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Estratégias de prevenção da COVID-19 no retorno das atividades em Clínica Escola de Fonoaudiologia

RESUMO

Objetivo

Descrever as estratégias utilizadas durante o período da pandemia de COVID-19 para o retorno das atividades acadêmicas e assistenciais em saúde da Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira.

Método

Estudo descritivo, baseado em pesquisa documental. Para embasar as estratégias, foram utilizadas recomendações oficiais de instituições ou organizações nacionais ou internacionais no combate da COVID-19 publicadas entre os meses de março e junho de 2020. O plano estratégico proposto partiu da análise do serviço considerando as dimensões: infraestrutura, recursos materiais, recursos humanos e perfil dos usuários. Os resultados foram apresentados de forma descritiva.

Resultados

Foram planejadas ações referentes a adaptações na infraestrutura, cuidados com o ambiente, planejamento e implementação da nova rotina de atendimento e protocolo de biossegurança, fundamentadas nas recomendações sanitárias para enfrentamento da situação sanitária publicadas até o momento. O apoio técnico-científico de profissionais do campo da biossegurança foi fundamental na avaliação dos riscos locais e no estabelecimento de medidas de prevenção.

Conclusão

A descrição detalhada serve como instrumento norteador para o retorno das atividades com o máximo de segurança possível. Para que sejam eficazes, as estratégias de combate a infecções de qualquer natureza devem levar em consideração, no momento de sua formulação, as particularidades que cada ambiente de assistência à saúde possui. As novas rotinas devem contemplar a realidade socioeconômica local e permitir o cumprimento dos objetivos acadêmicos e sociais da Clínica Escola, mas devem ser revistas em períodos preestabelecidos pelos gestores ou de acordo com a evolução da situação sanitária local.

Descritores
Contenção de Riscos Biológicos; Fonoaudiologia; Educação Continuada; Infecções por CoronavÍrus; Saúde Coletiva

ABSTRACT

Purpose

Describe the preventive strategies used during the COVID-19 pandemic in the return of academic and health care activities in a Speech Therapy Teaching Clinic at a Brazilian public university.

Methods

This is a descriptive study based on documentary research. The strategies were based on official recommendations from national and international institutions and/or organizations to combat COVID-19 published between March and June 2020. The strategic plan included an analysis of the clinic’s infrastructure, material and human resources, and user profile. The results are presented descriptively.

Results

Actions based on the health recommendations to face the COVID-19 pandemic published until then considered adaptations to the infrastructure, care for the environment, and planning and implementation of a new health care routine and a biosafety protocol. The technical-scientific support provided by professionals in the field of biosafety was essential to assess local risks and establish preventive measures.

Conclusion

A detailed description of strategies is a guiding instrument for the return to activities in the safest manner. To be effective, strategies to combat infections of any nature should be formulated considering the particularities of each health care environment. The new routines should contemplate the local socioeconomic reality and fulfill the academic and social objectives of the Speech Therapy Teaching Clinic, but they should be revised by the management team periodically or as the local health situation evolves.

Keywords
Containment of Biohazards; Speech, Language and Hearing Sciences; Education, Continuing; Coronavirus Infections; Public Health

INTRODUÇÃO

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Severe Acute Respiratory Syndrome of Coronavirus – COVID-19 (Corona Virus Disease)(11 Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus COVID-19. O que você precisa saber [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/
https://coronavirus.saude.gov.br/...
). O contágio ocorre pelo contato com secreções de pessoas infectadas, como gotículas de saliva, tosse e espirros, ou por meio do contato com objetos e superfícies contaminadas(22 IRRD: Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. LIKA: Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. COVID-19: orientações para profissionais de saúde. Décima primeira Edição [Internet]. Recife: IRRD/UFRPE/LIKA/UFPE; 2020 [acesso em 2020 Jun 12]. Disponível em: https://www.irrd.org/respostaemergencial/
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,33 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
https://www.paho.org/bra/index.php?optio...
). A maioria das pessoas contaminadas, cerca de 80%, podem ser assintomáticas ou apresentar sintomas leves a moderados. Pessoas maiores de 60 anos ou que apresentam outras condições clínicas podem necessitar de atendimento hospitalar devido à dificuldade respiratória, sendo que ¼ desses indivíduos podem requerer suporte ventilatório para o tratamento de insuficiência respiratória(11 Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus COVID-19. O que você precisa saber [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/
https://coronavirus.saude.gov.br/...

2 IRRD: Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. LIKA: Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. COVID-19: orientações para profissionais de saúde. Décima primeira Edição [Internet]. Recife: IRRD/UFRPE/LIKA/UFPE; 2020 [acesso em 2020 Jun 12]. Disponível em: https://www.irrd.org/respostaemergencial/
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-33 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
https://www.paho.org/bra/index.php?optio...
). A COVID-19 também pode afetar outros sistemas do corpo como o vascular, o nervoso e o imunológico. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e dificuldade para respirar, que podem se manifestar entre dois e quatorze dias após o contato com o vírus(22 IRRD: Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. LIKA: Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. COVID-19: orientações para profissionais de saúde. Décima primeira Edição [Internet]. Recife: IRRD/UFRPE/LIKA/UFPE; 2020 [acesso em 2020 Jun 12]. Disponível em: https://www.irrd.org/respostaemergencial/
https://www.irrd.org/respostaemergencial...
).

A gravidade da situação e a falta de tratamento exigem que as medidas de prevenção da infecção, a redução da transmissão e o fornecimento de tratamento adequado às pessoas com COVID-19 sejam priorizados(11 Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus COVID-19. O que você precisa saber [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/
https://coronavirus.saude.gov.br/...
,22 IRRD: Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. LIKA: Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. COVID-19: orientações para profissionais de saúde. Décima primeira Edição [Internet]. Recife: IRRD/UFRPE/LIKA/UFPE; 2020 [acesso em 2020 Jun 12]. Disponível em: https://www.irrd.org/respostaemergencial/
https://www.irrd.org/respostaemergencial...
,44 PAHO: Pan American Health Organization. Rapid Assessment of service delivery for NDCs during the COVID-19 pandemic in the Americas [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
). Apesar disso, outras doenças e condições de saúde continuam demandando tratamento, muitas vezes continuado, e representam o maior ônus para os sistemas de saúde(44 PAHO: Pan American Health Organization. Rapid Assessment of service delivery for NDCs during the COVID-19 pandemic in the Americas [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
).

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a OMS têm apoiado diferentes países, inclusive o Brasil, ao disponibilizar ferramentas que auxiliam o governo em tomadas de decisão sobre medidas não farmacológicas, de promoção da saúde mental e de distanciamento social, com base em indicadores de cenários epidêmicos(33 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
https://www.paho.org/bra/index.php?optio...
). As orientações das instituições internacionais e nacionais norteiam, de forma geral, as condutas a serem adotadas durante emergências sanitárias. Contudo, as condutas pontuais devem ser planejadas e implementadas por seus gestores, respeitando-se as características sociais, culturais e financeiras de cada unidade de saúde(33 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
https://www.paho.org/bra/index.php?optio...
,44 PAHO: Pan American Health Organization. Rapid Assessment of service delivery for NDCs during the COVID-19 pandemic in the Americas [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
).

As Clínicas Escolas de Fonoaudiologia são espaços de formação acadêmica do profissional fonoaudiólogo destinados à prestação da assistência à saúde fonoaudiológica da população adscrita, relacionada à prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da comunicação humana. Devido à pandemia, essas clínicas precisaram interromper suas atividades a partir da publicação da portaria 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação(55 Brasil. Ministério da Educação. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 [Internet]. Diário Oficial da União; Brasília; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portar...
). O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) preconizou a suspensão dos atendimentos fonoaudiológicos ambulatoriais e dos procedimentos e exames eletivos, por meio da recomendação nº 19, de 19 de março de 2020(66 Brasil. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Recomendação CFFa nº 19, de 19 de março de 2020 [Internet]. Diário Oficial da União; Brasília; 2020 [acesso em 2020 Maio 11]. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/noticias/arquivos/arquivos_135.pdf
http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes...
).

É provável que, em muitos países, haja impactos na saúde da população economicamente desfavorecida, devido à interrupção nos serviços públicos assistenciais, como apontado em documento recente da OPAS/OMS sobre os serviços de reabilitação. Sendo assim, estratégias e adaptações relacionadas à infraestrutura e procedimentos e condutas podem e devem ser planejadas e implementadas para garantir a continuidade da prestação de serviços durante emergências sanitárias(44 PAHO: Pan American Health Organization. Rapid Assessment of service delivery for NDCs during the COVID-19 pandemic in the Americas [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
).

O retorno às atividades deve ocorrer de maneira gradual, com uso de estratégias sistemáticas de prevenção e controle a longo prazo que garantam a segurança da população e os padrões de qualidade e de biossegurança em diferentes práticas assistenciais(77 Zhang W. Manual de Prevenção e Controle da COVID-19 segundo o Doutor Wenhong Zhang [Internet]. São Paulo: Polo Books; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content/uploads/2020/04/manual_prev_covid19_17_04_2020.pdf
http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content...
). Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi descrever as estratégias utilizadas durante o período da pandemia de COVID-19 para o retorno das atividades acadêmicas e assistenciais em saúde da Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira.

MÉTODO

Foi realizado um estudo descritivo baseado em pesquisa documental. O campo investigado foi a Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma universidade pública de nosso país em atividade há seis anos, que oferece assistência em atenção especializada em Fonoaudiologia para a população da cidade onde está sediada e dos municípios que pertencem a sua microrregião de saúde.

A clínica atual possui oito salas de atendimento terapêutico, duas salas para avaliação audiológica e duas salas para supervisão e orientação dos estudantes. São realizados atendimentos fonoaudiológicos gratuitos, individuais ou em grupos, que contemplam todas as áreas de especialidade clínica da fonoaudiologia. As atividades de ensino são direcionadas aos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios e aulas práticas de disciplinas obrigatórios ou optativas do curso de graduação em Fonoaudiologia. Além disso, no espaço são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão.

O planejamento das ações contou com a participação da Comissão de Biossegurança local da instituição. Em sua elaboração, foram considerados os limites estabelecidos pelas atuais condições de infraestrutura da Clínica Escola e a realidade econômica vivenciada pelas universidades públicas brasileiras. As estratégias foram definidas em duas frentes: (i) organização dos espaços da Clínica Escola e (ii) novos procedimentos em biossegurança e adaptações na rotina assistencial e de ensino.

Para embasar o processo de elaboração do plano estratégico de ação para o serviço em questão, foi realizada pesquisa documental em sites oficiais de instituições e/ou organizações de saúde nacionais e internacionais e de órgãos de classe. Foram incluídos neste estudo documentos oficiais e artigos científicos/livros digitais com recomendações sobre medidas de precaução e prevenção propostas no enfrentamento à COVID-19. O período da busca foi orientado de acordo com o avanço da pandemia e ocorreu entre os meses de março e agosto de 2020.

Os resultados foram apresentados de modo descritivo, por meio de quadros que sintetizam as principais recomendações e o plano estratégico proposto para implementação no serviço analisado.

RESULTADOS

A pesquisa documental realizada resultou em 19 documentos. Tais documentos incluíram 21% de artigos/livros e 79% de documentos oficiais de instituições ou organizações nacionais e/ou internacionais. No Quadro 1 é apresentada a síntese dos documentos identificados no período contemplado neste estudo.

Quadro 1
Principais recomendações aplicáveis ao funcionamento de serviços de assistência à saúde na pandemia de COVID-19

Considerando o conjunto de recomendações identificadas e a realidade do serviço, a meta principal da equipe gestora da Clínica Escola foi desenvolver um plano estratégico de ação que garantisse a continuidade das atividades obrigatórias para a formação dos estudantes (estágios e práticas) e a assistência à saúde da comunidade da forma mais segura possível. Para tal, foram adotadas medidas como mudanças na organização dos espaços da clínica, adaptações na rotina dos atendimentos e implementação de regras diferenciadas de biossegurança, considerando as especificidades da doença COVID-19. Tais medidas compuseram o plano estratégico de ação para o serviço, que é descrito a seguir no Quadro 2.

Quadro 2
Plano estratégico de ação para retomada das atividades no serviço estudado.

DISCUSSÃO

A pandemia de COVID-19 é uma grande preocupação das autoridades de saúde pública no mundo e gerou, inicialmente, a interrupção de muitos serviços de saúde e de ensino nos países atingidos(11 Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus COVID-19. O que você precisa saber [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/
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2 IRRD: Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. LIKA: Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. COVID-19: orientações para profissionais de saúde. Décima primeira Edição [Internet]. Recife: IRRD/UFRPE/LIKA/UFPE; 2020 [acesso em 2020 Jun 12]. Disponível em: https://www.irrd.org/respostaemergencial/
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-33 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
https://www.paho.org/bra/index.php?optio...
). De acordo com a OPAS, para lidar com a pandemia da COVID-19, os países e suas instituições de saúde devem ter capacidade de responder com recursos humanos em quantidade e com habilidades adequadas às necessidades da população(1414 OPS: Organización Panamericana de la Salud. Lista de verificación para la gestión de los trabajadores de salud durante la respuesta a la COVID-19 [Internet]. OPS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52124/OPSHSSHRCOVID-19200011_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
).

Na literatura, destaca-se que as únicas maneiras de se controlar a propagação do SARS-CoV-2 são controlar a fonte de infecção, interromper a rota de transmissão e proteger as pessoas suscetíveis(77 Zhang W. Manual de Prevenção e Controle da COVID-19 segundo o Doutor Wenhong Zhang [Internet]. São Paulo: Polo Books; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content/uploads/2020/04/manual_prev_covid19_17_04_2020.pdf
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). Contudo, a participação de cada cidadão é indispensável. Para que haja a participação de todos, é fundamental que as diferentes esferas de governo apresentem uma sólida política de assistência social, com garantia de cooperação ativa e proteção pessoal(77 Zhang W. Manual de Prevenção e Controle da COVID-19 segundo o Doutor Wenhong Zhang [Internet]. São Paulo: Polo Books; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content/uploads/2020/04/manual_prev_covid19_17_04_2020.pdf
http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content...
).

No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as políticas e práticas organizacionais devem ser estruturadas de forma a minimizar a exposição dos profissionais de saúde, seja nos ambientes pré-hospitalares ou nas demais unidades de saúde(1515 Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2) [Internet]. Brasília: ANVISA; 2020 [acesso em 2020 Maio 25]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33...
). Algumas práticas do atendimento fonoaudiológico expõem os profissionais a alto risco de contaminação por via aérea e por contato. Por esta razão, esforços das equipes gestoras para revisão e adequações de seus guias e protocolos internos devem ser valorizados(33 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
https://www.paho.org/bra/index.php?optio...
,44 PAHO: Pan American Health Organization. Rapid Assessment of service delivery for NDCs during the COVID-19 pandemic in the Americas [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
,1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index....
).

O apoio e a colaboração entre os diferentes níveis de organização das unidades de saúde são essenciais(1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index....
). As Comissões de Biossegurança e de Controle de Infecção Hospitalar podem auxiliar as equipes gestoras dos diferentes serviços em saúde, incluindo os de fonoaudiologia. A capacitação de todos os profissionais envolvidos na assistência à saúde, bem como a garantia do fornecimento de equipamentos de proteção individuais (EPIs) são essenciais para que se alcancem respostas satisfatórias para o controle da propagação da infeção da COVID-19(1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
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). Cabe destacar que, como a COVID-19 é uma descoberta recente, os programas de capacitação e protocolos devem ser atualizados frequentemente, sendo essa uma responsabilidade técnica dos gestores, pesquisadores e profissionais de saúde(1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index....
).

Os gestores dos serviços de saúde devem desenvolver um plano de ação que contemple ajustes nos fluxos de atendimento (condutas e procedimentos) e controle da saúde de seus usuários e profissionais(1414 OPS: Organización Panamericana de la Salud. Lista de verificación para la gestión de los trabajadores de salud durante la respuesta a la COVID-19 [Internet]. OPS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52124/OPSHSSHRCOVID-19200011_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
,1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index....
). No caso das instituições de ensino que abrigam cursos e serviços de saúde, outras preocupações, além das assistenciais, devem ser contempladas. O afastamento dos estudantes da rotina clínica, necessária para a sua formação, dificulta sua educação e cria lacunas em seus conhecimentos. Há pesquisadores que destacam que o distanciamento causado pela interrupção das atividades práticas em saúde pode gerar bloqueios, inclusive sobre os conhecimentos a respeito do patógeno responsável pelo seu afastamento(1818 Quadri NS, Thielen BK, Erayil SE, Gulleen EA, Krohn K. Deploying medical students to combat misinformation during the COVID-19 pandemic. Acad Pediatr. [Internet]. 2020;20:762-3 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7265844/pdf/main.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
).

A OPAS enfatiza que, para garantir a segurança dos trabalhadores da saúde é preciso, dentre outras recomendações: garantir capacitação adequada por meio de um plano de treinamento viável; afastar profissionais de grupos de risco; garantir as medidas preventivas; fornecer informações, instruções e treinamento; adquirir e distribuir uma quantidade adequada de EPIs; implementar protocolos e sistemas para o gerenciamento e monitoramento de casos; e certificar-se de que os funcionários saibam como identificar e relatar quaisquer sintomas(1414 OPS: Organización Panamericana de la Salud. Lista de verificación para la gestión de los trabajadores de salud durante la respuesta a la COVID-19 [Internet]. OPS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52124/OPSHSSHRCOVID-19200011_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
).

Para auxiliar nas tomadas de decisões, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) lançaram, conjuntamente, um documento que norteia o retorno das atividades de ensino e que, dentre outras recomendações, incluem os cuidados com a biossegurança como uma das necessidades nessa retomada(1919 SBFa: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Conselho Federal de Fonoaudiologia. Considerações para a retomada das atividades de ensino em fonoaudiologia nos tempos da pandemia de COVID-19 [livro eletrônico]. São Paulo: SBFa; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/wp-content/uploads/2020/09/CFFa_Manual_PLANO_DE_RETOMADA_DE_ATIVIDADES_ENSINO_EM_FONOAUDIOLOGIA.pdf
https://www.fonoaudiologia.org.br/wp-con...
). Em paralelo, o CFFa lança a segunda edição do Manual de Biossegurança que orienta os profissionais a respeito dos riscos e dos procedimentos necessários à segurança do paciente, do ambiente e do profissional. Essas ações buscam auxiliar os profissionais na continuidade de suas atividades, garante a assistência fonoaudiológica nas demais condições de saúde e fortalece o enfrentamento da pandemia(2020 CFFa: Conselho Federal de Fonoaudiologia. Manual de biossegurança [Internet]. 2. ed. Brasília: CFFa; 2020. [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/comunicacao/manual-de-biosseguranca/
https://www.fonoaudiologia.org.br/comuni...
).

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Recomendação nº 048, de 01 de julho de 2020, indica ao Ministério da Educação que observe o Parecer Técnico nº 162/2020, no que diz respeito a estágios e práticas na área da saúde durante a pandemia de Covid-19. O parecer em questão aponta que as habilidades inter-relacionais fundamentais aos profissionais de saúde, e que são oportunizadas e mantidas no contato direto com o paciente (usuário) não podem ser realizadas com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e, portanto, devem prosseguir presencialmente a partir de uma cooperação ativa e responsável. Sendo assim, o CNS convoca as instituições de ensino superior dos sistemas federal, estadual e municipal brasileiro para a mobilização segura de todos os seus recursos cognitivos e operacionais no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)(2121 Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 048, de 01 de julho de 2020. Recomenda ao Ministério da Educação, que observe o Parecer Técnico nº 162/2020, no que diz respeito a estágios e práticas na área da saúde durante a pandemia de Covid-19 [Internet]. Diário Oficial da União; Brasília; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Recomendacoes/2020/Reco048.pdf
http://conselho.saude.gov.br/images/Reco...
).

Normalmente, durante a assistência à saúde, é assegurada a aplicação das precauções padrão, com objetivo de garantir a segurança dos usuários e pacientes. Durante a pandemia de COVID-19, é necessário que os serviços ajustem seus protocolos, seja com medidas administrativas, ambientais, assistenciais ou de engenharia. Tais medidas devem ser adotadas mesmo antes da chegada do paciente e após a saída do usuário do serviço(1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index....
), como previsto no plano de ação proposto para a Clínica Escola em questão (Quadro 2).

Medidas como reagendar procedimentos eletivos e realizar entrevistas e orientações prévias sobre sinais e sintomas são medidas que podem reduzir a transmissão dos patógenos no ambiente de assistência à saúde(1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index....
). Com a chegada ao serviço, outras medidas de prevenção devem ser adotadas, como exigência do uso contínuo da máscara pelos usuários e acompanhantes, orientação para a lavagem das mãos e manutenção do distanciamento social(99 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientação provisória 06 de abril de 2020 [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Abr 8]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51994/OPASBRACOVID1920041_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
).

Diferentes instituições e autores recomendam que profissionais de saúde utilizem máscaras cirúrgicas ou respiradores durante a assistência(22 IRRD: Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. LIKA: Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. COVID-19: orientações para profissionais de saúde. Décima primeira Edição [Internet]. Recife: IRRD/UFRPE/LIKA/UFPE; 2020 [acesso em 2020 Jun 12]. Disponível em: https://www.irrd.org/respostaemergencial/
https://www.irrd.org/respostaemergencial...
,44 PAHO: Pan American Health Organization. Rapid Assessment of service delivery for NDCs during the COVID-19 pandemic in the Americas [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
,77 Zhang W. Manual de Prevenção e Controle da COVID-19 segundo o Doutor Wenhong Zhang [Internet]. São Paulo: Polo Books; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content/uploads/2020/04/manual_prev_covid19_17_04_2020.pdf
http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content...
,99 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientação provisória 06 de abril de 2020 [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Abr 8]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51994/OPASBRACOVID1920041_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
,1010 PAHO: Pan American Health Organization. Care for health workers exposed to the new coronavirus (COVID-19) in health facilities [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52032/PAHOPHEIMCovid1920005_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
). A OPAS tem encorajado fortemente que as autoridades públicas de saúde orientem a comunidade em relação ao uso de máscaras de tecido, mesmo que por pessoas saudáveis e em ambientes abertos(99 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientação provisória 06 de abril de 2020 [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Abr 8]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51994/OPASBRACOVID1920041_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
). Embora não exista, até o momento, comprovação científica a respeito da efetividade e eficiência das máscaras de tecido, parcerias têm sido firmadas para que pesquisas sobre o tema sejam realizadas. A instituição destaca que o uso isolado da máscara, como controle de fonte, não é suficiente para reduzir a transmissibilidade da COVID-19. Outras medidas como a lavagem das mãos, distanciamento social e medidas de etiqueta respiratória devem ser adotadas(99 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientação provisória 06 de abril de 2020 [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Abr 8]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51994/OPASBRACOVID1920041_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://iris.paho.org/bitstream/handle/1...
,1515 Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2) [Internet]. Brasília: ANVISA; 2020 [acesso em 2020 Maio 25]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
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,1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
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).

O uso dos demais EPIs como gorro, avental impermeável e protetores oculares (óculos de proteção ou face shied) devem ser avaliados de acordo com a necessidade que decorre do tipo de procedimento fonoaudiológico realizado. A Academia Brasileira de Audiologia (ABA) orienta, por meio de nota técnica, que, caso o contato com o paciente seja muito próximo, deve-se utilizar avental descartável. Recomenda ainda que algum tipo de cobertura ocular deve ser utilizado sempre durante os atendimentos(1616 ABA: Academia Brasileira de Audiologia. Nota Técnica – Recomendações para o retorno da prática em Audiologia [Internet]. ABA; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.audiologiabrasil.org.br/portal/arquivosfiles/ABA%20nota%20t%C3%A9cnica1%20junho2020.pdf
https://www.audiologiabrasil.org.br/port...
).

A higienização das mãos pode ser realizada por meio da lavagem com sabonete líquido ou da aplicação de solução alcoólica a 70%(1515 Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2) [Internet]. Brasília: ANVISA; 2020 [acesso em 2020 Maio 25]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
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,1717 Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index....
). De acordo com a ANVISA, as mãos devem ser lavadas quando estiverem contaminadas, visivelmente sujas, antes e após o contato com pacientes, imediatamente após a retirada das luvas, imediatamente após o contato com secreções corpóreas, sangue ou objetos contaminados e entre procedimentos(1515 Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2) [Internet]. Brasília: ANVISA; 2020 [acesso em 2020 Maio 25]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
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). A higienização por solução alcoólica 70% é recomendada pela OMS por ser acessível, bem tolerada, custo efetiva e por sua atividade microbicida rápida e de amplo espectro, com risco mínimo de resistência a agentes antimicrobianos(88 OMS: Organizatión Mundial de la Salud. Guía para la elaboración a nivel local: formulaciones recomendadas por la OMS para la desinfección de las manos [Internet]. OMS; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_PSP_GPSC1_GuiaParaLaElaboracionLocalWEB-2012.pdf
https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_P...
). A higienização com álcool 70% deve ser realizada antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas ou de realizar procedimentos, após contato com objetos possivelmente contaminados e após retirar as luvas. Capacitações e alertas visuais a respeito da necessidade e da técnica adequada podem reforçar a conduta e garantir maior segurança(88 OMS: Organizatión Mundial de la Salud. Guía para la elaboración a nivel local: formulaciones recomendadas por la OMS para la desinfección de las manos [Internet]. OMS; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_PSP_GPSC1_GuiaParaLaElaboracionLocalWEB-2012.pdf
https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_P...
,1515 Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2) [Internet]. Brasília: ANVISA; 2020 [acesso em 2020 Maio 25]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
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).

Os cuidados com os ambientes de assistência merecem destaque nesse momento. Todos os móveis (mesas, cadeiras, estantes etc.), objetos (canetas, jogos, papéis etc.), equipamentos (computadores, tablets, celulares etc.) e estrutura (paredes, interruptores, maçanetas, pias, porta etc.) precisam ser contemplados no momento de higienização do ambiente para impedir a transmissão adicional(1313 WHO: Word Health Organization. Cleaning and disinfection of environmental surfaces in the context of COVID-19 [Internet]. WHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-inthe-context-of-covid-19
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).

O SARS-CoV-2, assim como os demais Coronavírus, é um vírus que possui um envelope lipídico externo frágil, tornando-o suscetível a desinfetantes. Estudo que avaliou a persistência do vírus em diferentes superfícies identificou que o vírus da COVID-19 permaneceu íntegro por até um dia em tecido e madeira, até dois dias em vidro, quatro dias em aço inoxidável e plástico e até sete dias na camada externa de uma máscara(1111 Chin AWH, Chu JTS, Perera MRA, Hui KPY, Yen HL, Chan MCW, et al. Stability of SARS-CoV2 in different environmental conditions. Lancet Microbe. 2020;1(1):e10. http://dx.doi.org/10.1016/S2666-5247(20)30003-3. PMID: 32835322.
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). Já em outra pesquisa, o vírus manteve integridade por quatro horas em cobre, 24 horas em papelão e até 72 horas em plástico e aço inoxidável(1212 van Doremalen N, Bushmaker T, Morris DH, Holbrook MG, Gamble A, Williamson BN, et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. N Engl J Med. 2020;382(16):1564-7. http://dx.doi.org/10.1056/NEJMc2004973. PMid:32182409.
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). Esses estudos devem ter seus resultados interpretados com cautela, uma vez que foram conduzidos em condições de laboratório e na ausência de práticas de limpeza e desinfecção(1313 WHO: Word Health Organization. Cleaning and disinfection of environmental surfaces in the context of COVID-19 [Internet]. WHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-inthe-context-of-covid-19
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).

Durante o processo de desinfecção, é importante ressaltar que antes de qualquer procedimento de limpeza do ambiente deve-se realizar uma limpeza prévia com água e sabão (ou detergente neutro) acompanhada de alguma ação mecânica, como esfregar ou escovar. Desta forma, remove-se e reduz-se sujeira, detritos e matérias orgânicas, como secreções e sangue. A matéria orgânica pode impedir o contato direto de um desinfetante com a superfície e inativar as propriedades germicidas ou o modo de ação de vários desinfetantes(1313 WHO: Word Health Organization. Cleaning and disinfection of environmental surfaces in the context of COVID-19 [Internet]. WHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-inthe-context-of-covid-19
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). As substâncias desinfetantes devem sempre ser preparadas adequadamente e utilizadas de acordo com a recomendação do fabricante(1313 WHO: Word Health Organization. Cleaning and disinfection of environmental surfaces in the context of COVID-19 [Internet]. WHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-inthe-context-of-covid-19
https://www.who.int/publications/i/item/...
,1616 ABA: Academia Brasileira de Audiologia. Nota Técnica – Recomendações para o retorno da prática em Audiologia [Internet]. ABA; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.audiologiabrasil.org.br/portal/arquivosfiles/ABA%20nota%20t%C3%A9cnica1%20junho2020.pdf
https://www.audiologiabrasil.org.br/port...
). Preparos muito fortes ou muito fracos podem reduzir a eficácia do produto ou danificar a superfície. A capacitação dos profissionais responsáveis pela limpeza dos ambientes é essencial para a eficácia da ação. Os alertas visuais são úteis para lembrar e orientar os profissionais sobre suas ações técnicas(1313 WHO: Word Health Organization. Cleaning and disinfection of environmental surfaces in the context of COVID-19 [Internet]. WHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-inthe-context-of-covid-19
https://www.who.int/publications/i/item/...
).

CONCLUSÃO

O planejamento cuidadoso das adaptações na infraestrutura e nas rotinas de atendimento permite o retorno das atividades assistenciais mesmo em tempos de emergência em saúde mundial. O protocolo detalhado serve de instrumento facilitador para o retorno das atividades com o máximo de segurança possível.

Para que sejam eficazes, as estratégias de combate a infecções de qualquer natureza devem levar em consideração, no momento de sua formulação, as particularidades que cada ambiente de assistência à saúde possui. As novas rotinas devem contemplar a realidade socioeconômica local e permitir o cumprimento dos objetivos acadêmicos e sociais da Clínica Escola, mas devem ser revistas em períodos preestabelecidos pelos gestores ou de acordo com a evolução da situação sanitária local.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos membros da Comissão de Biossegurança do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, professor Renato Guimarães Varges e professora Aline Cardoso Caseca, por todo suporte e contribuições.

  • Trabalho realizado na Universidade Federal Fluminense – UFF - Nova Friburgo (RJ), Brasil.
  • Fonte de financiamento: nada a declarar.

REFERÊNCIAS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    13 Jul 2020
  • Aceito
    07 Out 2020
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