Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização do desempenho de escolares com e sem dificuldades de leitura em tarefas de decodificação leitora

Performance of students with and without reading difficulties on decoding tasks

OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares com e sem dificuldade de leitura em tarefas de decodificação leitora para investigar parâmetros que possam auxiliar a avaliação da leitura. MÉTODO: Participaram 48 estudantes com idade entre 07 e 10 anos, matriculados do segundo ao quarto ano do Ensino Fundamental. A partir da indicação dos professores, os escolares foram agrupados em: grupo sem dificuldade de leitura (GSD) e grupo com dificuldade de leitura (GCD). Trinta e seis itens linguísticos foram selecionados (palavras e pseudopalavras) e apresentados inteiros, ou segmentados em sílabas e letras, para avaliar a leitura dos escolares. Os acertos foram computados. Os grupos foram comparados pelos testes de Mann-Whitney e Friedman. Sensibilidade e Especificidade foram calculadas. RESULTADOS: O desempenho do GSD foi superior ao do GCD em todas as tarefas de reconhecimento dos itens, exceto no reconhecimento de pseudopalavras inteiras. O desempenho do GSD em todas as tarefas de reconhecimento foi uniforme. O GCD acertou menos no reconhecimento de pseudopalavras principalmente quando apresentadas de forma segmentada. Grande parte dos escolares que decodificaram e leram corretamente até 32 itens era do GSD, enquanto a maioria dos que não alcançaram esse resultado era do GCD. Esse valor (32,5) foi considerado o melhor ponto de corte para definir o desempenho dos escolares nas tarefas de decodificação. CONCLUSÃO: O desempenho do GSD foi uniforme e superior ao do GCD, em tarefas de decodificação leitora. O GCD apresentou pior desempenho na leitura dos itens segmentados, principalmente das pseudopalavras.

Linguagem; Fonoaudiologia; Estudos de linguagem; Desenvolvimento da linguagem; Leitura; Aprendizagem; Baixo rendimento escolar


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br