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Variáveis associadas ao diagnóstico de respiração oral baseado em uma avaliação multidisciplinar

RESUMO

Objetivo

Este estudo foi conduzido para identificar as variáveis associadas ao diagnóstico de respiração oral em crianças, baseado nos domínios multidisciplinares.

Método

Cento e dezenove crianças, de seis a 12 anos, realizaram uma avaliação abrangente composta por uma anamnese e exames fonoaudiológico (estruturas orofaciais e funções estomatognáticas), otorrinolaringológico (avaliação clínica e endoscópica), odontológico (conservação oral e oclusão) e fisioterapêutico (postura corporal e permeabilidade nasal). A permeabilidade nasal foi aferida utilizando-se o Pico de Fluxo Inspiratório Nasal (PFIN) e a escala NOSE (Nasal Obstruction Symptom Evaluation). Foi realizada uma regressão logística múltipla, considerando o modo respiratório como variável dependente e as covariáveis de cada avaliação multidisciplinar como variáveis associadas.

Resultados

Foi encontrada uma associação do diagnóstico de respiração oral com variáveis de cada domínio profissional: relato de obstrução nasal (Odds ratio - OR=5,55), tempo de uso de chupeta (OR=1,25), tipo facial convexo (OR=3,78), ângulo nasolabial obtuso (OR=4,30), postura de lábios entreabertos e abertos (OR=4,13), postura de língua no assoalho oral (OR=5,88), largura do palato duro reduzida (OR=2,99), contrações inesperadas durante a mastigação (OR=2,97), tonsilas faríngeas obstrutivas (OR=8,37), má oclusão classe II de Angle (OR=10,85) e estado gengival regular (OR=2,89).

Conclusão

Concluiu-se que o diagnóstico multidisciplinar é importante, uma vez que as avaliações dos domínios fonoaudiológico, otorrinolaringológico e odontológico obtiveram variáveis associadas ao diagnóstico de respiração oral. As variáveis relacionadas à postura corporal e permeabilidade nasal não foram associadas ao diagnóstico de respiração oral.

Descritores
Respiração Bucal; Obstrução Nasal; Diagnóstico; Rinite; Criança; Modelos Logísticos

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