Open-access Inteligência artificial no diagnóstico e manejo da disfagia: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo  Esta revisão de escopo visou mapear e sintetizar evidências sobre avanços tecnológicos utilizando Inteligência Artificial no diagnóstico e manejo da disfagia. Seguimos as diretrizes PRISMA e do Instituto Joanna Briggs, com foco em pesquisas sobre inovações tecnológicas em disfagia.

Estratégia de pesquisa  O protocolo foi registrado na plataforma Open Science Framework. As bases de dados consultadas incluíram EMBASE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Livivo, PubMed/Medline, Scopus, Cochrane Library, Web of Science e literatura cinzenta.

Critérios de seleção  O acrônimo 'PCC' foi utilizado para considerar a elegibilidade dos estudos para esta revisão.

Análise de dados  Após a remoção de duplicatas, 56 artigos foram inicialmente selecionados. Uma atualização posterior resultou em 205 artigos, dos quais 61 foram incluídos após a aplicação dos critérios de seleção para análise qualitativa.

Resultados  A videofluoroscopia da deglutição foi utilizada como exame de referência na maioria dos estudos. Em relação às doenças de base presentes nos pacientes que participaram dos estudos, houve predominância de diversas condições neurológicas. Os algoritmos utilizados variaram entre as categorias de Machine Learning, Deep Learning e Visão Computacional, com predominância do uso de Deep Learning.

Conclusão  Os avanços tecnológicos em inteligência artificial para o diagnóstico e manejo da disfagia foram mapeados, destacando a predominância e aplicabilidade do Deep Learning em exames como a videofluoroscopia. Os resultados sugerem um potencial significativo para melhorar a precisão diagnóstica e a eficácia do manejo clínico, especialmente em pacientes neurológicos. As lacunas em pesquisa apontadas necessitam de investigações futuras para solidificar a aplicabilidade clínica e o impacto dessas tecnologias.

Descritores:
Inteligência Artificial; Aprendizado de Máquina; Aprendizado Profundo; Deglutição; Distúrbios da Deglutição

location_on
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro