Acessibilidade / Reportar erro

Nomeação rápida, memória fonológica e fluência leitora em escolares brasileiros bilíngues

OBJETIVO:

Caracterizar o desempenho de escolares brasileiros expostos a dois idiomas, em fluência leitora, memória fonológica e nomeação rápida, segundo o ano escolar, e investigar correlações entre essas variáveis.

MÉTODOS:

Participaram 60 escolares (50% meninas) do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de duas escolas de São Paulo. Constituíram-se: Grupo Bilíngue: 30 escolares brasileiros, cuja língua materna e falada em casa era o Português Brasileiro, expostos ao Inglês diariamente na escola, por período total não inferior a três anos; Grupo Monolíngue: 30 escolares de escola brasileira monolíngue, pareados por gênero e idade e por equivalência de ano escolar. Excluíram-se crianças: estrangeiras; com queixas ou indícios de alteração de linguagem e fala; com histórico de retenção. Aplicaram-se: testes de nomeação rápida, repetição de pseudopalavras e prova de leitura oral de texto. Avaliaram-se os bilíngues nos dois idiomas e seus desempenhos foram comparados entre si e com o Grupo Monolíngue, avaliado somente em Português Brasileiro.

RESULTADOS:

O Grupo Bilíngue mostrou melhor desempenho, em Inglês, em nomeação rápida e repetição de pseudopalavras e, em Português Brasileiro, em taxa de leitura. Encontrou-se maior número de correlações nas avaliações em Português Brasileiro.

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem que a aquisição do segundo idioma pode influenciar positivamente essas habilidades. Escolares brasileiros bilíngues mostraram melhor desempenho em memória fonológica em Inglês e fluência leitora em Português Brasileiro. Encontraram-se diferentes padrões de correlação entre variáveis de nomeação rápida, taxa e acurácia de leitura de texto, na análise do Grupo Bilíngue nos dois idiomas.

Multilinguismo; Criança; Processos Mentais; Linguagem; Leitura; Fonoaudiologia


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br