Acessibilidade / Reportar erro

Protótipo de aplicativo para terapia vocal: análise por pares

RESUMO

Objetivo

A terapia fonoaudiológica vocal promove mudanças de hábitos relacionados à voz do paciente, assim como sua reabilitação. O fonoaudiólogo pode utilizar desde materiais como figuras até recursos eletrônicos e de informática como instrumentos facilitadores durante esse processo. A tecnologia móvel é atrativa, interativa e presente em tempo quase integral na rotina de parte da população e apresenta-se crescente na área da saúde. Desenvolver um protótipo de aplicativo para terapia vocal, submetê-lo à análise por pares e aprimorar o protótipo inicial a partir das apreciações.

Método

foi desenvolvido um protótipo do aplicativo Q-Voz com base nas Diretrizes de Interface Humana da Apple. O protótipo foi analisado por sete fonoaudiólogos que atuam na área de voz e, a partir das apreciações, foram realizadas melhorias no produto.

Resultados

todos os recursos do aplicativo foram considerados muito satisfatórios pela maioria dos avaliadores. Todos os avaliadores consideraram o aplicativo muito útil; referiram acreditar que os pacientes terão mais facilidade em realizar mudanças no comportamento vocal com o aplicativo que sem ele; que usariam esse aplicativo com seus pacientes disfônicos em reabilitação; e consideraram que o aplicativo apresenta ferramentas úteis para o autogerenciamento vocal. A partir das sugestões, foram realizadas seis melhorias no protótipo.

Conclusão

o protótipo do Aplicativo Q-Voz desenvolvido foi avaliado por sete fonoaudiólogos e aprimorado. Todos os avaliadores afirmaram que usariam o aplicativo com seus pacientes em reabilitação, o que indica que o Aplicativo Q-Voz para dispositivos móveis pode ser considerado uma ferramenta auxiliar para a terapia fonoaudiológica vocal.

Descritores
Fonoaudiologia; Fonoterapia; Voz; Treinamento da Voz; Software; Telefones Celulares

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br