Guimaraes SRK, Paula FV, Mota MMPE, Barbosa VR(1818 Guimaraes SRK, Paula FV, Mota MMPE, Barbosa VR. Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura? Psicol USP. 2014;25(2):201-12. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564A20133713. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564A2013...
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2014 |
Brasil |
Observacional analítico, transversal |
72 crianças do 3°, 4° e 5° ano de uma escola pública. |
Avaliação da consciência morfológica-Tarefa de categorização gramatical (Sá, 1999, 2006), Produção escrita (reprodução da história “O pote vazio”) Tarefa grafomorfológica flexional e derivacional (Paula, 2007) e compreensão de leitura de texto, medida pela técnica de Close. |
A consciência morfológica influenciou a leitura e a ortografia de modo geral. Nas três turmas avaliadas, os alunos com melhor desempenho em consciência morfológica apresentaram os melhores resultados em ortografia e leitura. |
Kirby JR, Deacon SH, Bowers PN, Izenberg L, Wade-Woolley L, Parrila R(1919 Kirby JR, Deacon SH, Bowers PN, Izenberg L, Wade-Woolley L, Parrila R. Children’s morphological awareness and reading ability. Read Writ. 2012;25(2):389-410. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-010-9276-5. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-010-927...
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2012 |
Canadá |
Observacional analítico, Coorte |
103 crianças, de 5 a 8 anos, de escolas públicas. Avaliadas no jardim de infância, na 1° série, 2° série e, por fim, na 3° série. |
Avaliação do vocabulário por imagens (Peabody Test- III), Teste de Processamento Morfológico (analogia de palavras), Processamento fonológico (CTOPP), Leitura de palavras, frases (Woodcock, 1998), Velocidade de Leitura e identificação de palavras (Test of Word Reading Efficiency (Torgesen, Wagner, & Rashotte, 1999), Leitura de textos (GORT 4; Wiederholt & Bryant, 2001). |
Houve correlação significativa entre a consciência morfológica e a leitura de palavras, precisão de leitura e compreensão, principalmente, para a 3° série. O estudo ressalta ainda, a importância dos testes de consciência morfológica nas baterias de testes de leitura e escrita. |
Apel K, Diehm E(2020 Apel K, Diehm E. Morphological awareness intervention with kindergarteners and first and second grade students from low SES homes: a small efficacy study. J Learn Disabil. 2014;47(1):65-75. PMid:24191977. http://dx.doi.org/10.1177/0022219413509964. http://dx.doi.org/10.1177/00222194135099...
)
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2014 |
EUA |
Observacional analítico, Caso-controle |
151 estudantes do jardim de infância, 1° e 2° série de uma escola pública, divididos aleatoriamente em grupos caso e controle. |
Teste de compreensão de leitura silenciosa (Test of Silent Reading Efficiency and Comprehension -TOSREC; Wagner, Torgesen, Rashotte, & Pearson, 2010), analogia gramatical, criação de neologismos, identificação de afixos (Apel, Brimo, et al. 2013), Identificação de derivações e flexões (Carlisle, 2000) escrita de palavras e pseudopalavras. |
Alunos do grupo caso, das três séries avaliadas apresentaram resultados significativamente melhores no pós-intervenção, quando comparados a seus pares. |
Mota MMPE(2121 Mota MMPE. Consciência morfológica, aspectos cognitivos da linguagem e reconhecimento de palavras. Inter Psicol. 2011;15(1):21-6. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v15i1.15654. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v15i1.1565...
)
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2011 |
Brasil |
Observacional analítico, transversal |
52 crianças do 2° e 3° ano do ensino fundamental, de uma escola pública federal. |
Provas de analogia gramatical (adaptada Nunes e cols., 1997), decisão morfológica, Teste de desempenho escolar-TDE, teste de vocabulário de dígitos WISC III. |
A consciência morfológica apresentou fraca, porém significativa correlação com a leitura. A relação entre processamento morfológico e leitura se mantém, após controlar as demais variáveis, o processamento fonológico contribui significativamente para a leitura. |
McCutchen D, Stull S, Herrera BL, Lotas S, Evans SP(2222 McCutchen D, Stull S, Herrera BL, Lotas S, Evans SP. Putting words to work: effects of morphological instruction on children’s writing. J Learn Disabil. 2014;47(1):86-97. PMid:24306461. http://dx.doi.org/10.1177/0022219413509969. http://dx.doi.org/10.1177/00222194135099...
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2014 |
EUA |
Observacional Analítico, Caso controle |
170 estudantes da 5° série do ensino fundamental de escolas públicas, 95 constituíram o grupo caso e passaram por uma intervenção morfológica e 75, o grupo controle. |
Leitura de palavras (Woodcock Reading Mastery Tests-Revised -WRMT-R), teste de vocabulário oral (Woodcock Johnson III Tests of Achievement), Avaliação da consciência Morfológica por meio de escrita de sentenças combinadas. |
Os resultados demonstram efeitos positivos estatisticamente significantes para o grupo intervenção, após o treino morfológico em todas as habilidades testadas. |
Miranda LC, Mota MMPE(2323 Miranda LC, Mota MMPE. Há uma relação específica entre consciência morfológica e reconhecimento de palavras? Psico-USF. 2013;18(2):241-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000200008. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013...
)
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2013 |
Brasil |
Observacional analítico, transversal |
57 escolares do 2° e 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública federal. |
Tarefas de conhecimento das correspondências entre letra som; subtração de fonema e Spoonerismo (Sternberg, 2000), Teste de inteligência, (subteste dígitos- WISC), Teste de Desempenho Escolar – TDE (Stein, 1994) e consciência morfológica - Tarefa de analogia gramatical. |
A tarefa de analogia gramatical correlacionou-se significativamente com a leitura de palavras, controlando-se as demais variáveis, no entanto precisa ser mais bem estudada, pois, quando foi retirada a variância atribuída ao conhecimento das correspondências entre letra e som medida pela tarefa de spooneirismo, os escores da consciência morfológica deixam de ser significativos. |
Gutiérrez CS(2424 Gutiérrez CS. Contribución de la consciência morfológica a la mejora de laortografía. Un estudio evolutivo con niños de tercero a sexto de primaria. Sintag. 2013;25:33-46.)
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2013 |
Espanha |
Observacional analítico, transversal |
66 alunos, (hispânicos) do 3°, 5° e 6° ano de duas escolas particulares. |
Escrita-ditado (escrita paradigmática com variações de tempos verbais). |
Pelo menos na quinta série, os estudantes demonstraram apoio na consciência morfológica para a escrita dos paradigmas de tempos verbais da língua espanhola. Houve melhora evolutiva do número de erros nas séries testadas. O estudo encontrou limitações nas análises estatísticas e nas generalizações, pois não foram aplicadas provas de consciência morfológica, para comparação dos dados além de outras provas para controle de vocabulário e consciência fonológica. |
Gilbert JK, Goodwin AP, Compton DL, Kearns DM(2525 Gilbert JK, Goodwin AP, Compton DL, Kearns DM. Multisyllabic word reading as a moderator of morphological awareness and reading comprehension. J Learn Disabil. 2014;47(1):34-43. PMid:24219914. http://dx.doi.org/10.1177/0022219413509966. http://dx.doi.org/10.1177/00222194135099...
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2014 |
EUA |
Observacional analítico, transversal |
169 alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
Conhecimento acadêmico geral (Woodcock-Johnson III), consciência morfológica (decisão morfológica, criação de neologismos e analogia gramatical), leitura de palavras multissilábicas, compreensão de leitura (Qualitative Reading Inventory QRI-3; Leslie & Caldwell, 2001), teste de vocabulário receptivo por figuras (Peabody Picture Vocabulary Test, Dunn & Dunn, 2007). |
A consciência morfológica apresentou correlação significativa com a leitura de palavras multissilábicas, apenas nas crianças com dificuldade de leitura, mas não para as crianças com desempenho superior em leitura, mostrando-se uma estratégia compensatória para “leitores pobres”. |
Deacon SH, Benere J, Pasquarella A(2626 Deacon SH, Benere J, Pasquarella A. Reciprocal relationship: children’s morphological awareness and their reading accuracy across grades 2 to 3. Dev Psychol. 2013;49(6):1113-26. PMid:22845830. http://dx.doi.org/10.1037/a0029474. http://dx.doi.org/10.1037/a0029474...
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2013 |
EUA |
Observacional analítico, transversal |
100 crianças, testadas no 2° e 3° ano. |
Prova de vocabulário por figuras (Peabody Picture Vocabulary Test– Third Edition PPVT-III; Dunn & Dunn, 1997), consciência fonológica, (baseada na proposta de Rosner and Simons, 1971), leitura (Woodcock Reading Mastery Test–Revised) consciência morfológica (analogia de sentenças, analogia de palavras (baseada em Nunes et al., 1997). |
Consciência morfológica e precisão de leitura apresentaram correlação estatisticamente significante, independentemente das variáveis consciência fonológica e vocabulário que foram controladas. |
Foorman BR, Petscher Y, Bishop MD(2727 Foorman BR, Petscher Y, Bishop MD. The incremental variance of morphological knowledge to reading comprehension in grades 3-10 beyond prior reading comprehension, spelling, and text reading efficiency. Learn Individ Differ. 2012;22(6):792-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2012.07.009. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2012....
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2012 |
EUA |
Observacional analítico, transversal |
4780 estudantes do 3° ao 10° ano de escolas públicas. |
Conhecimento morfológico derivacional e flexional por complementação de sentenças (Foorman & Petscher, 2010), ortografia por meio de ditado, leitura (Comprehensive Assessment Test -FCAT; Florida Department of Education, 2001, 2005). |
Forte relação entre conhecimento morfológico e compreensão de leitura em todas as séries com exceção do 10° ano. |