Accessibility / Report Error

Correlação da desvantagem vocal e qualidade de vida em deglutição de pacientes com câncer de laringe submetidos à quimiorradioterapia

RESUMO

Objetivo

Verificar a correlação entre desvantagem vocal e a qualidade de vida em deglutição de indivíduos que foram submetidos ao tratamento quimiorradioterápico para câncer de laringe.

Método

Estudo transversal, observacional e quantitativo do qual participaram 14 indivíduos do gênero masculino diagnosticados com câncer de laringe, que, para tratamento, fizeram uso exclusivo de quimiorradioterapia. Aplicaram-se os instrumentos Índice de Desvantagem Vocal e Protocolo de Qualidade de Vida em Deglutição SWAL-QoL. Fez-se análise descritiva e, em seguida, aplicou-se o teste de Correlação de Spearman para verificar se havia correlação entre os escores dos instrumentos aplicados. Foram considerados estatisticamente significativos os valores de p ≤ 0,05.

Resultados

Não houve correlação significativa entre os domínios total do IDV e global do SWAl-QoL, porém houve correlação significante entre os domínios “Funcional” do IDV e os domínios “Fadiga” e “Social” do Swal-Qol; domínio “Orgânico” do IDV com o domínio “Social” do SWAL-QoL; escore total do IDV, com o domínio de “Deglutição como um fardo” do SWAL-QoL. Além disso, foi possível observar que o tratamento quimiorradioterápico ocasionou maior impacto em relação à voz do que em relação à deglutição para os pacientes estudados.

Conclusão

Os dados demonstraram correlação significante entre a desvantagem vocal e o impacto da qualidade de vida em deglutição de pacientes com câncer de laringe submetidos à quimiorradioterapia, podendo afetar seu estado emocional e sua socialização, piorando assim, sua qualidade de vida de modo geral.

Descritores
Quimiorradioterapia; Efeitos de Radiação; Transtornos de Deglutição; Voz; Qualidade de Vida

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br