avaliados, faixas etárias e escores; III. Orientações gerais sobre aspectos do protocolo a serem considerados, de acordo com a faixa etária, incluindo material utilizado e forma de registro dos seguintes itens: Identificação e dados antropométricos, seguidos pelos itens do exame miofuncional orofacial: exame extraoral – análise facial subjetiva, lábios e mandíbula; exame intraoral – lábios, bochechas, língua, palato, tonsilas palatinas, dentes e oclusão; tônus – lábios, mento, língua e bochechas; funções orofaciais – Respiração, Sucção, Mastigação, Deglutição (líquido, pastoso e sólido/semissólido) e Fala.

O Protocolo para levantamento da “História Clínica” contempla aspectos a serem levantados junto ao responsável pelo lactente/pré-escolar na situação de anamnese/entrevista inicial. A maioria dos itens podem ser assinalados caso haja a ocorrência, e existem espaços para complementação de informações, descrições e observações. Contém itens relacionados desde a identificação do lactente/pré-escolar, tais como: número de registro, nome, datas (exame e nascimento), idade, informante, escolaridade, endereço, dados familiares e de contato), até dados relacionados diretamente à queixa e ao motivo do encaminhamento para a Fonoaudiologia.

Os aspectos sobre desenvolvimento estão organizados conforme ocorrência e período, além de registro das dificuldades encontradas; incluindo cronologia referencial sobre a aquisição de cada comportamento. Constam itens relacionados aos aspectos do Desenvolvimento e dificuldade motora, da Alimentação (desde amamentação até uso de utensílios), além de serem abordados aspectos voltados aos problemas de saúde, respiratórios, sono; bem como tratamentos fonoaudiológicos e em áreas interdisciplinares; e ocorrência de hábitos deletérios. Dados sobre o padrão atual do lactente/pré-escolar também estão elencados, incluindo aspectos alimentares, da mastigação, da deglutição, da fala, da comunicação oral e da voz.

DISCUSSÃO

O Estudo foi conduzido com o propósito de adaptar e validar o conteúdo e a aparência do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR para aplicação em lactentes e pré-escolares. Para isso, a partir da experiência da prática profissional dos autores e do referencial bibliográfico consultado, foi construído o Instrutivo e elaboradas as versões dos “Protocolos de História Clínica” e “Exame Clínico Miofuncional Orofacial” com escores para serem utilizadas com a faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses de vida.

Considerou-se a elaboração do Instrutivo, para que este funcione como guia instrucional que oriente sobre o uso do protocolo, padronização dos registros e documentações, por parte do fonoaudiólogo. O guia instrucional é parte integrante do Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares, e a sua utilização deve compor o raciocínio clínico inerente à aplicação dos protocolos de História Clínica e Exame Clínico.

Neste artigo foram apresentados apenas o Instrutivo e o Protocolo História Clínica Miofuncional Orofacial. A análise do conteúdo do protocolo possibilitou a manutenção, acréscimo e exclusão de itens e, considerando a escassez de protocolos validados na área de MO para menores de 6 anos de vida, os principais aspectos abordados foram extraídos da literatura referência de desenvolvimento infantil.

No protocolo MMBGR História Clínica foram acrescidos os dados sobre os irmãos, sendo considerada a constituição familiar um aspecto importante a ser compreendido no processo terapêutico(44 Souza DMB, Lopes SMB. Percepção da família em relação à atuação fonoaudiológica em um ambulatório. Rev CEFAC. 2015;17(1):80-7. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201515413.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620151...
). Por outro lado, foram excluídos itens não condizentes com a faixa etária. Também foram acrescidos aspectos sobre Desenvolvimento motor global, visto que a progressão do controle corporal, evolui para um conjunto de aquisições, equilíbrio nas diferentes posturas e posições, que levam a criança à independência funcional(1717 Saccani R. Trajetória motora de crianças brasileiras de 0 a 18 meses de idade : normatização da Alberta Infant Motor Scale para aplicação clínica e científica no Brasil [dissertation]. Porto Alegre: UFRGS; 2013.), fundamental para a situação de alimentação. Os padrões motores abordados e quais habilidades motoras alteradas basearam-se no Alberta Infant Motor Scale (AIMS): Valores de referência para categorização do desempenho motor de crianças(1717 Saccani R. Trajetória motora de crianças brasileiras de 0 a 18 meses de idade : normatização da Alberta Infant Motor Scale para aplicação clínica e científica no Brasil [dissertation]. Porto Alegre: UFRGS; 2013.,1818 Saccani R, Valentini NC. Reference curves for the Brazilian Alberta Infant Motor Scale: percentiles for clinical description and follow-up over time. J Pediatr. 2012;88(1):40-7. http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2142. PMid:22057554.
http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2142...
).

Os aspectos sobre Desenvolvimento da alimentação, com padrões por faixa etária, foram fundamentados no Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, do Ministério da Saúde do Brasil(1919 Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção à Saúde. Guia Alimentar para crianças brasileiras menores que 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde; 2019. 270 p.), e em protocolos internacionais(11 Pados BF, Thoyre SM, Park J. Age-based norm-reference values for the Child Oral and Motor Proficiency Scale. Acta Paediatr. 2018;107(8):1427-32. http://dx.doi.org/10.1111/apa.14299. PMid:29486068.
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,33 Thoyre SM, Pados BF, Park J, Estrem H, McComish C, Hodges EA. The pediatric eating assessment tool: factor structure and psychometric properties. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2018;66(2):299-305. http://dx.doi.org/10.1097/MPG.0000000000001765. PMid:28953526.
http://dx.doi.org/10.1097/MPG.0000000000...
), visto que não existem instrumentos validados no Brasil para essa faixa etária. O protocolo ChOMPS - Child Oral and Motor Proficiency Scale (11 Pados BF, Thoyre SM, Park J. Age-based norm-reference values for the Child Oral and Motor Proficiency Scale. Acta Paediatr. 2018;107(8):1427-32. http://dx.doi.org/10.1111/apa.14299. PMid:29486068.
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) foi consultado por ser instrumento que investiga, a partir dos relatos dos pais, aspectos sobre comer, beber e habilidades relacionadas à alimentação, como por exemplo, capacidade de morder alimentos macios e beber líquidos finos sem tossir ou engasgar, bem como habilidades motoras que suportam a deglutição segura e o comer independente, como por exemplo, a capacidade de se sentar na vertical sem suporte(11 Pados BF, Thoyre SM, Park J. Age-based norm-reference values for the Child Oral and Motor Proficiency Scale. Acta Paediatr. 2018;107(8):1427-32. http://dx.doi.org/10.1111/apa.14299. PMid:29486068.
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).

Considerando a importância de detecção precoce de dificuldades alimentares, foram estudados os aspectos abordados por Thoyre et al. (2018), conforme o protocolo Pediatric Eating Assessment Tool - PediEAT(33 Thoyre SM, Pados BF, Park J, Estrem H, McComish C, Hodges EA. The pediatric eating assessment tool: factor structure and psychometric properties. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2018;66(2):299-305. http://dx.doi.org/10.1097/MPG.0000000000001765. PMid:28953526.
http://dx.doi.org/10.1097/MPG.0000000000...
), o qual avalia sintomas de problemas alimentares, buscando identificar precocemente os problemas de alimentação, a partir de relato parental. Sobre a dificuldade em introduzir utensílios, foram consideradas as pesquisas(2020 Pados BF, Estrem HH, Thoyre SM, Park J, McComish C. The Neonatal Eating Assessment Tool: development and content validation. Neonatal Netw. 2017;36(6):359-67. http://dx.doi.org/10.1891/0730-0832.36.6.359. PMid:29185947.
http://dx.doi.org/10.1891/0730-0832.36.6...
,2121 Carruth BR, Skinner JD. Feeding behaviors and other motor development in healthy children (2–24 months). J Am Coll Nutr. 2002;21(2):88-96. http://dx.doi.org/10.1080/07315724.2002.10719199. PMid:11999548.
http://dx.doi.org/10.1080/07315724.2002....
) cujos relatos das mães referem-se, entre outros aspectos, sobre a capacidade de o bebê beber de um copo (com e sem tampa), tomar com um canudo (grande e pequeno) e se a criança tem autonomia ou é assistida pela mãe quando usa o utensílio para beber. Dados semelhantes sobre colheres (tipo e uso) foram considerados na presente adaptação. Quanto à Amamentação, de modo geral preconiza-se o aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida, com continuidade até os 24 meses, complementando-se a dieta, a qual privilegia a introdução de novas consistências, que favoreçam o desenvolvimento do sistema estomatognático.

Os aspectos referentes à Comunicação e Fala foram pautados nos estudos sobre o desenvolvimento da fala(2222 Wertzner HF, Befi-Lopes DM, De Andrade CRF, Fernandes FDM. ABFW Teste de linguagem infantil. 2. ed. Carapicuiba: Pró-Fono; 2004. 98 p.,2323 Hage SRV, Pereira TC, Zorzi JL. Protocolo de Observação Comportamental - PROC: valores de referência para uma análise quantitativa. Rev CEFAC. 2012;14(4):677-90. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000068.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012...
), considerando somente os aspectos de produção articulatória relacionada à MO, em idades iniciais.

Consideramos que os valores de concordância obtidos são positivos, equiparando-se a outros estudos que também realizaram análises de conteúdo e aparência de instrumentos da área de MO, por meio do cálculo do IVC(1111 Medeiros AMC, Nascimento HS, Santos MKO, Barreto IDC, Jesus EMS. Análise do conteúdo e aparência do protocolo de acompanhamento fonoaudiológico - aleitamento materno. Audiol Commun Res. 2018;23(0):e1921-1921. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1921.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017...
). Salientamos que, após a segunda análise, 100% dos especialistas descreveram “Concordo Totalmente” para o conteúdo e a aparência do novo instrumento. O instrutivo e protocolo de História Clínica Miofuncional Orofacial, integrantes do Protocolo MMBGR – Lactente e pré-escolares, preenche uma importante lacuna para a clínica da MO e suas pesquisas, ampliando o conhecimento científico na Fonoaudiologia. Novos estudos devem ser propostos para as demais etapas do processo de validação. O nosso grupo de pesquisa tem se debruçado na subsequente etapa da “evidência de validade baseada nos processos de resposta”, tal como recomendado na literatura(77 Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV Jr, Lima KC. Recommendations for elaboration, transcultural adaptation and validation process of tests in Speech, Hearing and Language Pathology. CoDAS. 2017;29(3):e20160217. PMid:28614460.), para viabilizar a aplicabilidade na população em questão.

CONCLUSÃO

A adaptação do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR para aplicação em lactentes e pré-escolares foi realizada e, a partir disso, o Instrutivo e o Protocolo História Clínica Miofuncional Orofacial teve a validação de conteúdo e aparência concluída, possibilitando a sua utilização para faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses de vida.

Apêndice 1 Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares - Instrutivo

PROTOCOLO MMBGR - Lactentes e Pré-Escolares

Andréa Monteiro Correia Medeiros, Irene Queiroz Marchesan, Katia Flores Genaro, Giédre Berretin-Felix

Instrutivo sobre a aplicação e registro

O Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares é um instrumento da área de Motricidade Orofacial com escores, indicado para ser utilizado na população de 6 meses a 5 anos e 11 meses de vida.

Compõe-se dos protocolos de HISTÓRIA CLÍNICA (anamnese/entrevista) e de EXAME MIOFUNCIONAL OROFACIAL COM ESCORES (avaliação), destinado ao fonoaudiólogo avaliar, diagnosticar e estabelecer prognóstico em Motricidade Orofacial.

Para aplicá-lo é despendido um tempo médio de 30-45 minutos para HISTÓRIA CLÍNICA, e 60-90 minutos para coleta de dados do EXAME CLÌNICO, sendo que a análise dos resultados demanda cerca de 2 horas de trabalho.

Alguns domínios podem ser analisados por intermédio da História Clínica e outros pelo Exame Clínico, enquanto o raciocínio clínico é realizado pela compreensão da relação entre os dados registrados nos dois protocolos.

PROTOCOLO HISTÓRIA CLÍNICA:

Aplica-se com o responsável (principal cuidador) pelo lactente/pré-escolar, antes da realização do exame miofuncional orofacial.

Escolhe-se um ambiente privativo e tranquilo, sendo os dados colhidos diretamente pelo fonoaudiólogo e registrados no momento do levantamento, junto ao responsável.

Contém itens que compreendem: identificação, queixas, antecedentes familiares e intercorrências; desenvolvimento e dificuldades motoras; problemas de saúde geral e/ou específicos, tais como respiratórios, sono e tratamentos realizados; aspectos ligados à alimentação desde a amamentação até a alimentação atual, incluindo principais dificuldades e padrão de alimentação; bem como sobre a respiração, mastigação, deglutição, hábitos orais e, também aspectos sobre a fala, comunicação oral, audição e voz.

PROTOCOLO EXAME MIOFUNCIONAL OROFACIAL COM ESCORES:

Aplica-se diretamente junto ao lactente/pré-escolar, preferencialmente com a presença do responsável na sala durante o exame, principalmente em sujeitos na faixa etária até 23 meses de idade. Considera-se, ainda, que, a depender da idade e nível de compreensão da criança, as questões devem ser dirigidas a ela, em linguagem adequada para o seu entendimento e obtenção de resposta, com a concordância do responsável.

Escolhe-se um ambiente privativo e tranquilo, com boa iluminação, sendo que todos os dados podem ser coletados diretamente pelo fonoaudiólogo junto ao sujeito e devidamente registrados no protocolo no momento do levantamento (tempo real).

O registro do exame por meio de documentação fotográfica e em vídeo, para posterior certificação e análise dos dados previamente levantados, também é recomendado.

I. Procedimentos para posicionamento no Exame Miofuncional Orofacial e padronização de documentação:

Tanto na observação em tempo real, quanto durante a análise de registro em fotografia e/ou vídeo, o sujeito deve ser observado posicionado sentado de frente para o examinador, com as costas apoiadas, com correção da cabeça:

▪ Lactente (6 a 23 meses): no colo do responsável;

▪ Pré-escolar (24 a 71 meses): em uma cadeira, mantendo os pés em contato com o chão (cadeira adequada ao tamanho do sujeito). Até os 47 meses pode estar posicionado no colo do responsável.

Pode ser utilizada uma cadeira de tamanho padrão, e nesses casos, quando a altura do paciente não permitir o apoio plantar, usar um apoio para os pés que garanta um ângulo equivalente à cadeira menor.

O examinador deve estar sentado, de frente ao sujeito, mantendo seus olhos na altura dos olhos do lactente/pré-escolar. As indicações de posicionamento devem contemplar uma forma ergonômica adequada para a realização do exame para ambos (examinador e sujeito).

Para registro em fotografia/vídeo, devem ser observadas algumas padronizações:

▪ A distância entre o tripé da máquina fotográfica e o sujeito deve ser a mesma em todas as avaliações. Pode-se, inclusive, haver sinalizações no chão e paredes quanto aos planos e ângulos a serem padronizados para o posicionamento do sujeito, ao realizar os registros das imagens.

As distâncias para cada registro fotográfico e em vídeo podem variar de acordo com as necessidades do avaliador, bem como com as especificidades de cada equipamento utilizado (câmera fotográfica, flash e lentes), do espaço físico e da luminosidade da sala. (Frazão e Manzi, 2019)

Para documentar a região intraoral, as distâncias devem ser mais aproximadas entre o tripé e o sujeito, do que para o registro da face. Indica-se usar lentes Macro na câmera fotográfica (Frazão e Manzi, 2019).

O Protocolo apresenta o seguinte Roteiro recomendado para registro de imagens. Entretanto, a depender das necessidades do avaliador, como também da idade, capacidade de compreensão e execução do movimento por parte do sujeito, outras imagens podem ser registradas (imagens extras).

Referência: Frazão YS, Manzi SHB. Atualização em documentação fotográfica e em vídeo na motricidade orofacial. In: Silva HJ da, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA da, Berretin-Felix G, Marchesan IQ, editors. Tratado de Motricidade Orofacial. 1st ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019. p. 243–53.

Roteiro para registo de imagens
Imagens Estáticas
- Face: [ ] Visão frontal sem correção da postura da cabeça [ ] Visão frontal com correção da postura da cabeça
- Lábios: [ ] Em repouso – habitual [ ] Mucosa interna [ ] Frênulo labial superior
- Bochechas: [ ] Mucosa interna direita [ ] Mucosa interna esquerda
- Língua: [ ] Exteriorizada (fora da cavidade oral)
[ ] Frênulo (língua elevada sem tocar o palato) [ ] Frênulo (língua elevada com manobra)
- Palato: [ ] Duro
- Dentes: [ ] Arcada Superior [ ]Arcada Inferior
- Oclusão: [ ] Anterior [ ] Lado Direito [ ] Lado Esquerdo
- Outras: [ ] À critério do examinador
Imagens Dinâmicas
- Sucção: [ ] Amamentação (peito) [ ] Mamadeira
- Mastigação: [ ] Boca aberta após mastigar e antes de deglutir
- Deglutição: [ ] Líquido [ ] Pastoso [ ] Sólido/Semissólido [ ] Boca aberta após deglutir (resíduo)
- Fala: [ ] Semi-dirigida [ ] Nomeação de figuras/repetição
- Orofaringe: [ ] Palato mole [ ] Úvula [ ] Tonsilas Palatinas

II. Procedimentos sobre itens a serem avaliados, faixas etárias e escores:

O Protocolo MMBGR Lactentes/Pré-escolares abrange itens de identificação e dados antropométricos, seguidos pelos itens do exame miofuncional orofacial: exame extraoral – análise facial subjetiva, lábios e mandíbula; exame intraoral – lábios, bochechas, língua, palato, tonsilas palatinas, dentes e oclusão; tônus – lábios, mento, língua e bochechas; funções orofaciais – Respiração, Sucção, Mastigação, Deglutição (líquido, pastoso e sólido/semissólido) e Fala.

A maioria dos itens são obtidos para todas as faixas etárias, enquanto outros seguem a indicação de faixa etária informada no próprio instrumento. Isso porque, todo o instrumento foi elaborado respeitando-se o desenvolvimento esperado, e possível de ser realizado, em cada faixa etária abordada. Entretanto, cada item pode ser aplicado além ou aquém das idades sugeridas, de acordo com o desenvolvimento individual da criança.

Para fins de análise são atribuídos escores por faixa etária em meses, para cada item avaliado, sendo que ao final, os escores devem ser registrados no quadro de Resumo de Exame Miofuncional Orofacial. Escores mais altos estão relacionados aos piores padrões de motricidade orofacial observado no lactente e pré-escolar. No quadro resumo estão descritos os melhores e piores resultados possíveis de serem obtidos por grupo etário. Entretanto, esses valores não devem ser adotados enquanto nota de corte para diagnóstico, mas podem servir como valores de referência individual, durante o acompanhamento/ processo de reabilitação de cada paciente.

III. Orientações gerais sobre aspectos do protocolo a serem considerados, de acordo com a faixa etária:

1. Identificação
✓Todas as faixas etárias.
✓Dados obtidos diretamente com o responsável, e/ou extraídos da caderneta de saúde da criança.
2. Exame Extraoral
✓Todas as faixas etárias.
✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) em visão frontal, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial.
3. Exame Intraoral
✓Todas as faixas etárias (escores diferenciados para lactentes e pré-escolares, a depender do item avaliado)
✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) com lente macro, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial.
✓Examinador deve realizar a inspeção intraoral do sujeito, usando luvas de procedimento, tal como no exame do frênulo da língua; usando afastador labial para avaliação de dentes e oclusão (quando houver dificuldade de colocação do afastador labial em crianças de seis meses a quatro anos de idade, solicita-se que os lábios sejam afastados com os dedos do responsável).
✓O examinador também deve solicitar para que a criança abra a boca de forma voluntária e/ou por imitação, para observação de estruturas como língua, palato e tonsilas palatinas.
4. Tônus
✓Todas as faixas etárias.
✓Examinador deve realizar obrigatoriamente observação visual e palpação das estruturas.
✓A impressão do resultado, a partir do exame de palpação deve ser registrada em tempo real, e posteriormente confirmada, quando possível, a partir da imagem realizada.
5. Funções orofaciais
✓Para cada função orofacial relacionada à alimentação, utilizar sempre o mesmo tipo de alimento, observando sua consistência. Pode-se abrir exceções quanto ao tipo de alimento, de acordo com o hábito e aceitação/recusa individual do sujeito.
✓Preconiza-se sempre utilizar o alimento trazido pela família.
✓Na avaliação da Fala, para nomeação de figuras, indica-se utilizar o material pertencente ao instrumento (Protocolo MMBGR – Figuras para Nomeação).
✓Registro em vídeo (filmagem) é recomendado para ser utilizado na análise posterior ao exame miofuncional orofacial.
Orientações gerais sobre os aspectos a serem documentados/avaliados: Funções Orofaciais
Função Orofacial Faixa etária Material utilizado Exame/ Registro específico
Respiração ▪Todas (6 a 71 meses) ▪Espelho de Glatzel/
▪Espelho nasal milimetrado de Altmann
▪Mensurar fluxo aéreo, em tempo real
▪Não é obrigatória a limpeza com soro fisiológico, mas recomenda-se que o sujeito assoe o nariz antes do procedimento.
▪Marcar fluxo aéreo em papel milimetrado
Sucção/Deglutição ▪Até 23 meses, desde que ainda seja amamentado ▪Peito (leite materno) ▪Observar mamada no peito (2 a 5 minutos)
Sucção/Deglutição ▪Até 23 meses, desde que ainda utilize mamadeira na sua rotina ▪Mamadeira (leite materno ou fórmula láctea) ▪Observar oferta de mamadeira (3 minutos ou pelo menos 10 ml)
Mastigação ▪A partir de 12 meses ▪Mão/ talheres (pão francês ou biscoito) ▪Observar por 2 minutos, ou dois ciclos completos, até ocorrer a deglutição.
▪A partir de 36 meses solicitar que o sujeito abra a boca antes de deglutir, para verificar a eficiência da trituração do alimento.
Deglutição - líquido ▪A partir de 12 meses ▪Copo (água, suco, ou leite materno/fórmula) ▪Observar o esvaziamento de pelo menos ¼ de copo (50 ml).
Deglutição - pastoso ▪Até 11 meses
▪Até 23 meses, quando se alimentam na consistência pastosa
▪Colher (papa, purê, alimento amassado, tal como banana) ▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea)
Deglutição - sólido/semissólido ▪A partir de 12 meses ▪Mão/talheres (pão francês, biscoito, entre outros) ▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea)
▪Solicitar que o sujeito abra a boca após deglutir, para verificar resíduo de alimento.
Fala - Produção de fones e fonemas ▪A partir de 24 meses ▪Lista de figuras (Protocolo MMBGR - Figuras para Nomeação)
▪Fala semidirigida
▪Nomeação de Figuras: o sujeito tem que dizer o nome da figura mostrada.
▪Caso não saiba, o examinador nomeia a figura, e depois de mostrar outra figura da lista, volta a mostrar a figura não nomeada inicialmente. Pede-se então para o sujeito nomeá-la.
▪Após isso, não será dada nova chance. Apenas registra-se que o sujeito não conseguiu produzir mesmo com a tentativa de repetição do examinador.
▪Fala semi-dirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio
▪Elaboração do quadro fonêmico, a partir da produção do sujeito.
Fala - Aspectos gerais da Fonoarticulação ▪A partir de 36 meses ▪Fala semidirigida ▪Fala semidirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio

Apêndice 2 Protocolo MMBGR - Lactentes e pré-escolares: história clínica miofuncional orofacial

PROTOCOLO MMBGR - LACTENTES E PRÉ-ESCOLARES (6 meses até 5 anos e 11 meses)

Andréa Monteiro Correia Medeiros, Irene Queiroz Marchesan, Katia Flores Genaro, Giédre Berretin-Felix

Nome: ___________________________________________ : ________________
Data do exame: ___ / ___ / ___ Idade: _____ anos e _____ meses DN: ____ / ____ / ____
Informante: _______________________ Grau de parentesco: ________________________________________
Frequenta creche/escola: ❒ não ❒ sim Turma: _________ Período:❒ matutino ❒ vespertino ❒ integral
Endereço:________________________________________________ Nº:________ Complemento:____________
Bairro: ___________________________ Cidade/Estado:__________________ CEP:_____________________
Filiação: Nome do Pai: __________________________________ Nome da Mãe: ____________________________
E-mail: _______________________________________ E-mail: __________________________________
Telefone Celular: ( ___ ) ___________________________ Telefone Celular: ( ___ ) ______________________
Telefone do Trabalho: ( ___ ) _______________________ Telefone do Trabalho: ( ___ ) __________________
Irmãos: ❒ não ❒ sim - Quantidade: _____________________ Idade dos irmãos: _________________________
Quem indicou para Fonoaudiologia? (nome, especialidade, telefone):
____________________________________________________________________________________________________
Por qual motivo? _____________________________________________________________________________________
Queixa principal (do responsável): ______________________________________________________________________
Outras queixas relacionadas:
❒ lábios ❒ dentes ❒ frênulo lingual ❒ sucção ❒ mastigação ❒ fala ❒ postura corporal
❒ língua ❒ oclusão ❒ deglutição ❒ respiração ❒ voz ❒ audição

Informações adicionais: ____________________________________________________________________________________________

Antecedentes familiares (em relação à queixa):
❒ não ❒ sim - Qual: _________________________________________________________________________________
Intercorrências:
Na gestação: ❒ não ❒ sim - Qual: _____________________________________________________________
No nascimento: ❒ não ❒ sim - Qual: _____________________________________________________________
Desenvolvimento motor (assinalar se já realizou o comportamento e em qual idade): Não sabe/
Não lembra
Idade
Esperada
Sustentar a cabeça ❒ não ❒ sim: ___ meses 3 meses
Primeiras tentativas de locomoção: arrastar, rastejar ❒ não ❒ sim: ___ meses 6 a 7 meses
Sentar independente ❒ não ❒ sim: ___ meses 7 meses
Brincar em decúbito lateral ❒ não ❒ sim: ___ meses 7 meses
Rolar ❒ não ❒ sim: ___ meses 7 meses
Sentar sem suporte (utiliza mãos: atividade exploratória) ❒ não ❒ sim: ___ meses 8 meses
Sentar estavelmente (utiliza mãos: manipula e explora objeto) ❒ não ❒ sim: ___ meses 9 meses
Engatinhar ❒ não ❒ sim: ___ meses 10 meses
Ficar em pé ❒ não ❒ sim: ___ meses 10 meses
Andar sem apoio ❒ não ❒ sim: ___ meses 13 meses
De modo geral, desenvolvimento motor pode ser considerado ❒ normal ❒ alterado
Se alterado, assinale em quais habilidades: [ ] sustentar a cabeça [ ] sentar [ ] ficar em pé
[ ] rolar [ ] engatinhar [ ] andar sem apoio
Dificuldade motora: ❒ não ❒ sim: [ ] correr [ ] andar de triciclo/bicicleta com rodinhas de apoio [ ] vestir-se
[ ] amarrar os sapatos [ ] abotoar [ ] escovar os dentes
[ ] pintar (segurar lápis) [ ]Usar colher/garfo [ ]outras: _________________
Problemas de saúde
Descrever Tratamento/Medicamento
Neurológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ _______________________________________
Ortopédico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________
Metabólico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________
Digestivo: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________
Hormonal: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________
Otorrinolaringológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________
Pneumológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________
Cardiológico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________
Emocional/Psíquico: ❒ não ❒ sim: _____________________ ________________________________________

Outros problemas: ________________________________________________________________________________________________________________

Problemas respiratórios
Tratamento/Medicamento
Resfriados frequentes*: ❒ não ❒ sim: _________________________________________________________
Problemas de garganta: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Amidalite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Halitose: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Asma: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Bronquite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Pneumonia: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Rinite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Sinusite: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Obstrução nasal: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Prurido nasal: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Coriza: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
Espirros em salva: ❒ não ❒ sim: ________________________________________________________________
  • *
    resfriado frequente (alteração de via aérea superior) até 5 anos de idade: acima de 12 episódios/ano
  • Outros problemas: _____________________________________________________________________________________________

    Sono
    Horário que dorme: _____ Horário que acorda: _____
    Noturno: ❒< 8 horas ❒> 8 horas: descrever a frequência ____________________________________
    Dorme de dia: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Agitado: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Fragmentado: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Enurese noturna: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Ronco: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Ressona: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Sialorreia: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Apneia: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Bruxismo: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Ingestão de água à noite: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Boca aberta ao dormir: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Boca seca ao acordar: ❒ não ❒ sim: _______________________________________________
    Mão posicionada sob o rosto: ❒ não ❒ sim: [ ] D [ ] E
    _______________________________________________
    Postura: ❒ decúbito lateral ❒ decúbito dorsal ❒ decúbito ventral

    Outros problemas: ___________________________________________________________________________________________________________________

    Tratamentos
    Nome/Contato
    Fonoaudiológico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente
    Motivo: ________________________________________ ___________________________
    Médico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente
    Qual(is) especialidade(s): _________________________
    Motivo: ________________________________________ ___________________________
    Psicológico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente
    Motivo: ________________________________________ __________________________
    Fisioterápico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente
    Motivo: ________________________________________ __________________________
    Odontológico: ❒ não ❒ no passado ❒ atualmente
    Motivo: ________________________________________ __________________________
    Tipo de Procedimento: ____________________________
    Cirúrgico: ❒ não ❒ no passado Quando? _______
    Motivo: ________________________________________ __________________________
    Tipo de Procedimento: ____________________________
  • Outros tratamentos: _______________________________________________________________________________________________
  • Desenvolvimento da alimentação
    Amamentação
    Peito (Aleitamento materno): ❒ não ❒ sim
    Exclusivo: ❒ não ❒ sim - Até quando: _______________ ❒ não sabe/não lembra
    Complementado: ❒ não ❒ sim - Até quando: _______________ ❒ não sabe/não lembra
    Alimentação – dificuldade em introduzir
    Utensílios: ❒ canudo ❒ copo ❒ colher ❒ garfo Descrever: _____________________
    Sabores: ❒ salgado ❒ doce ❒ azedo ❒ amargo Descrever: _____________________
    Consistências: ❒ líquida ❒ pastosa ❒ semissólida ❒ sólida Descrever: _____________________
    Utensílio utilizado atualmente para oferta da alimentação (pode assinalar mais de uma alternativa):
    ❒ mamadeira – tipo de bico: _______________ material: _______________ furo: _______________
    ❒ copo comum (aberto) ❒ copo com tampa ❒ copo com válvula ❒ copo com canudo
    ❒ colher ❒ garfo ❒ outro ____________________
    Padrão alimentar atual
    Comportamento de prontidão e padrão de alimentação Não sabe/
    Não lembra
    Idade
    esperada
    Abre a boca em direção à colher quando está com fome ❒ não ❒ sim 6 meses
    Inclina-se para frente em direção à colher, segurando a
    mão da pessoa que oferece o alimento
    ❒ não ❒ sim 6 meses
    Aceita alimentos raspados e/ou amassados com colher ❒ não ❒ sim 6 a 7 meses
    Inclina-se para a colher, pega ou aponta o alimento ❒ não ❒ sim 7 a 11 meses
    Aceita alimentos amassados com garfo, contendo pedaços pequenos ❒ não ❒ sim 7 a 8 meses
    Aceita alimentos picados ou em pedaços pequenos ❒ não ❒ sim 9 a 11 meses
    Come de forma independente, mas ainda precisa de ajuda ❒ não ❒ sim 9 a 12 meses
    Utiliza/combina palavras e gestos para expressar
    o desejo pelo alimento
    ❒ não ❒ sim 12 a 24 meses
    Aceita alimentos na consistência dos adultos ❒ não ❒ sim a partir de 12 meses
    Come de forma independente com colher ❒ não ❒ sim 12 a 24 meses
    Segura o copo com ambas as mãos ❒ não ❒ sim 12 a 24 meses
    Demonstra habilidade para mastigar ❒ não ❒ sim 12 a 24 meses
    Alimentação atual
    Tipo Descrever a frequência Quais?
    Frutas: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    Verduras: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    Legumes: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    Cereais: (arroz, macarrão, trigo) ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    Grãos: (feijão, lentilha, ervilha) ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    Carnes: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    Leite e derivados: ❒não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    Açúcares: ❒ não ❒ sim: _______________ ___________________________________
    De maneira geral, ingere alimentos predominantemente:
    Preferência do sujeito: ❒ líquidos ❒ pastosos ❒ sólidos ❒ diferentes consistências
    Ofertada pelo cuidador/ responsável: ❒ líquidos ❒ pastosos ❒ sólidos ❒ diferentes consistências
    Na maioria das vezes, com quem, como e onde faz as refeições:
    Com qual companhia: ❒ sozinho ❒ família ❒ colegas (escola) ❒ outro - qual: _________________
    Sem outra atividade: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________
    Assistindo televisão ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________
    Brincando: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________
    Utilizando tablet/celular: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________
    Realizando outras atividades: ❒ à mesa ❒ no sofá ❒ no chão ❒ na cama ❒ outro - qual: _________________
    Mastigação
    Lábios: ❒ fechados ❒ entreabertos ❒ abertos
    Ruído: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim
    Dor ou desconforto durante a mastigação: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim - [ ] direita [ ] esquerda
    Possível causa da dor ao mastigar: ___________________________________________________________________________________
    Dificuldade mastigatória: ❒ não ❒ sim - Qual: ________________________________________________________
    Escape de alimentos durante a mastigação: ❒ não ❒ sim
    Necessita ingerir líquido junto aos alimentos: ❒ não ❒ sim

    Outros problemas: _____________________________________________________________________________________________________

    Mastiga os alimentos:
    adequadamente pouco muito Não sabe informar sabe/não observou
    Em comparação à família:
    Em comparação aos amigos:
    Descrever: ____________________________________________________________________________________________
    Velocidade mastigatória
    semelhante mais rápido mais devagar Não sabe informar observou
    Em comparação à família:
    Em comparação aos amigos:
    Descrever: ____________________________________________________________________________
    Capacidade mastigatória (grau de satisfação da família do paciente com relação à sua mastigação)
    ❒ ótima ❒ boa ❒ regular ❒ ruim
    Deglutição
    Descrever a frequência
    Ruído: ❒ não ❒ sim ___________________________________________________________________________
    Engasgos: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________
    Dor ao engolir: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________
    Refluxo nasal: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________
    Escape anterior: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________
    Pigarro: ❒ não ❒ sim _________________________________________________________
    Tosse: ❒ não ❒ sim _________________________________________________________
    Resíduos após a deglutição: ❒ não ❒ sim ________________________________________________________
    Outras dificuldades: ❒ não ❒ sim _________________________________________________________

    Outros problemas: ____________________________________________________________________________________________________

    Hábitos orais
    Sucção de chupeta: ❒ não ❒ sim - até quando: _______ [ ] comum [ ] ortodôntica [ ] não sabe informar
    Sucção de dedo: ❒ não ❒ sim - até quando: _______
    Sucção de língua: ❒ não ❒ sim - até quando: _______
    Umidificar os lábios: ❒ não ❒ sim - idade: ___________
    Outros:_________________________________________ até quando: ____________________________
    Hábitos de mordida
    Bruxismo (ranger os dentes): ❒ não ❒ sim - [ ] diurno
    Apertamento dentário: ❒ não ❒ sim - até quando: _______
    Onicofagia (roer as unhas): ❒ não ❒ sim - até quando: _______
    Morder/ mordiscar lábios: ❒ não ❒ sim - até quando: _______
    Morder/Mordiscar mucosa interna das bochechas: ❒ não ❒ sim - até quando: _____________________
    Morder objetos: Qual? _____________________ ❒ não ❒ sim - até quando: _____________________
    Hábitos de postura
    Interposição do lábio inferior: ❒ não ❒ sim
    Interposição de língua: ❒ não ❒ sim
    Protração da mandíbula: ❒ não ❒ sim
    Apoio da mandíbula na mão: ❒ não ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda
    Apoio da cabeça na mão: ❒ não ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda

    Outros hábitos: _______________________________________________________________________________________________________

    Comunicação oral
    Intencionalidade prejudicada: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________
    Ausência de produção de sons: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________
    Dificuldade de compreensão: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________
    Demorou para começar a falar: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________________
    Dificuldade na elaboração de frases: ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________
    Gagueira (hesitação/repetição/prolongamento): ❒ não ❒ sim - detalhar: _____________________________
  • OBS: No caso de suspeita de alteração, aplicar protocolo específico de linguagem
  • Outros problemas: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Fala
    Omissão: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _____________________________________________________
    Substituição: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _____________________________________________________________
    Distorção: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _____________________________________________________________
    Salivação excessiva: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _________________________________________
    Interposição da língua: ❒ não ❒ sim - [ ] anterior [ ] lateral
    Abertura da boca: ❒ normal ❒restrita ❒ exagerada
    Inteligibilidade prejudicada: ❒ não ❒ sim - descrever a frequência: _________________________________________
    Quais fones: ______________________________________________________________________________________________________

    Outros problemas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Audição
    Hipoacusia (diminuição da audição): ❒ não ❒ às vezes ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda
    Otite (infecção de ouvido): ❒ não ❒ às vezes ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda
    Otalgia (dor de ouvido): ❒ não ❒ às vezes ❒ sim [ ] direita [ ] esquerda
    Avaliação audiológica prévia: ❒ não ❒ sim - Quando:_________________________________________________
    Resultados: _______________________________________________________________________________________________________

    Outros problemas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Voz
    Rouquidão: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim
    Fraqueza: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim
    Afonia: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim
    Hipernasalidade: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim
    Hiponasalidade: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim
    Abuso vocal: ❒ não ❒ às vezes ❒ sim
    Detalhar: _____________________________________________________________________________
  • OBS: No caso de suspeita de alteração, aplicar protocolo específico vocal
  • Outros problemas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Informações complementares:

    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Fonoaudiólogo: _____________________________________________ CRFª:___________________________

    Teste Binomial ExatoLegenda: IVC = Índice de Validade de Conteúdo; % = Frequência relativa percentual

    AGRADECIMENTOS

    Aos discentes da FOB-USP e UFS, que auxiliaram na coleta de dados da pesquisa; Aos profissionais da Fonoaudiologia que colaboraram na condição de avaliadores especialistas na área; Às instituições, e seus respectivos reponsáveis, que permitiram a realização do estudo; bem como aos participantes e seus responsáveis.

    • Trabalho realizado na Universidade Federal de Sergipe – UFS - São Cristóvão (SE), Brasil.
    • Fonte de financiamento: CNPq (113984/2018-9 bolsa PDS).
    • Errata

      Devido ao erro honesto dos autores, o artigo “Protocolo MMBRG – lactentes e pré-escolares: instrutivo e história clínica miofuncional orofacial” (DOI https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020324), publicado em CoDAS 2022;34(2):e20200324, foi publicado com erros.
      No título em português, onde se lê:
      Protocolo MMBRG – lactentes e pré-escolares: instrutivo e história clínica miofuncional orofacial
      Leia-se:
      Protocolo MMBGR – lactentes e pré-escolares: instrutivo e história clínica miofuncional orofacial
      Na versão em inglês, nas páginas 4, 8, 9 e 12, onde se lê:
      Pasty
      Leia-se:
      Pudding
      Os autores pedem desculpas pelos erros.

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    Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      10 Jan 2022
    • Data do Fascículo
      2022

    Histórico

    • Recebido
      11 Nov 2020
    • Aceito
      25 Abr 2021
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